• Latest
  • Trending

Imposto de Renda 2023: confira os erros mais comuns que levam à malha fina

10 de março de 2023

VEJA O VÍDEO: Caçada policial termina com prisão de foragido condenado por estupro no Amazonas

6 de setembro de 2025

BPTAR: Jovem é preso com revólver e munições em área de conflito entre facções em Porto Velho

6 de setembro de 2025

URGENTE: Mulher é encontrada morta com golpes de faca e marido é o principal suspeito e está foragido

5 de setembro de 2025

Graças à atuação do TCE-RO, obra da ala cardiovascular do Hospital de Base entra na fase final

5 de setembro de 2025

Projeto de Cristiane Lopes que Amplia Voos para Rondônia Avança com Apoio de Ministro

5 de setembro de 2025

Deputado Ribeiro do Sinpol destina R$ 1 milhão para fortalecer a saúde de Rolim de Moura

5 de setembro de 2025

ÁREA VERMELHA: Homem é executado a tiros na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré em Porto Velho

5 de setembro de 2025

URGENTE: Suspeito morre em confronto com a PM na área central de Porto Velho

4 de setembro de 2025

TCE de Rondônia alerta municípios sobre adequação à nova nota fiscal eletrônica

4 de setembro de 2025

AROM ALERTA: Prazo para Municípios cadastrarem propostas do Minha Casa, Minha Vida vai até 12 de setembro

4 de setembro de 2025

AMOSTRADINHO: Motociclista fica em estado grave após empinar moto, sofrer queda e bater contra carro e lixeiras

4 de setembro de 2025

Prefeitura alerta condutores sobre rotas alternativas e reforço de sinalização durante Semana da Pátria

4 de setembro de 2025
7 de setembro de 2025
  • Login
  • Geral
  • Brasil
  • Polícia
  • Política
  • Interior
  • Justiça
  • Esporte
  • Mundo
  • Concursos
  • Eleições
  • Duelo na Fronteira
No Result
View All Result
Hora1Rondônia
No Result
View All Result

Imposto de Renda 2023: confira os erros mais comuns que levam à malha fina

Pouco mais de 1 milhão de contribuintes caíram na malha fina em 2022. Entre os principais problemas encontrados, estão a omissão de rendimento, despesa médica e erro de preenchimento

by hora1rondonia
10 de março de 2023
in Brasil
A A
0
Compartilhar essa notícia:

Os contribuintes terão entre os dias 15 de março e 31 de maio para enviar a declaração do Imposto de Renda 2023 e acertar suas contas com o Leão. Durante o preenchimento, é importante ter atenção para não cometer erros que podem atrasar o recebimento da restituição. Isso porque, ao enviar as declarações, os dados passam por uma análise dos sistemas da Receita Federal, que verificam as informações fornecida e comparam com dados de outras entidades.  

Qualquer irregularidade pode levar o contribuinte a cair na malha fina, atrasando e até impedindo o recebimento da sua restituição. No ano passado, 1.032.279 de pessoas caíram na malha fina, o que equivale a 2,7% das 38.188.642 declarações enviadas.  Para evitar que o contribuinte erre na hora do preenchimento da declaração, a receita vem desenvolvendo mecanismo para facilitar o processo. Porém, ainda é necessário ficar atento na hora do preenchimento.  Confira os erros mais comuns que levam os contribuintes a cair na malha fina:  

Erros de preenchimento

No momento de completar as informações da declaração do Imposto de Renda, os contribuintes precisam ter atenção redobrada. Apenas um erro de digitação pode ser suficiente para levar a declaração à malha fina. Segundo dados coletados pela Receita Federal, estes tipos de erros representam 5% das inconsistências nos documentos retidos. “A pessoa pega o comprovante de rendimento e na hora de digitar erra ou inverte o CNPJ da fonte, ou coloca um valor no lugar errado. Isso faz com que a informação que vem para a gente não seja igual a que a fonte pagadora está informando”, relata o Supervisor Nacional do Programa do Imposto de Renda, José Carlos Fernandes da Fonseca. Problemas como esse fazem com que sejam identificas pendências no documento e a declaração é direcionada para uma análise.

Omissão de rendimento

Além dos erros de preenchimento, outro problema identificado dentro da malha fina é a omissão de rendimento. Segundo a Receita, a omissão de rendimentos foi o principal motivo para as declarações serem retidas no ano passado, o equivalente a 40,6% dos casos. Existem três fatores dentro de omissões de rendimento que são predominantes na malha: 

– Omissão da fonte pagadora

Este tipo de erro é mais comum para contribuintes que trocaram de emprego ou realizam trabalhos paralelos ao seu emprego principal, como freelancers. No caso, a pessoa realiza um serviço e, na hora da declaração, informa apenas os valores da sua empresa principal, esquecendo de informar as outras empresas que prestou serviço.

– Omissão de valor

A Receita Federal também relata ser comum situações em que os contribuintes informam um valor de recebimento, mas a empresa informa que, na verdade, o valor recebido foi maior. Os casos em que um valor é ocultado se configuram em omissão de rendimento e fazem com que a Receita desconfie do documento, colocando aquela declaração em análise.  

