• Latest
  • Trending

Assistência técnica oferecida pelo governo de RO eleva qualidade do café dos produtores de Rolim de Moura

4 de novembro de 2024

Michael Storchi assume o ‘Tá na Hora Rondônia’ e reforça compromisso com informação de qualidade no final do dia

3 de novembro de 2025

Deputada Cristiane Lopes defende produtores rurais de Rondônia em audiência pública sobre embargos do Ibama

3 de novembro de 2025

Trio suspeito de integrar facção criminosa é preso com arma e coletes após ameaçar policial em condomínio de Porto Velho

3 de novembro de 2025
ADVERTISEMENT

Motoboy e mulher ficam feridos em colisão entre motos na zona norte de Porto Velho

3 de novembro de 2025

URGENTE: Ataque a tiros deixa duas pessoas feridas em bar na Vila DNIT, em Porto Velho

2 de novembro de 2025

URGENTE: Homem é assassinado a tiros enquanto andava de bicicleta na zona Leste de Porto Velho

2 de novembro de 2025

URGENTE: Homem é assassinado com várias facadas em Rondônia

2 de novembro de 2025

Homem morre após grave acidente entre moto e carro de aplicativo no interior de Rondônia

2 de novembro de 2025

Mulher fica gravemente ferida em colisão envolvendo três veículos na zona Leste de Porto Velho

1 de novembro de 2025

Casal fica ferido em grave acidente entre moto e caminhonete na Avenida Amazonas, em Porto Velho

1 de novembro de 2025

Mulher é presa por tráfico de drogas no condomínio Orgulho do Madeira, em Porto Velho

1 de novembro de 2025

Homem é preso após ameaçar a própria mãe com faca no bairro Marcos Freire, em Porto Velho

1 de novembro de 2025
3 de novembro de 2025
  • Login
  • Geral
  • Brasil
  • Polícia
  • Política
  • Interior
  • Justiça
  • Esporte
  • Mundo
  • Concursos
  • Duelo na Fronteira
  • Contato
No Result
View All Result
Hora1Rondônia
No Result
View All Result

Assistência técnica oferecida pelo governo de RO eleva qualidade do café dos produtores de Rolim de Moura

A qualidade do café produzido em Rondônia tem melhorado, com foco em cafés especiais e, em certificações que atendem aos padrões de mercados exigentes

by hora1rondonia
4 de novembro de 2024
in Geral
A A
0
Compartilhar essa notícia:

A assistência técnica oferecida pelo governo de Rondônia, por meio da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), foi um fator essencial para que a família Berdes pudesse produzir um café de qualidade. O produtor, Altivo Eduardo Berdes alcançou o 1° lugar no 9º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café (Concafé) e consagrou-se campeão estadual, e levou o prêmio pela 3ª colocação na categoria sustentabilidade, durante a premiação realizada, dia 26 de outubro, no município de Cacoal.

A família do produtor rural, que reside em Rolim de Moura, é assistida pela Emater-RO desde 2021, quando recebeu as primeiras mudas de café clonal do programa Plante Mais, política pública governamental de incentivo à melhoria genética da lavoura cafeeira de Rondônia. “O produtor já tinha plantado três mil pés de café, mas sentia que a lavoura não avançava. Em 2022 conseguimos mais 2.500 mudas de café, melhorado para eles, totalizando um estande de 5.500 plantas em uma área de 1,8 hectares”, explicou o engenheiro agrônomo da Emater-RO, Marcelo Lopes, que dá assistência à família. Berdes foi aprimorando a qualidade de sua produção e conquistando cada vez mais espaço entre os melhores produtores de café de Rondônia.

A família do produtor rural recebe assistência técnica da Emater-RO desde 2021

DE VOLTA AO CAMPO

Nem tudo foi fácil para o produtor e sua família. Criado em uma lavoura de café, em Minas Gerais, Altivo Berdes foi tentar a vida na cidade, porém suas raízes falaram mais alto. Ainda pequeno, seu pai veio tentar a vida em Rondônia, onde continuou com a atividade. “Meu pai tinha bastante café, mas na época era seminal, café comum”, diz Altivo. Aos 18 anos, com o falecimento de sua mãe, o pai vendeu o sítio e Altivo foi morar na cidade para trabalhar como empregado. Ali, casou-se, teve três filhas, mas o sonho de voltar ao campo ficou na sua cabeça. “Batia a saudade”, diz o produtor lembrando que a vida na cidade era mais dura e complicada.

