Hora 1 Rondonia
terça-feira, 16 jun 2026
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
Newsletter
  • destaque
  • Porto Velho
  • GOVERNO DE RONDÔNIA
  • PREFEITURA DE PORTO VELHO
  • RONDÔNIA
  • HOMEM
  • Tiros
  • morto
Hora 1 RondoniaHora 1 Rondonia
Font ResizerAa
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
Search
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
Have an existing account? Sign In
Follow US
2018-2026 Todos os direitos reservados ao Portal de Notícias Hora1Rondônia
Início » Blog » Emprego e independência caminham lado a lado no planejamento da Casa da Mulher Brasileira
Geral

Emprego e independência caminham lado a lado no planejamento da Casa da Mulher Brasileira

Last updated: 16 de junho de 2026 2:57 pm
By
hora1rondonia
Share
5 Min Read
Iniciativa contribui para a criação de ambientes mais inclusivos e comprometidos com a igualdade de oportunidades
SHARE

Integração entre rede de proteção e empresas terceirizadas amplia perspectivas de renda para mulheres acompanhadas pelos serviços de atendimento

A busca por autonomia financeira é um dos maiores desafios enfrentados por mulheres que tentam reconstruir suas vidas após situações de violência ou vulnerabilidade social. Muitas delas precisam recomeçar do zero, enfrentando dificuldades para ingressar no mercado de trabalho justamente no momento em que mais necessitam de estabilidade e segurança.

Pensando nessa realidade, uma das iniciativas que irá fortalecer a atuação da futura Casa da Mulher Brasileira em Porto Velho é a legislação que permite priorizar mulheres atendidas pela rede de proteção em processos seletivos realizados por empresas terceirizadas que prestam serviços ao município.

A medida se soma ao conjunto de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da autonomia feminina e cria novas possibilidades para que mulheres em situação de vulnerabilidade tenham acesso ao emprego formal e à geração de renda.

Segundo Anne Cleyanne, a nova legislação cria um elo entre a rede de proteção e as empresas contratadas pelo município

A Casa da Mulher Brasileira, que será construída na Avenida Guaporé com a Rua Atlas, no bairro Três Marias, zona Leste da capital, foi planejada para oferecer atendimento integrado às mulheres vítimas de violência. Além dos serviços de acolhimento, apoio psicológico, assistência social, orientação jurídica e suporte policial, o espaço também terá papel importante na promoção da independência financeira das mulheres atendidas.

Segundo a coordenadora municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (CPPM), Anne Cleyanne, a nova legislação cria um elo entre a rede de proteção e as empresas contratadas pelo município, ampliando as oportunidades para quem busca reconstruir a própria vida. “A legislação estabelece que empresas contratadas pela Prefeitura poderão reservar ou priorizar parte de suas vagas para mulheres em situação de vulnerabilidade social, especialmente aquelas atendidas pela rede de proteção. Isso permite que mulheres acompanhadas pelos serviços municipais e estaduais tenham mais acesso às oportunidades de trabalho e consigam iniciar um novo ciclo com mais segurança e independência”.

Para Léo Moraes, a iniciativa é uma forma de transformar proteção em oportunidade

A coordenadora destaca que a iniciativa envolve diversos órgãos que já atuam diretamente no atendimento às mulheres, criando uma rede capaz de identificar perfis e encaminhar candidatas para processos seletivos. “Na prática, essa política cria uma parceria entre a rede de atendimento à mulher e os setores responsáveis pelos contratos municipais. As empresas passam a ter acesso a mulheres que já são acompanhadas por serviços como Cras, Creas, Cram, Delegacia Especializada, Defensoria Pública e também pelo programa Mulher Protegida. Isso facilita o encaminhamento para vagas e amplia as possibilidades de inserção no mercado de trabalho”.

Além de gerar oportunidades, a medida também fortalece a responsabilidade social das empresas que mantêm contratos com a administração municipal.

Ao aproximar empregadores de mulheres que estão reconstruindo suas trajetórias, a iniciativa contribui para a criação de ambientes mais inclusivos e comprometidos com a igualdade de oportunidades.

