A educação inclusiva será um dos principais temas a serem trabalhados pela gestão do prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, que na tarde desta terça-feira (4) se reuniu com centenas de mães e pais atípicos, no auditório da Faculdade São Lucas, para ouvir suas principais demandas e anunciar ações imediatas.
Para o prefeito, o foco será criar ambientes educacionais que acolham e respeitem a diversidade, oferecendo suporte necessário para que todos os alunos, da educação especial, possam aprender e se desenvolver plenamente.
“Isso inclui capacitação de professores, adaptações curriculares, acessibilidade nas escolas e a promoção de uma cultura de respeito e inclusão. A proposta de promover uma educação que atenda a todos os alunos, independente de suas diferenças, é fundamental para garantir igualdade de oportunidades e direitos”, destacou.
O encontro contou com a presença da equipe da Secretaria Municipal de Educação (Semed), vereadores e representantes da Defensoria Pública do Estado e da Assembleia Legislativa, além de diversas lideranças da comunidade atípica. O secretário municipal de Educação, Leonardo Leocádio, relatou que a equipe técnica da Semed, desde a primeira semana de janeiro, já vem realizando um levantamento de todas as necessidades da educação especial.
“Estamos há mais de 30 dias dedicados em encontrar soluções e aplicar as melhores estratégias para que nossos alunos da educação especial, possam estar em sala de aula neste início de ano letivo”, ressaltou.
Há um déficit de mais de 1.500 profissionais para a educação inclusiva, com necessidade de mais de 400 professores regentes (professor de sala de aula – convencional) “Foi nos passado que tínhamos um déficit de apenas 13 profissionais, quando, na verdade, esse número é muito maior. Um grande desafio que vamos encarar e buscar resolver para garantir o direito dessas crianças”, disse a diretora de Políticas Educacionais da Semed, Vera Lúcia Borges.
Ao final da reunião, a equipe da Semed, sob orientação do prefeito, apontou algumas ações a serem realizadas de imediato como: revitalizar, reestruturar e equipar as salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE); lotar professores especializados nas salas de recursos; processo seletivo para cuidador e mediador de aprendizagem; formação continuada para os profissionais da Educação Especial; adquirir abafador para as escolas, para atender os alunos com necessidades e a criação de um setor de inclusão na Semed.
Texto: Meiry Santos
Foto: Ana Flávia Venâncio
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)