Campanha atribuiu criação de sistema a Jair Bolsonaro
A peça veiculada nas redes sociais foi produzida por inteligência artificial em ritmo de funk e traz o bordão “no governo dele que brotou”.
O jingle retrata o uso cotidiano do Pix pelo trabalhador, em cenários como feira e transporte público.
É uma resposta da campanha de Flávio ao uso do governo Lula do slogan “o Pix é do Brasil”.
“Agora tem político querendo mudar a versão, tentando apagar a história na força da televisão. Mas a memória do povo não vende e não tem preço, quem viu tudo acontecer, não esquece o começo”, afirma um trecho da canção.
Na semana passada, Lula apareceu durante uma agenda pública com um cartaz com a frase escrita à mão.
O sistema de pagamento instantâneo foi um dos pontos da investigação comercial concluída pelo USTR (Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos) do governo Donald Trump e foi usado como parte da justificativa para mais uma proposta de tarifaço dos americanos contra o Brasil.
Apesar de ter sido lançado na gestão de Jair Bolsonaro, o Pix começou a ser preparado pela equipe técnica do Banco Central no período do governo de Michel Temer (MDB).
O BC tem autonomia e não sofre interferência do Executivo para fazer projetos do tipo.
Apoiadores do presidente Lula têm resgatado nas redes um vídeo do ex-presidente Jair Bolsonaro de 2020, quando foi abordado sobre o anúncio do Pix por um apoiador na porta do Palácio da Alvorada.
Na ocasião, Bolsonaro respondeu que não leu sobre o assunto e ouviu do apoiador uma explicação breve sobre o funcionamento do Pix.
“Não tomei conhecimento. Vou conversar esta semana com o Roberto Campos”, respondeu Bolsonaro à época.