A expectativa é que a futura Casa da Mulher Brasileira funcione como uma porta de entrada para esse processo, reunindo informações, orientações e encaminhamentos que facilitem o acesso das mulheres aos programas sociais, cursos de qualificação e oportunidades de emprego disponíveis no município.

Para o prefeito Léo Moraes, criar mecanismos que aproximem mulheres em situação de vulnerabilidade do mercado de trabalho é uma forma de transformar proteção em oportunidade. “Garantir acolhimento é fundamental, mas oferecer condições para que essas mulheres reconstruam suas vidas é igualmente importante. Quando criamos oportunidades de emprego e renda, estamos ajudando mulheres a conquistarem autonomia, segurança e dignidade. Essa integração entre a rede de proteção e as empresas contratadas pelo município é mais uma ferramenta para fortalecer essa transformação social que queremos para Porto Velho”.

Texto: Jhon Silva
Fotos: Arquivo

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

TAGGED:destaquePREFEITURA DE PORTO VELHO
Share This Article
Whatsapp Whatsapp Telegram Email Copy Link Print
Previous Article Cristiane Lopes amplia oportunidades para famílias atípicas com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Alvorada do Oeste
Next Article Prefeitura reduz despesas para ampliar capacidade de investimentos
Nenhum comentário Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Hora 1 Rondônia
Mais lidas
  • BOMBA: Homem invade motel e encontra a esposa com um ‘galã de novela’ na suíte presidencial; veja vídeo

    23 de abril de 2026956 views
  • FINAL DAS BUSCAS: Após dias de angústia, corpo de “Gordinho da Revoada” é encontrado e Polícia intensifica investigação sobre execução

    1 de junho de 2026520 views
  • “Vou ligar pro meu pai”: filho chega mais cedo da escola e flagra mãe com amante debaixo da cama; veja vídeo

    16 de março de 2026308 views
  • ENTREGO MINHA VIDA A DEUS: Vídeo enviado à família indica execução de motorista de App desaparecido na fronteira entre Brasil e Bolívia

    31 de maio de 2026257 views
  • URGENTE: Adolescente de 13 anos realiza ataque a tiros e mata dois professores em escola no Acre

    5 de maio de 2026248 views
Related News
Geral

Rua do Hexa atrai multidões e vira novo cartão-postal de Porto Velho

Geral

Baixe o aplicativo do Ipam e agende consultas sem sair de casa

Geral

Proposta fortalece autonomia econômica de mulheres por meio da reserva de vagas de emprego

Geral

Publicado edital para credenciamento de quadrilhas juninas em Porto Velho

Geral

Sine Municipal disponibiliza 58 vagas de emprego para esta semana em Porto Velho

  • Quick Links:
  • destaque
  • Geral
  • Porto Velho
  • Polícia
  • Brasil
  • GOVERNO DE RONDÔNIA
  • Política
  • Interior
  • PREFEITURA DE PORTO VELHO
  • RONDÔNIA
  • HOMEM
  • Tiros
  • morto
  • acidente
  • Mundo
Hora 1 Rondonia
"Hora1Rondônia é um portal de notícias que se destaca pela cobertura ágil e direta dos principais acontecimentos locais e nacionais. Com mais de 8 anos de atuação, tornou-se referência em jornalismo popular e informativo, com foco em temas que impactam diretamente a vida dos rondonienses. Razão Social: Félix Relvas Comunicação e Publicidade LTDA, Localizada na Avenida Algodoeiro 5080, Bairro Cohab, Cep: (76807890), Porto Velho/RO, Contato via WhatsApp (69) 99987-7898, Email: jornalhora1rondonia@gmail.com, Editor Chefe Jornalista Cleidson Silva DRT: 1085
Quick Links
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
  • Contact Us
  • Advertise with US
  • Privacy Policy
  • Submit a Tip

© 2018-2026 https://hora1rondonia.com.br/ Todos os direitos reservados – CNPJ: 34.109.000/0001-46