– Omissão de dependente

Contribuintes costumam incluir seus dependentes na declaração para aumentar os descontos do IR ou o valor da restituição. Entretanto, é importante lembrar de informar o rendimento dos mesmos. “Digamos que você tem um filho que fez um trabalho no shopping e ele recebeu rendimentos. Quando você coloca isso na sua declaração além das despesas médicas dele, você tem que colocar os rendimentos que ele também recebeu”, exemplifica José Carlos, da Receita Federal.

Despesas médicas

A Receita Federal é extremamente rigorosa com as informações relacionadas aos gastos de saúde, já que os valores podem ser deduzidos integralmente do cálculo do Imposto de Renda. Por isso, os contribuintes precisam ficar atentos para informar os valores corretos no documento. Existem casos em que alguma dedução médica dentro da declaração não bate com a de uma terceira parte, ou até mesmo dados que não batem com os parâmetros dos contribuintes, levando a receita a desconfiar e analisar se o pagamento realmente existiu. Erros desse tipo correspondem a 21,7% das irregularidades dentro da malha fina.

– Plano de Saúde

Dentro dos problemas relacionados a despesas médicas, é possível classificar outra questão: os planos de saúde Segundo José Carlos, um erro muito comum é deduzir o pagamento do plano de saúde de um parente distante. “Por exemplo, você tem um filho e um sobrinho e você paga o plano de saúde dos dois, só que o seu sobrinho não é seu dependente do Imposto de Renda. Você não pode deduzir esse valor.”

Imposto retido na fonte maior do que o informado pelas fontes pagadoras

O Imposto de Renda retido na fonte é um desconto mensal que a Receita Federal aplica diretamente no salário dos contribuintes.  Cerca de 18,6% dos erros dentro da malha fina correspondem a irregularidades nos valores do imposto retido da fonte informados pelas partes. Por exemplo, ao receber os rendimentos, o contribuinte precisa informar o valor, mas a quantia que chega para a Receita não é a mesma entregue pela empresa. Nesses casos, a declaração fica parada em análise, visto que uma das duas informações podem estar erradas, a da fonte pagadora ou do próprio contribuinte que se enganou na hora do preenchimento.  

Declaração pré-preenchida

Para evitar que esses erros comuns se repitam, a Receita Federal possui a declaração pré-preenchida. Ao fazer a declaração pela opção pré-preenchida, o contribuinte já inicia com diversos campos completos, como as informações de rendimentos, deduções, bens, imobiliárias e serviços médicos, que são importados de declarações do ano interior. O mecanismo serve como um facilitador do processo, dando ao cidadão apenas a responsabilidade de conferir as informações. Caso algo esteja errado, basta alterar o dado para a informação correta.  “É uma maneira de divulgar para a sociedade e para os contribuintes as informações que nós temos sobre ele para que ele faça a conferência e não tenha o trabalho de rever aquilo tudo”, afirma José Carlos.  

*Sob supervisão de Thâmara Kaoru

Comente!
Compartilhar essa notícia:
Tags: destaqueERROSIMPOSTO DE RENDAMALHA FRIA
Previous Post

PRECONCEITO: Entenda os próximos passos do caso Nikolas Ferreira, acusado de transfobia

Next Post

IDENTIFICADO: Ex presidiário cai em emboscada e é executado com oito tiros na zona sul

MAIS NOTÍCIAS

Brasil

BORSATTI: Empresário brasileiro faz sucesso nos Estados Unidos no ramo da construção Civil

4 de setembro de 2025
Brasil

Vídeo mostra policial atirando no pé de entregador que se recusou a subir até seu apartamento; veja

31 de agosto de 2025
Brasil

BARRACO: Mulher pega o marido tremendo o carro com a amante e surta; veja vídeo

31 de agosto de 2025
Brasil

‘Plantão animado’: médico e estagiária fazem sexo em UPA da Capital; ASSISTA

28 de agosto de 2025
Next Post

IDENTIFICADO: Ex presidiário cai em emboscada e é executado com oito tiros na zona sul

Notícias mais lidas!

  • Homem lambe a faca suja de sangue após matar jovem na zona leste de Porto Velho

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Mulher que espancou jovem na frente de criança recebe surpresa dolorosa do próprio marido

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • AGORA: Facção criminosa declara guerra contra forças de segurança em Rondônia após morte de sete integrantes

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
Hora1Rondônia

TODOS OS DIREITOS SÃO RESERVADOS AO HORA1RONDONIA© 2019 - 2025 JORNAL ELETRONICO P. B. B. R. FELIX MARKETING E COMUNICAÇÃO

NAVEGAÇÃO DO SITE

  • Geral
  • Brasil
  • Polícia
  • Política
  • Interior
  • Justiça
  • Esporte
  • Mundo
  • Concursos
  • Eleições
  • Duelo na Fronteira

REDES SOCIAS

No Result
View All Result
  • Geral
  • Brasil
  • Polícia
  • Política
  • Interior
  • Justiça
  • Esporte
  • Mundo
  • Concursos
  • Eleições
  • Duelo na Fronteira

TODOS OS DIREITOS SÃO RESERVADOS AO HORA1RONDONIA© 2019 - 2025 JORNAL ELETRONICO P. B. B. R. FELIX MARKETING E COMUNICAÇÃO

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a consentir a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.