Nos próximos dias 24 e 25 de julho, Porto Velho receberá a Caravana Participativa, uma iniciativa do Governo Federal para a construção do Plano Juventude Negra Viva (PJNV), que busca formular políticas públicas de enfrentamento à violência contra a população jovem e negra.
O objetivo é reunir movimentos sociais e de juventude que atuam em Rondônia com o propósito de ouvir as demandas mais urgentes e discutir estratégias para a redução da letalidade entre jovens negros.
Os eixos temáticos que deverão ser abordados nos dois dias de encontro envolvem segurança pública e acesso à justiça, geração de trabalho, emprego e renda, educação, democratização do acesso à cultura e à ciência e tecnológica, promoção da saúde e garantia do direito à cidade.
“É de suma importância a participação de todos os atores desse tema: jovens negros, ribeirinhos, quilombolas e outros, além de gestores municipais . Essa será a oportunidade de mostrarmos, a nível federal, as demandas e particularidades da nossa região quando o assunto é a letalidade de jovens negros”, justifica Elsie Shockness, assessora da gestão Igualdade Racial na Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf).
A caravana é coordenada pelo Ministério da Igualdade Racial e pela Secretaria-Geral do Governo Federal. Inscrições e a programação da caravana podem ser acessadas no link Plano Juventude Negra Viva — Ministério da Igualdade Racial (www.gov.br).
O evento será realizado na Escola de Música Jorge Andrade, na parte da manhã e tarde.
Texto: SMC
Foto: Wesley Pontes
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)