Hora 1 Rondonia
domingo, 24 maio 2026
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
Newsletter
  • destaque
  • Porto Velho
  • GOVERNO DE RONDÔNIA
  • PREFEITURA DE PORTO VELHO
  • RONDÔNIA
  • HOMEM
  • Tiros
  • morto
Hora 1 RondoniaHora 1 Rondonia
Font ResizerAa
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
Search
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
Have an existing account? Sign In
Follow US
2018-2026 Todos os direitos reservados ao Portal de Notícias Hora1Rondônia
Início » Blog » Transtornos mentais avançam 96% no mundo desde 1990, diz estudo
Brasil

Transtornos mentais avançam 96% no mundo desde 1990, diz estudo

Last updated: 24 de maio de 2026 12:52 am
By
hora1rondonia
Share
3 Min Read
SHARE

Estudo aponta que quase 1,2 bilhão de pessoas vivem atualmente com algum transtorno mental

Os transtornos mentais quase dobraram no mundo nas últimas três décadas e hoje afetam cerca de 1,17 bilhão de pessoas. O dado faz parte de um estudo publicado neste sábado (23/5) na revista científica The Lancet com base nas análises do Global Burden of Disease (GBD) 2023.

Segundo os pesquisadores, o número global de casos passou de 599 milhões em 1990 para 1,17 bilhão em 2023, um crescimento de 95,5% no período. O levantamento avaliou 12 transtornos mentais em 204 países e territórios.O estudo também aponta que os transtornos mentais representam atualmente uma das principais causas de incapacidade no mundo, com impacto importante sobre qualidade de vida, produtividade e bem-estar social.

Ansiedade e depressão concentram maior carga

Entre as condições analisadas, os transtornos de ansiedade e os transtornos depressivos aparecem entre os principais responsáveis pela carga global de doenças mentais.

De acordo com os dados divulgados pelo Institute for Health Metrics and Evaluation, os transtornos de ansiedade afetavam aproximadamente 470 milhões de pessoas em 2023. Já os transtornos depressivos maiores atingiam cerca de 236 milhões.

Os pesquisadores observaram diferenças importantes entre homens e mulheres. Mulheres apresentaram taxas mais altas de ansiedade e depressão, enquanto homens tiveram maior prevalência de transtornos do neurodesenvolvimento e transtornos de conduta.

O estudo também identificou que adolescentes e jovens entre 15 e 19 anos estão entre os grupos mais afetados pelos transtornos mentais atualmente.

Fatores sociais influenciam aumento dos casos

Os autores afirmam que diferentes fatores contribuíram para o crescimento global dos transtornos mentais nas últimas décadas. Entre os elementos citados estão pobreza, violência, insegurança, desigualdades sociais e isolamento.

A pandemia de Covid-19 também aparece como um fator associado ao agravamento da saúde mental em vários países, principalmente em relação aos sintomas de ansiedade e depressão.

Em comunicado divulgado pelo IHME, o pesquisador Damian Santomauro disse que “os dados reforçam a necessidade de ampliar políticas públicas voltadas à prevenção e ao tratamento em saúde mental”.

Segundo ele, muitos países ainda enfrentam dificuldades para oferecer atendimento adequado à população, apesar do aumento expressivo da demanda por cuidados psicológicos e psiquiátricos.

Os pesquisadores destacam que o impacto dos transtornos mentais durante a adolescência pode comprometer educação, relações sociais e desenvolvimento profissional ao longo da vida.

Por causa disso, os autores defendem maior investimento em prevenção, diagnóstico precoce e ampliação do acesso aos serviços de saúde mental, principalmente para jovens e grupos mais vulneráveis.

FONTE: METRÓPOLES
TAGGED:BrasildestaqueTRANSTORNO MENTAL
Share This Article
Whatsapp Whatsapp Telegram Email Copy Link Print
Previous Article Moraes decide reduzir pena de preso em MG que destruiu relógio no 8/1
Next Article METRALHADO: Motorista sofre tentativa de homicídio a tiros na capital
Nenhum comentário Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Hora 1 Rondônia
Mais lidas
  • BOMBA: Homem invade motel e encontra a esposa com um ‘galã de novela’ na suíte presidencial; veja vídeo

    23 de abril de 2026923 views
  • “Vou ligar pro meu pai”: filho chega mais cedo da escola e flagra mãe com amante debaixo da cama; veja vídeo

    16 de março de 2026300 views
  • URGENTE: Adolescente de 13 anos realiza ataque a tiros e mata dois professores em escola no Acre

    5 de maio de 2026241 views
  • BOMBA: Mulher estoura ‘cativeiro’ e fica chocada ao descobrir quem é amante do marido; Veja vídeo

    24 de março de 2026215 views
  • O PAU COMEU: Amigas ‘talaricas’ são pegas de surpresa por esposas e acabam na lama; veja vídeo

    9 de abril de 2026207 views
Related News
Política

Bruno Bolsonaro Scheid critica modelo de concessão da BR-364: “impacta até quem não tem carro”

Política

APRODIL destaca apoio de Alex Redano ao homem do campo

Justiça

MPRO e MPF ajuízam Ação Civil Pública para garantir energia elétrica em comunidades isoladas em Rondônia

Política

Investimento milionário: Marcos Rogério coloca novo terminal de Ji-Paraná na rota da entrega

Interior

Vereadora denuncia abandono de pacientes no Hospital Regional de Cacoal e cobra providências urgentes para salvar vidas

  • Quick Links:
  • destaque
  • Geral
  • Porto Velho
  • Polícia
  • Brasil
  • GOVERNO DE RONDÔNIA
  • Política
  • Interior
  • PREFEITURA DE PORTO VELHO
  • RONDÔNIA
  • HOMEM
  • Tiros
  • morto
  • acidente
  • PRESO
Hora 1 Rondonia
"Hora1Rondônia é um portal de notícias que se destaca pela cobertura ágil e direta dos principais acontecimentos locais e nacionais. Com mais de 8 anos de atuação, tornou-se referência em jornalismo popular e informativo, com foco em temas que impactam diretamente a vida dos rondonienses. Razão Social: Félix Relvas Comunicação e Publicidade LTDA, Localizada na Avenida Algodoeiro 5080, Bairro Cohab, Cep: (76807890), Porto Velho/RO, Contato via WhatsApp (69) 99987-7898, Email: jornalhora1rondonia@gmail.com, Editor Chefe Jornalista Cleidson Silva DRT: 1085
Quick Links
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
  • Contact Us
  • Advertise with US
  • Privacy Policy
  • Submit a Tip

© 2018-2026 https://hora1rondonia.com.br/ Todos os direitos reservados – CNPJ: 34.109.000/0001-46