• Latest
  • Trending

Exigir visto para EUA, Canadá e Japão divide governo e setor turístico

10 de abril de 2023

Governo de RO promove Feirão da Empregabilidade nesta quinta-feira, 13, com foco na inclusão de pessoas com deficiência

12 de novembro de 2025

Deputada Cristiane Lopes destaca aprovação de projeto que protege crianças e adolescentes com deficiência

12 de novembro de 2025

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos em todo estado encerram nesta quinta-feira, 13

12 de novembro de 2025

Polícia Federal deflagra 2ª fase da Operação Mykyara II e prende nove suspeitos em ação contra desmatamento em terras indígenas

12 de novembro de 2025

Valorização do trabalho social é intensificada pelo governo de RO no Encontro de Extensionistas Sociais, em Ouro Preto do Oeste

12 de novembro de 2025

Com ação integrada, “Operação Força Total” reforça segurança e combate a criminalidade em Porto Velho

12 de novembro de 2025

PORTO VELHO LUZ: Com menor custo, Natal 2025 será o mais grandioso já realizado em Porto Velho

12 de novembro de 2025

Confronto durante Operação Godos deixa mulher baleada e suspeito morto em área de conflito agrário

12 de novembro de 2025

Trabalho do deputado Ribeiro do Sinpol servirá de modelo para outros estados

12 de novembro de 2025

Adolescente de 15 anos desaparece após sair de casa no Orgulho do Madeira; família está desesperada por notícias

11 de novembro de 2025

Deputada federal Cristiane Lopes celebra 25 anos da AMA-RO e anuncia investimentos para ampliar atendimentos

11 de novembro de 2025

Deputado Alex Redano indicou R$ 200 mil para viabilizar o Duelo na Fronteira em Guajará-Mirim

11 de novembro de 2025
13 de novembro de 2025
  • Login
  • Geral
  • Brasil
  • Polícia
  • Política
  • Interior
  • Justiça
  • Esporte
  • Mundo
  • Concursos
  • Duelo na Fronteira
  • Contato
No Result
View All Result
Hora1Rondônia
No Result
View All Result

Exigir visto para EUA, Canadá e Japão divide governo e setor turístico

Visto para entrar no Brasil passa a vigorar em 1º/10. Governo diz que proposta não deve impactar no turismo, mas setor reprova decisão

by hora1rondonia
10 de abril de 2023
in Brasil
A A
0
Compartilhar essa notícia:

Turistas da Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão necessitarão de visto para pisar em solo brasileiro a partir do dia 1º de outubro de 2023. A exigência estava suspensa desde 2019, mas retorna a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo o governo, a medida é baseada no princípio da reciprocidade e deve ter pouco impacto no setor de turismo.

No dia 16 de março de 2019, o então presidente Jair Bolsonaro (PL) revogou a necessidade de visto para viajantes da Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão. À época, a medida refletiu uma mudança no turismo.

Segundo dados oficiais do governo, a entrada de norte-americanos no país subiu 12%. Em contrapartida, o contingente de viajantes japoneses caiu 4%.

A atual gestão federal decidiu reintroduzir a exigência apoiada no princípio da reciprocidade: atualmente, os quatro países exigem visto para turistas brasileiros.

Em nota oficial, o Itamaraty afirmou que “o Brasil não concede isenção unilateral de vistos de visita, sem reciprocidade, a outros países”. No documento, o órgão frisa que “o governo brasileiro estará pronto a seguir negociando, com os quatro mencionados países, acordos de isenção de vistos em bases recíprocas”.Em nota enviada ao Metrópoles, o Ministério do Turismo aponta que “irá trabalhar com o Ministério das Relações Exteriores medidas para facilitar a emissão de vistos, como o visto eletrônico, obtido no prazo de 24 horas, de forma on-line e sem a necessidade de deslocamento aos consulados”.

Desta forma, o processo não deve apresentar grandes dificuldades para aqueles que desejam visitar o Brasil. O órgão reitera que a facilitação da emissão do documento é suficiente para um acréscimo de 25% na entrada de estrangeiros no país, segundo estudo da Organização Mundial do Turismo (OMT) e do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC).

Destino turístico

O setor de turismo é responsável por 3,7% do PIB nacional, segundo IBGE. Dados do governo apontam que, entre os anos 2017 e 2018, os países em questão representaram cerca de 10% do total de turistas internacionais.

Para contrabalancear a possível perda, o Ministério do Turismo aposta que “o retorno do Brasil como sede de grandes eventos internacionais, potencializado pela agenda da presidência brasileira do G20, em 2024, e a presidência do Brics, bem como a candidatura do país para sediar a COP 30, em 2025, também devem contribuir para fortalecer o Brasil como um importante destino turístico no cenário internacional”.

Impacto desastroso

Lenora Horn Schneider, presidente da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTUR), critica a medida: “Temos muito a lastimar e nos manifestamos totalmente contrários porque consideramos um ato de retrocesso para todo um Plano Nacional de Turismo”. A turismóloga frisa que o impacto pode ser “desastroso” para a oferta turística e que os turistas devem optar por destinos com mais facilidade de acesso.

