Hora 1 Rondonia
quinta-feira, 29 out 2026
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
  • Eleições 2026
Newsletter
  • destaque
  • Porto Velho
  • ELEIÇÃO 2026
  • GOVERNO DE RONDÔNIA
  • RONDÔNIA
  • PREFEITURA DE PORTO VELHO
  • HOMEM
  • morto
Hora 1 RondoniaHora 1 Rondonia
Font ResizerAa
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
  • Eleições 2026
Search
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
  • Eleições 2026
Have an existing account? Sign In
Follow US
2018-2026 Todos os direitos reservados ao Portal de Notícias Hora1Rondônia
Início » Blog » Estados Unidos do Brazil: o que significa o brasão usado em carta de Flávio
Brasil

Estados Unidos do Brazil: o que significa o brasão usado em carta de Flávio

Last updated: 28 de outubro de 2026 11:28 pm
By
hora1rondonia
Share
4 Min Read
SHARE

O senador Flávio Bolsonaro (PL) divulgou, nesta quarta-feira (28/10), uma carta em que se declara o “verdadeiro presidente eleito do Brasil”, apesar da derrota para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições. A primeira versão do documento trazia, no cabeçalho, um brasão antigo do país, com a inscrição “Estados Unidos do Brazil”.

Após a divulgação inicial, uma nova versão do arquivo foi publicada, com a substituição do símbolo pelo brasão da República Federativa do Brasil, denominação oficial vigente.

A inscrição “Estados Unidos do Brazil” corresponde ao nome oficial adotado pelo país após a Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889. A denominação foi utilizada até 1967, quando o país passou a se chamar República Federativa do Brasil. Na mesma mudança, a grafia “Brazil” foi substituída por “Brasil”.

Estados Unidos do Brazil: o que significa o brasão usado em carta de Flávio - destaque galeria

2 imagens

O brasão da carta original de Flávio Bolsonaro com "Estados Unidos do Brazil"

Metrópoles
Nova carta traz grafia correta e o título "República Federativa do Brasil"
1 de 2

Nova carta traz grafia correta e o título “República Federativa do Brasil”

Reprodução

O brasão da carta original de Flávio Bolsonaro com "Estados Unidos do Brazil"
2 de 2

O brasão da carta original de Flávio Bolsonaro com “Estados Unidos do Brazil”

Reprodução

Quando o nome do país mudou?

A mudança foi formalizada em etapas. Em 1931, durante o governo de Getúlio Vargas, a grafia “Brasil”, com S, foi estabelecida oficialmente em substituição a “Brazil”, com Z. Já a denominação “Estados Unidos do Brasil” foi substituída por “República Federativa do Brasil” na legislação sobre os símbolos nacionais, em 1968.

Entre no canal de WhatsApp
do Metrópoles

A Lei nº 5.389, de 22 de fevereiro de 1968, determinou expressamente a alteração da inscrição nas Armas Nacionais. O texto também estabeleceu mudanças no selo nacional para adequá-lo ao nome oficial do país.

O que diz a carta de Flávio?

Na primeira versão da carta, divulgada nesta quarta-feira (28/10), Flávio Bolsonaro se declarou o “verdadeiro presidente eleito do Brasil”, apesar da derrota para Lula no segundo turno.

O senador, porém, alterou o documento e retirou a referência a si mesmo como presidente eleito. Na versão republicada, passou a se apresentar como “líder do Brasil”.

Estados Unidos do Brazil: o que significa o brasão usado em carta de Flávio - destaque galeria

2 imagens

Nova versão divulgada por Flávio

Metrópoles
Primeira versão da carta
1 de 2

Primeira versão da carta

Nova versão divulgada por Flávio
2 de 2

Nova versão divulgada por Flávio

No documento, o ex-candidato derrotado alega fraude eleitoral, questiona a decisão que estendeu o horário de votação em parte do país e afirma que houve abuso de poder político e econômico durante a campanha, sem apresentar provas que sustentem as acusações.

