O monitoramento hidrometeorológico, a preservação da Amazônia e de seus recursos hídricos serão, ao longo de três dias, o foco do 1º Seminário de Hidrologia da Amazônia. O evento, que começou nesta terça-feira (27), tem o apoio e a parceria da Prefeitura de Porto Velho.
O primeiro dia reuniu membros de órgãos de monitoramento, da comunidade científica, das Forças Armadas, bem como dos governos do Estado e Federal. Representando o prefeito Hildon Chaves, o secretário-geral de Governo, Fabricio Jurado, falou do papel-chave que Porto Velho e região desempenham dentro do tema.
“Porto Velho é um protagonista quando discutimos a hidrologia da Amazônia. Possuímos o maior afluente do rio Amazonas e, como consequência, uma das mais importantes hidrovias do país, que é a hidrovia do Madeira. Por ela, passa boa parte da produção agrícola dos Estados de Rondônia e Mato Grosso, logo, discutir este tema é algo que nos interessa muito, pois está diretamente ligado à economia e desenvolvimento social da Amazônia e de todo o país”, afirmou o secretário.
O 1º Seminário de Hidrologia da Amazônia é realizado pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) em parceria com diversas instituições. O evento segue até a próxima quinta-feira (29) no auditório do Instituto Federal de Rondônia (Ifro) da avenida Calama, a partir das 9h, com uma extensa programação.
As palestras pretendem abordar os desafios e inovações tecnológicas no monitoramento hidrometeorológico, consequências das mudanças climáticas na região amazônica, manejo de águas pluviais no meio urbano e saneamento básico.
TURISMO
A Prefeitura também participou do primeiro dia do evento por meio do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) itinerante, apresentando ao público visitante parte do material de promoção turística elaborado pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur).
“Receber o 1º Seminário de Hidrologia da Amazônia é um ato muito simbólico para Porto Velho, pois temos, justamente em nossos rios, um dos grandes potenciais turísticos da região, como a pesca esportiva e o turismo comunitário e, claro, sempre priorizando o desenvolvimento sustentável e social da nossa região”, afirma a secretária da Semdestur, Glayce Bezerra.
As inscrições para os demais dias do evento podem ser feitas na página do seminário por meio do link Seminário de Hidrologia da Amazônia 2023 — Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia – CENSIPAM.
Texto: Pedro Bentes
Foto: Leandro Morais
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)