Promovido pela Associação Brasileira de Agências de Viagens – ABAV, em parceria com o Governo do Estado, o 5º Salão de Turismo acontecerá neste sábado (13), no Teatro Guaporé, em Porto Velho.
O objetivo do evento é fortalecer o turismo de Rondônia, trazendo a proposta do turismo receptivo, que visa atender pessoas que adquiriram algum pacote de viagens e precisam de suporte nos deslocamentos, incluindo locomoção e dicas de locais para visita e passeio.
A programação do evento contará com debates de painéis de interesse da categoria, com exposição de vídeos e realização de palestras, além de reunir diversos gestores do trade de turismo, agências regionais, companhias aéreas e entidades do setor.
“O salão de turismo representa um grande evento para o segmento no Estado de Rondônia. É uma aproximação de todas as agências de turismo que comercializam pacotes e produtos em nosso Estado. Este evento reúne diversos parceiros, entre eles: a Prefeitura, Conselho Municipal e Estadual, empresários e Fecomércio. Trazer visibilidade e auxiliar no desenvolvimento do turismo em Rondônia é extremamente importante, ainda mais por ser algo recente e este encontro irá mobilizar a cadeia turística,” explica Gilvan José Pereira Júnior, titular da Superintendência Estadual de Turismo.
O evento terá início às 7h30 com credenciamento e a abertura às 8h. O espaço será apresentado em quatro painéis, com os temas “Atuação dos Gestores do Trade de Turismo, “Companhias Aéreas e Atuação em Rondônia”, “Conquistas e Perspectivas em prol do desenvolvimento aéreo para Rondônia” e “Mulheres Empreendedoras”, seguindo com palestras e debates.
Nesta quinta-feira (11), aconteceu a abertura do Festival Rondoniense Estudantil de Artes (Fera), edição de 2022, que contou com um desfile de bandas e fanfarras de diversas escolas do interior e da capital de Rondônia, em comemoração ao Dia do Estudante, que aconteceu no Espaço Alternativo, em Porto Velho.
O festival tem como finalidade contribuir no desenvolvimento cultural dos estudantes, estimulando-os a participarem de atividades que possam despertar ou potencializar aptidões específicas, nos segmentos artísticos de música, pintura, dança, cinema e teatro, revelando os talentos artísticos dos alunos de toda a Rede Estadual de Ensino.
Idealizado pela Gerência de Educação Física, Arte, Cultura e Esporte Escolar, e pelo Núcleo de Arte e Cultura Escolar da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, o desfile contou com a participação das escolas estaduais dos municípios de Porto Velho, Rolim de Moura, Candeias do Jamari, Nova Mamoré, Guajará-Mirim, Ji-Paraná e Cerejeiras.
A gestora da Seduc, Ana Pacini apontou que a realização do Fera neste ano significa um resgate do concurso de bandas e fanfarras, que teve a primeira edição realizada em 2019, e por conta da pandemia da covid-19, não aconteceu nos últimos anos.
“É um evento muito importante para todos nós, pois resgata a cultura local. E no Dia do Estudante, nos reunimos para prestigiar as apresentações de bandas e fanfarras das nossas escolas. Promover a cultura, nos motiva a investir nos eventos dessa natureza que envolvem os estudantes nas mais diversas vertentes culturais”, declara Ana Pacini.
Antes do início dos desfiles, houve uma homenagem em memória aos profissionais, que contribuíram com seus trabalhos para o desenvolvimento educacional, no esporte e na cultura do estado de Rondônia.
ESCOLAS PARTICIPANTES
Participaram do desfile de bandas, os colégios Tiradentes da Polícia Militar de Ji-Paraná (CTPM IV), com a banda “Acordes para o Futuro” e o Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Guajará-Mirim (CTPM X). Depois, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ulysses Guimarães, de Porto Velho, também se apresentou com a banda musical “Phoenix/Bamugu”. Na apresentação das fanfarras simples, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Tancredo de Almeida Neves, de Cerejeiras, se apresentou com o grupo “Fantaves”.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Irmã Maria Celeste, de Guajará-Mirim se apresentou no segmento fanfarra de percussão, com a banda rítmica “Celeste Trovejante”, composta por 40 integrantes, distribuídos entre corporação e comissão de frente.
Em seguida, a fanfarra da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Carlos Drummond de Andrade de Candeias do Jamari, com a banda autointitulada “Fancda”. Ainda com as fanfarras de percussão, a Escola Estadual de Ensino Médio de Tempo Integral Simón Bolívar, de Guajará-Mirim se apresentou com a fanfarra rítmica tradicional “Fênix”, o público presente aplaudiu bastante a performance.
Depois, a fanfarra corporação rítmica tradicional “Dragões de Ouro”, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Salomão Silva, de Nova Mamoré, fez sua apresentação, seguida da fanfarra da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cândido Portinari, de Rolim de Moura, com o grupo “Fancap”.
O desfile foi encerrado com a fanfarra rítmica tradicional do Instituto Estadual de Educação Carmela Dutra, de Porto Velho, com o grupo “Fandutra”, criado em junho de 2019, para participar da primeira fase do Fera, em que obteve a 2ª colocação.
Idep abre inscrições para cursos remotos; Interessados podem se inscrever de 15 a 25
O Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional – Idep- realiza de 15 a 25 de agosto, inscrições para cursos remotos, entre eles estão: Etiqueta e Postura Profissional; Auxiliar Administrativo, Gestão da Propriedade Rural, Relações Interpessoais, Prática de Departamento, Atendimento ao Público e Auto Maquiagem.
Serão ofertadas vagas para Alto Paraíso, Alto Alegre dos Parecis, Ariquemes, Alvorada do Oeste, Buritis, Candeias do Jamari, Cacoal, Cabixi, Cacaulândia, Colorado d’Oeste, Corumbiara e Costa Marques.
São contemplados ainda, Corumbiara, Costa Marques, Cujubim, Espigão d’o Oeste, Guajará-Mirim, Governador Jorge Teixeira, Itapuã do Oeste, Jaru, Ji-Paraná, Monte Negro, além de Porto Velho e os distritos de Mutum Paraná e Jaci Paraná.
Nova Brasilândia d’Oeste, Nova Mamoré, Novo Horizonte, Ouro Preto do Oeste, Pimenta Bueno, Presidente Médici, Pimenteiras, Rio Crespo, Rolim de Moura, Santa Luzia e São Felipe, também estão na lista dos locais contemplados pelos cursos.
As outras cidades beneficiadas são Rio Crespo, Rolim de Moura, Santa Luzia, São Felipe, Teixerópolis , Theobroma, Vale do Anari, Vale do Paraíso e Vilhena.
A presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira informa que as inscrições são realizadas de forma virtual, por meio do Google Forms, conforme link disponibilizado no site do órgão https://rondonia.ro.gov.br/idep/publicacoes/ Para realizar as inscrições, os participantes devem ter o e-mail do Gmail, que é requisito obrigatório.
As aulas acontecerão na plataforma do Google Classroom, com duas horas na modalidade remota e duas horas com atividades. “O interessante dessa modalidade de ensino é que há uma interação em tempo real com o professor, garantindo eficácia no ensino aprendizagem”, destaca Adir Josefa.
Para realizar a inscrição é necessário anexar um arquivo único com os seguintes documentos: RG (não pode ser CNH), CPF, comprovante de endereço e escolaridade. A idade mínima para se inscrever é 14 anos, enquanto a escolaridade é o ensino fundamental II (6º ao 9º Ano).