O parlamentar também se diz vítima de perseguição política e justifica sua ida aos Estados Unidos como uma forma de proteger a família e escapar do que classifica como um regime de exceção no Brasil.

No texto, agradece ao presidente norte-americano, Donald Trump, e ao presidente argentino, Javier Milei, e afirma que pretende liderar a oposição brasileira do exterior.

Flávio ainda compara sua trajetória à de figuras históricas e lideranças políticas que atuaram fora de seus países, critica decisões de integrantes do Judiciário e promete apresentar uma estratégia para mobilizar seus apoiadores por meios que classifica como pacíficos e legítimos.

Ao final, afirma que continuará se dirigindo aos brasileiros e que sua atuação política não terminou com a derrota nas urnas.

source

Contents
  • Quando o nome do país mudou?
  • O que diz a carta de Flávio?
Ad imageAd image
Share This Article
Whatsapp Whatsapp Telegram Email Copy Link Print
Previous Article Na luta contra a obesidade, preservar músculos é tão importante quanto perder gordura, destaca especialista
Next Article União Brasil reconhece vitória de Lula: “A eleição transcorreu com lisura”
Nenhum comentário Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Hora 1 Rondônia
Mais lidas
  • BOMBA: Homem invade motel e encontra a esposa com um ‘galã de novela’ na suíte presidencial; veja vídeo

    23 de abril de 20261.018 views
  • FINAL DAS BUSCAS: Após dias de angústia, corpo de “Gordinho da Revoada” é encontrado e Polícia intensifica investigação sobre execução

    1 de junho de 2026538 views
  • “Vou ligar pro meu pai”: filho chega mais cedo da escola e flagra mãe com amante debaixo da cama; veja vídeo

    16 de março de 2026323 views
  • ENTREGO MINHA VIDA A DEUS: Vídeo enviado à família indica execução de motorista de App desaparecido na fronteira entre Brasil e Bolívia

    31 de maio de 2026262 views
  • URGENTE: Adolescente de 13 anos realiza ataque a tiros e mata dois professores em escola no Acre

    5 de maio de 2026252 views
Related News
Brasil

Governo libera R$ 68,6 milhões para combater incêndios e seca no Norte

Brasil

Buscas por Enem sobem com chegada da prova: tire as dúvidas mais procuradas

Brasil

Polícia prende grupo que usava deepfake de Gusttavo Lima em golpe de doação

Brasil

MEIs começam a receber mensagens do governo sobre perdão de dívidas

Brasil

CNM: Super El Niño já afetou 6,9 milhões de pessoas no Brasil desde julho

  • Quick Links:
  • destaque
  • Geral
  • Porto Velho
  • Brasil
  • Polícia
  • Política
  • Eleições 2026
  • ELEIÇÃO 2026
  • GOVERNO DE RONDÔNIA
  • RONDÔNIA
  • Interior
  • PREFEITURA DE PORTO VELHO
  • HOMEM
  • morto
  • Mundo
Hora 1 Rondonia
"Hora1Rondônia é um portal de notícias que se destaca pela cobertura ágil e direta dos principais acontecimentos locais e nacionais. Com mais de 8 anos de atuação, tornou-se referência em jornalismo popular e informativo, com foco em temas que impactam diretamente a vida dos rondonienses. Razão Social: Félix Relvas Comunicação e Publicidade LTDA, Localizada na Avenida Algodoeiro 5080, Bairro Cohab, Cep: (76807890), Porto Velho/RO, Contato via WhatsApp (69) 99987-7898, Email: jornalhora1rondonia@gmail.com, Editor Chefe Jornalista Cleidson Silva DRT: 1085
Quick Links
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
  • Eleições 2026
  • Contact Us
  • Advertise with US
  • Privacy Policy
  • Submit a Tip

© 2018-2026 https://hora1rondonia.com.br/ Todos os direitos reservados – CNPJ: 34.109.000/0001-46