O sonho de adquirir uma propriedade rural não tardou a se realizar e, em 2019, já casado com a dona Sueli e com três filhas que hoje estão com 22, 20 e 16 anos, conseguiu comprar uma pequena chácara de 24.200m2 (equivalente a um alqueire) na Linha 204 – Sul, no município de Rolim de Moura, onde resgatou as técnicas que aprendeu com o pai e deu início ao plantio de café. A esposa, Sueli Berdes explica que, nessa época, a família não tinha nenhuma assistência na lavoura. “A gente começou com o que se tinha, o que a gente sabia de agricultura, o que aprendemos com nossos pais, mas a plantação de café não avançava”, conta Sueli.

Em meados de 2021, a família participou de um Dia de Campo, realizado pela Emater-RO, para apresentar os resultados que os cafeicultores vinham obtendo com as políticas de desenvolvimento e incentivo para a melhoria da lavoura cafeeira no estado. “Lá, a gente conheceu o agrônomo da Emater, que nos ajudou a mostrar o caminho que precisava-para continuar o trabalho, nosso sonho”, enfatizou Altivo.

INCENTIVO À CAFEICULTURA

O cultivo de café em Rondônia tem apresentado um crescimento significativo nos últimos anos, refletindo uma tendência de expansão dessa atividade agrícola no estado. Esse crescimento é atribuído às políticas públicas que o governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) com execução da Emater-RO, oferece aos produtores da agricultura familiar. “São ações que vêm contribuindo ao aumento da área cultivada, incentivando uma produção com sustentabilidade”, evidenciou o diretor presidente da Emater-RO, Luciano Brandão.

Nesse sentido, Brandão relata que, a safra de 2022/2023 alcançou cerca de 2,9 milhões de sacas, um aumento significativamente alto, comparado aos anos anteriores. Esse crescimento foi impulsionado por avanços em produtividade, que saltou de 687 Kg para 3.509 Kg por hectare, além de melhorias nas práticas agrícolas, como o uso de mudas clonais de alta qualidade, distribuídas pelo governo estadual por meio do programa Plante Mais. Ainda entre os anos de 2022 e 2023, a produção de café no estado cresceu 24,1%, consolidando Rondônia como o 5° maior produtor de café do Brasil, com destaque para os cafés robustas amazônicos, que vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado comercial.

A família começou a trabalhar com café torrado e moído, através da assistência técnica da Emater-RO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ASSISTÊNCIA TÉCNICA EFICIENTE

A assistência técnica da Emater-RO tem sido decisiva no incentivo à modernização das técnicas de cultivo, fornecendo orientações sobre o uso de mudas clonais, irrigação e práticas de manejo sustentável, e as políticas públicas de fortalecimento da cafeicultura que o governo estadual disponibiliza, contribuindo deliberadamente para os resultados que a cafeicultura de Rondônia está apresentando.

A parceria firmada com a Plataforma Global do Café também foi muito importante, para que técnicos e produtores pudessem ser capacitados nas práticas de sustentabilidade da produção. Somadas aos programas de melhoria da qualidade e sustentabilidade do Café, os agricultores aumentaram a produtividade e melhoraram a qualidade do café, integrando novas tecnologias, tanto na colheita quanto na pós-colheita; com processos mais eficientes. A família Berdes ilustra bem esse sucesso quando fala da importância que a Emater-RO teve e tem para o desenvolvimento de sua lavoura. “A gente conseguiu ajustar a terra, cuidar da lavoura e participar dos concursos de café”, referencia o produtor, que já recebeu um certificado de sustentabilidade na sua propriedade.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha,  ressalta que o governo do estado tem cada vez mais investindo em tecnologia e promovido incentivos para que os produtores possam conquistar cada vez mais espaço no ranking da cafeicultura, e assim, poder mostrar a todos que o café de Rondônia, é um café sustentável e de excelente qualidade.