Lenora ressalta que a pandemia de covid-19 impactou o setor turístico, e a revogação do visto veio para promover o reaquecimento do mercado. Por fim, a presidente espera que ocorra a revogação da exigência de vistos “Esperamos que a Embratur e Ministério do Turismo, junto ao Ministério da Economia, consigam reverter esta situação”.

O Metrópoles teve acesso a documento assinado pelos representantes da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Aeroportos do Brasil (ABR), Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (Alta), International Air Transport Association (Iata) e pela Junta de Representantes das Companhias Aéreas Internacionais do Brasil (Jurcaib).

Endereçado à Ministra do Turismo, Daniela Carneiro, o texto revela preocupação das organizações frente à volta da exigência do visto. O documento pede para que a medida seja reconsiderada em prol do crescimento do setor. Cópias do ofício também foram enviadas a Rui Costa, Ministro-Chefe da Casa Civil, Marcio França, Ministro de Portos e Aeroportos, Marcelo Freixo, presidente da Embratur, e Jorge Viana, presidente da Apex-Brasil.

Sem princípio da reciprocidade

Glauber Santos, professor do programa de pós-graduação em Turismo da Universidade de São Paulo (USP), avalia que a isenção do visto poderia gerar receita de R$ 800 milhões por ano. Em artigo publicado, o acadêmico defende a quebra do princípio da reciprocidade baseado em estudos que projetam bons números para tal cenário. “Como os resultados contradizem a ideia de efeito nulo, percebi que a análise merecia ser amplamente divulgada”, aponta.

“Encontrei comentários da mídia e do governo sugerindo que a isenção de vistos não teria tido efeito no Brasil e fiquei surpreso, pois a esmagadora maioria da literatura científica sobre o tema afirma que a isenção de vistos favorece o fluxo de turistas”, justifica o professor, quando perguntado sobre a motivação para produzir o artigo de forma independente.

Santos esclarece que há precedentes para a quebra do princípio de reciprocidade: “Muitos países já usaram a isenção de vistos como estratégia para fomentar o turismo receptivo internacional”. O professor, então, descreve a ação como tendência global: “Um estudo do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) de 2019 mostrou que a exigência de vistos está diminuindo ao redor do mundo, e um dos objetivos é o fomento ao turismo”.

Os números dos oito meses entre a queda da exigência do visto no Brasil e o início da pandemia de Covid-19 exemplificam o impacto discutido, segundo Santos. “A análise dos meses estudados, somada à vasta literatura científica sobre o tema, é suficiente para afirmar que a isenção de vistos teve e continuaria tendo efeito sobre a atração de turistas internacionais para o Brasil”, assegura.

“Determinação justa”

O assistente social canadense Jeremy Mesich, 28, sonha em conhecer o Brasil e conta que o requisito não deve impedi-lo de realizar o desejo: “Já fui a diversos países que exigem visto. Não é um processo complicado, então, para mim, não faz diferença”. Ele declara que acha a determinação justa: “Não podemos exigir vistos de outros países e ficarmos surpresos se eles exigirem de volta”.

 

FONTE: METRÓPOLES

Comente!
Compartilhar essa notícia:
Tags: ÁSIABrasilEUROPAPASSAPORTEVIAGEM
Previous Post

Ben Ferencz, último promotor dos julgamentos de nazistas em Nuremberg, morre aos 103 anos

Next Post

Fluminense atropela o Flamengo por 4 x 1 e é campeão carioca de 2023

MAIS NOTÍCIAS

Brasil

Polícia Federal deflagra 2ª fase da Operação Mykyara II e prende nove suspeitos em ação contra desmatamento em terras indígenas

12 de novembro de 2025
Brasil

EDUCAÇÃO: Enem 2025: saiba como visualizar o local de prova

7 de novembro de 2025
Brasil

ECONOMIA: Isenção do IR reduz desigualdade e incentiva consumo, diz especialista

7 de novembro de 2025
Brasil

Segundo dia da Cúpula do Clima terá debates sobre transição energética

7 de novembro de 2025
Next Post

Fluminense atropela o Flamengo por 4 x 1 e é campeão carioca de 2023

Notícias mais lidas!

  • Homem lambe a faca suja de sangue após matar jovem na zona leste de Porto Velho

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Mulher que espancou jovem na frente de criança recebe surpresa dolorosa do próprio marido

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • AGORA: Facção criminosa declara guerra contra forças de segurança em Rondônia após morte de sete integrantes

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
Hora1Rondônia

TODOS OS DIREITOS SÃO RESERVADOS AO HORA1RONDONIA© 2019 - 2025 JORNAL ELETRONICO P. B. B. R. FELIX MARKETING E COMUNICAÇÃO

NAVEGAÇÃO DO SITE

  • Geral
  • Brasil
  • Polícia
  • Política
  • Interior
  • Justiça
  • Esporte
  • Mundo
  • Concursos
  • Duelo na Fronteira
  • Contato

REDES SOCIAS

No Result
View All Result
  • Geral
  • Brasil
  • Polícia
  • Política
  • Interior
  • Justiça
  • Esporte
  • Mundo
  • Concursos
  • Duelo na Fronteira
  • Contato

TODOS OS DIREITOS SÃO RESERVADOS AO HORA1RONDONIA© 2019 - 2025 JORNAL ELETRONICO P. B. B. R. FELIX MARKETING E COMUNICAÇÃO

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a consentir a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.