A ação social “Detran-RO pela Vida” realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), no sábado (1º), no residencial Orgulho do Madeira, em Porto Velho, levou para a comunidade educação de trânsito para todas as idades; ações esportivas e culturais, como circuito do ciclista; apresentações de capoeira e karatê; além de cortes de cabelo gratuitos.
A iniciativa, coordenada pela Escola Pública de Trânsito (EPTran), contou com a parceria do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), Companhia de Águas e Esgotos do Estado de Rondônia (Caerd) e Associação Filantrópica e Cultural Nova Junina do Orgulho.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a iniciativa reforça o compromisso com a segurança e conscientização no trânsito, levando educação e cidadania para a população.
PARTICIPAÇÃO INTERATIVA
De acordo com o diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, a participação da comunidade é o termômetro do sucesso da ação. “O local estava repleto de crianças, jovens e adultos, que abrilhantaram a iniciativa, fazendo com que o objetivo fosse alcançado. O envolvimento da população é essencial para um trânsito mais seguro, pois transforma vidas através da conscientização de pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas”, destacou.
Além das atividades educativas, a equipe pedagógica do Detran-RO ofereceu experiências interativas para reforçar boas práticas no trânsito. Crianças participaram de jogos pedagógicos, como o tapete ‘Avance uma casa’, pintura na pele, jogo da memória do trânsito e sequência lógica. Já os adultos puderam testar o etilômetro, utilizar óculos simuladores de embriaguez e responder ao quiz educativo.
SORTEIO DE BICICLETAS E CAPACETES
Durante a programação, foram realizados sorteios de 37 bicicletas, capacetes para motociclistas, 8 jogos pedagógicos de trânsito, além de viseiras e antenas corta-pipa. No total, cerca de 1.850 mil pessoas participaram da ação, sendo que 650 concorreram aos prêmios.
Morador do residencial, o motorista Ivan de Oliveira Lopes participou das atividades que o Detran-RO propôs ao público. “Fiz o teste do bafômetro pela primeira vez e achei muito educativo. Nunca fui abordado pela operação “Lei Seca”, mas sei da importância desse trabalho, já que muitos condutores não respeitam as leis de trânsito”, pontuou.
Ganhador de uma bicicleta e um capacete para motociclista, o morador Francisco Domingos ficou muito feliz com a presença da Autarquia no residencial. “Fui orientado pela equipe de fiscalização do Detran-RO sobre a importância de não dirigir embriagado, uso do bafômetro descartável e da oferta de cursos para condutores, e ainda estou levando para casa uma bicicleta para meu neto e um capacete para mim. Espero que mais ações como essa possam acontecer aqui novamente”, disse.
O diretor da EpTran, Fabio Duarte, enfatizou que essa foi a primeira ação social ‘Detran-RO pela vida’ e outras edições certamente serão realizadas. “Ao realizarmos ações como essa cumprimos nossa missão de educar crianças e adultos a valorizarem a vida e a segurança de todos.”
Fonte
Texto: Miro Costa
Fotos: Miro Costa e Jarlana Davy
Secom – Governo de Rondônia