PROGRAMA FAMILIAR

A família Berdes é beneficiária de vários desses programas e tem participado ativamente das atividades que visam à melhoria da qualidade e sustentabilidade do seu café, participando de cursos, como o da Normas Regulamentadoras Rurais (NR31), voltado para aplicação correta de agroquímicos, além de ser beneficiado com um depósito de agroquímicos, onde guarda separadamente os produtos que são utilizados à aplicação.

Com apenas três anos de atividade, os Berdes conquistaram, em 2022, o 5° lugar no Concurso Internacional Coffee Of The Year, realizado anualmente, em Minas Gerais. Hoje trabalham com café torrado e moído e já criaram sua própria marca, o “Al Café Robusta Amazônico”. A família está unida e a filha do casal, Kamily Berdes, de 16 anos, vem seguindo os passos dos pais para, no futuro, dar continuidade ao projeto familiar.

CLASSIFICAÇÃO 2024

CATEGORIA DE PREMIAÇÃO: GERAL
* 1º lugar: Altivo Eduardo Berdes (Rolim de Moura)
* 2º lugar: Rosany Cristina da Silva Sigoli (Cujubim)
* 3º lugar: Everton da Silva Xavier (Novo Horizonte do Oeste)
* 4º lugar: Magaiver Pezzin (Cacoal)
* 5º lugar: Maria Auxiliadora da Silva (Santa Luzia do Oeste)

CATEGORIA DE PREMIAÇÃO: SUSTENTABILIDADE
* 1º lugar: Ronaldo da Silva Bento (Cacoal)
* 2º lugar: João da Luz (Cacoal)
* 3º lugar: Altivo Eduardo Berdes (Rolim de Moura)

Comente!
Compartilhar essa notícia:
Tags: destaqueGOVERNO DE RONDÔNIA
Previous Post

Ações de fiscalização do Detran-RO são intensificadas para reverter cenário de sinistros envolvendo condutores inabilitados

Next Post

Rondônia lidera na redução da mortalidade materna e avanços na saúde das gestantes

MAIS NOTÍCIAS

Geral

Michael Storchi assume o ‘Tá na Hora Rondônia’ e reforça compromisso com informação de qualidade no final do dia

3 de novembro de 2025
Geral

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos estão abertas até 9 de novembro, em todos os municípios rondonienses

31 de outubro de 2025
Geral

Estacionar em local proibido coloca pedestres em risco e pode gerar multas, alerta Departamento Estadual de Trânsito

31 de outubro de 2025
Geral

Pista de patinação de gelo será uma das grandes atrações do Natal no Parque da Cidade

31 de outubro de 2025
Next Post

Rondônia lidera na redução da mortalidade materna e avanços na saúde das gestantes

Notícias mais lidas!

  • Homem lambe a faca suja de sangue após matar jovem na zona leste de Porto Velho

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Mulher que espancou jovem na frente de criança recebe surpresa dolorosa do próprio marido

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • AGORA: Facção criminosa declara guerra contra forças de segurança em Rondônia após morte de sete integrantes

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
Hora1Rondônia

TODOS OS DIREITOS SÃO RESERVADOS AO HORA1RONDONIA© 2019 - 2025 JORNAL ELETRONICO P. B. B. R. FELIX MARKETING E COMUNICAÇÃO

NAVEGAÇÃO DO SITE

  • Geral
  • Brasil
  • Polícia
  • Política
  • Interior
  • Justiça
  • Esporte
  • Mundo
  • Concursos
  • Duelo na Fronteira
  • Contato

REDES SOCIAS

No Result
View All Result
  • Geral
  • Brasil
  • Polícia
  • Política
  • Interior
  • Justiça
  • Esporte
  • Mundo
  • Concursos
  • Duelo na Fronteira
  • Contato

TODOS OS DIREITOS SÃO RESERVADOS AO HORA1RONDONIA© 2019 - 2025 JORNAL ELETRONICO P. B. B. R. FELIX MARKETING E COMUNICAÇÃO

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a consentir a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.