Nesta quarta-feira (27/11), o Ministério Público de Rondônia (MPRO) recebeu 480 estudantes do 9º ano de diversas escolas em Rondônia para participar do projeto “Eu visto esta camisa”, promovido pelo Centro de Apoio Operacional Unificado (CAOP-UNI). A ação visa motivar os jovens a continuarem os estudos, mostrando a importância da educação na construção de suas trajetórias e a conhecerem o trabalho da instituição, que celebrará, em 14 de dezembro, o Dia Nacional do Ministério Publico.
Uma pesquisa do MPRO revelou que muitos jovens abandonam os estudos após o 9º ano para trabalhar, impedindo que completem o ensino médio ou entrem na faculdade. O projeto busca reverter essa situação, reforçando a educação como ferramenta de transformação pessoal e social.
O projeto foi executado em todo estado de Rondônia, com adesão de 39 membros na Capital e 27 no interior. Em PVH foram 130 alunos e no interior 350. Durante a visita foi apresentada aos alunos a possibilidade de integrarem a equipe do MPRO já no próximo ano como estagiários. Para isso, são necessários o vínculo com a instituição de ensino, ter ao menos 16 anos na data de ingresso e boas notas, que são utilizadas como critério de classificação.
Na abertura do projeto na capital, o Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, explicou a função e composição do sistema de justiça, bem como do ministério público estadual. O chefe do MP contou também como o estudo transformou sua vida. “Apesar da sua origem, o esforço e o estudo podem levar vocês a conquistar seus sonhos. Cada um tem o poder de transformar sua realidade, tornando-se cidadãos capazes de melhorar o mundo ao seu redor,” disse.
Na abertura, membros do MP falaram sobre o trabalho do MPRO, suas áreas de atuação e como ingressar na instituição desde o estágio até a promotoria. Após as palestras, os estudantes foram divididos em grupos por meio de sorteio e realizaram um tour pelos diferentes setores do ministério. Cada grupo conheceu de forma mais aprofundada um setor específico, com explicações sobre o trabalho realizado em áreas como saúde, educação e meio ambiente.
O Coordenador do Centro de Apoio Operacional Unificado (CAOP-UNI), o Procurador de Justiça Marcos Valério Tessila de Melo, explicou que, na capital, os participantes do projeto “Eu visto esta camisa” vieram de 13 escolas, abrangendo diferentes contextos sociais e geográficos. A diversidade das escolas reflete o esforço do MPRO em alcançar estudantes de diferentes contextos, promovendo a educação como um direito fundamental, independentemente da localização ou condição socioeconômica.
Instituições de ensino que participaram em Porto Velho: Escola Ermelindo Brasil, localizada a no outro lado do Rio Madeira; Jânio Quadros, Duque de Caxias, Maple Bear, Sapiens, Castelo Branco, Getúlio Vargas, Marcelo Cândia, Tiradentes e Ulisses Guimarães. Dos Distritos de Porto Velho marcaram presença Nova Mutum Paraná, distante 108 quilômetros da sede do MPRO e estudantes da Escola Nossa Senhora de Nazaré, de Jaci-Paraná, inclusive com alunos do Educação de Jovens e Adultos.
O MPRO reafirma seu compromisso com o direito à educação, essencial para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária. Por meio de ações como essa, a instituição incentiva os jovens a enxergar a educação como um caminho para transformar suas vidas.
Gerência de Comunicação Integrada (GCI)
Comente!