A Fifa confirmou na manhã desta sexta-feira, 16, que o Mundial de Clubes terá seu formato alterado. Em coletiva de imprensa, o presidente Gianni Infantino que o torneio será disputado a cada quatro anos e contará com 32 times. A primeira edição acontecerá em 2025, com sede ainda indefinida – a expectativa geral, porém, é que o campeonato ocorro na América do Norte, já que EUA, México e Canadá receberão a Copa do Mundo no ano posterior.
“Será como a Copa do Mundo das seleções”, declarou o mandatário suíço, em Doha, dois dias antes da final da Copa do Catar. O número de representantes por continente ainda não foi definido, mas a tendência é que a Europa ganhe mais vagas. Também não há uma decisão sobre qual a época da temporada será utilizada para realizar o torneio.
Em 2019, vale lembrar, a Fifa já havia anunciado que o novo formato do Mundial de Clubes aconteceria em 2021, com 24 equipes – a mudança não aconteceu por causa da pandemia do novo coronavírus.
Neste modelo, a entidade havia confirmado o campeonato com 8 europeus e 6 sul-americanos, além de 10 vagas distribuídas para os demais continentes. Na ocasião, os times europeus e a Uefa anunciaram que não participariam do novo torneio, já que o mesmo ocuparia um grande espaço no calendário. Desta forma, com o aumento de 24 para 32 clubes, é esperada nova resistência dos clubes do Velho Continente para o novo formato do Mundial.