Segundo o infectologista do Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), Juan Miguel Villalobos, as lições aprendidas durante o período mais intenso de combate à covid-19, continuam sendo fundamentais para o enfrentamento de diversas doenças respiratórias. “Embora a pandemia tenha sido controlada, o uso continuado de medidas sanitárias contribui diretamente à redução de diversos tipos de patógenos oriundos de doenças sazonais nesta temporada”, ressaltou.
Exemplos de medidas de prevenção mais comuns que podem reduzir a propagação de patógenos:
- Higienização das mãos (água e sabão ou álcool gel);
- Distanciamento social, ou isolamento, em casos de diagnósticos de doenças virais;
- Uso de máscaras, quando necessário.
![Daiane-Mendonca](https://rondonia.ro.gov.br/wp-content/uploads/2022/02/Drive-Thru-de-testagem-rapida-covid-19_Ouro-Preto_11.02.22_Foto_Daiane-Mendonca-36-370x246.jpg)
A testagem é uma ferramenta importante, facilitando o diagnóstico e o início do tratamento adequado
É fundamental adotar as medidas para garantir a saúde pública nos períodos de maior incidência de doenças, e que a sociedade em geral continue aderindo aos cuidados preventivos, além de ouvir e seguir as recomendações dos especialistas para manter o controle e proteção.
MEDIDAS EFICAZES
A orientação para realização de testes rápidos nos primeiros dias de sintomas respiratórios também continua válida, segundo o infectologista, alertando que há contágio de variantes da covid-19 e de casos de influenza, que impactam a vida das pessoas. “Realizar o teste nos primeiros três a cinco dias após o início dos sintomas, pode ser essencial para identificar a doença e controlar sua propagação. A testagem é uma ferramenta importante, facilitando o diagnóstico e início do tratamento adequado”, frisou.
Conforme a Sesau, os testes da covid-19 (Sars-Cov-2) são distribuídos pelo governo de Rondônia aos municípios, e estão disponíveis em postos de atendimento e unidades de saúde.
Fonte
Texto: Jackson Vicente
Fotos: Daiane Mendonça
Secom – Governo de Rondônia