Hora 1 Rondonia
quinta-feira, 26 mar 2026
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
Newsletter
  • destaque
  • Porto Velho
  • GOVERNO DE RONDÔNIA
  • PREFEITURA DE PORTO VELHO
  • HOMEM
  • RONDÔNIA
  • acidente
  • morto
Hora 1 RondoniaHora 1 Rondonia
Font ResizerAa
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
Search
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
Have an existing account? Sign In
Follow US
2018-2026 Todos os direitos reservados ao Portal de Notícias Hora1Rondônia
Início » Blog » Assembleia institui Outubro como mês da Comunicação Aumentativa e Alternativa
Política

Assembleia institui Outubro como mês da Comunicação Aumentativa e Alternativa

Last updated: 10 de fevereiro de 2026 11:00 am
By
hora1rondonia
Share
2 Min Read
SHARE

Ad imageAd image

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia aprovou o Projeto de Lei 723/2024, de autoria do deputado estadual Alex Redano (Republicanos), que institui o mês de outubro como o período oficial de conscientização sobre a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) em todo o estado.

A proposta tem como objetivo ampliar o debate público e promover ações de sensibilização sobre a importância da Casa como instrumento fundamental de inclusão social, especialmente para pessoas com deficiência e distúrbios de linguagem.

Inclusão, acessibilidade e cidadania 

A Comunicação Aumentativa e Alternativa reúne um conjunto de ferramentas, recursos e estratégias, como pranchas de símbolos, dispositivos eletrônicos, aplicativos, tablets, gestos e imagens, que auxiliam pessoas com dificuldades na fala ou na escrita a se comunicarem de forma eficaz.

Durante a leitura do parecer em plenário, foi destacado que a matéria já havia recebido parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, reforçando a legalidade e a relevância social da iniciativa.

Aprovação unânime em Plenário 

O projeto foi colocado em votação pelo presidente da mesa diretora e aprovado por unanimidade pelos deputados presentes. Com a aprovação no plenário da Assembleia Legislativa, a proposta segue agora para os trâmites finais, que incluem a sanção do Poder Executivo, para que a lei passe a vigorar oficialmente em Rondônia.

Ao anunciar o resultado da votação, o presidente declarou aprovado o projeto que institui o mês de outubro como período de conscientização da Comunicação Aumentativa e Alternativa no âmbito do estado.

Compromisso com causas sociais

Autor da proposta, o deputado Alex Redano tem se destacado por pautar seu mandato em ações voltadas à inclusão, acessibilidade e fortalecimento da cidadania. A criação do Mês da Comunicação Aumentativa e Alternativa reforça o compromisso do parlamentar e do Legislativo estadual com a construção de uma sociedade mais justa, acessível e inclusiva para todos os rondonienses.

Texto Mateus Andrade | Jornalista
Foto: Rafael Oliveira | Secom ALE/RO

Ad imageAd image
TAGGED:ASSEMBLEIA LEGISLATIVARONDÔNIA
Share This Article
Whatsapp Whatsapp Telegram Email Copy Link Print
Previous Article SAÚDE: Uso de telas excessivo e os impactos na saúde física e mental são orientados pela Sesau
Next Article Delegado Camargo vota a favor de lei e atua em defesa das famílias do Soldado da Borracha
Hora 1 Rondônia
Mais lidas
  • “Vou ligar pro meu pai”: filho chega mais cedo da escola e flagra mãe com amante debaixo da cama; veja vídeo

    16 de março de 2026270 views
  • BOMBA: Mulher estoura ‘cativeiro’ e fica chocada ao descobrir quem é amante do marido; Veja vídeo

    24 de março de 2026181 views
  • VÍDEO FORTE: Rondoniense leva rajadas de tiros na cabeça na Bolívia; crime tem características de acerto de contas

    20 de março de 2026158 views
  • URGENTE: Avião monomotor cai perto do Aeroclube e deixa duas pessoas m0rtas na capital; Vídeo Forte

    21 de março de 2026145 views
  • URGENTE: Vaza vídeo do momento em que bandidos encapuzados invadem casa e matam PM e amigo; ASSISTA

    27 de fevereiro de 2026135 views
- Advertisement -
Related News
Política

Laerte Gomes homenageia servidores do DER-RO e entrega Título de Cidadão Honorário ao coronel Eder Fernandes

Política

Cláudia de Jesus reforça defesa de salários dignos para profissionais da saúde

Esporte

Itapuense e Rolim de Moura empatam na estreia do Brasileiro Séria A3

Interior

Tecnologia com drones para combate à dengue chega a Cacoal, em Rondônia

Política

Cristiane Lopes destina recurso histórico que fortalece a cafeicultura e transforma a vida de produtores em RO

  • Quick Links:
  • destaque
  • Geral
  • Porto Velho
  • Polícia
  • Brasil
  • GOVERNO DE RONDÔNIA
  • Interior
  • Política
  • PREFEITURA DE PORTO VELHO
  • HOMEM
  • RONDÔNIA
  • acidente
  • morto
  • PRESO
  • Tiros
Hora 1 Rondonia
"Hora1Rondônia é um portal de notícias que se destaca pela cobertura ágil e direta dos principais acontecimentos locais e nacionais. Com mais de 8 anos de atuação, tornou-se referência em jornalismo popular e informativo, com foco em temas que impactam diretamente a vida dos rondonienses. Razão Social: Félix Relvas Comunicação e Publicidade LTDA, Localizada na Avenida Algodoeiro 5080, Bairro Cohab, Cep: (76807890), Porto Velho/RO, Contato via WhatsApp (69) 99987-7898, Email: jornalhora1rondonia@gmail.com, Editor Chefe Jornalista Cleidson Silva DRT: 1085
Quick Links
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
  • Contact Us
  • Advertise with US
  • Privacy Policy
  • Submit a Tip

© 2018-2026 Hora1Rondonia.com.br, Todos os direitos reservados – CNPJ: 34.109.000/0001-46