Hora 1 Rondonia
sábado, 7 mar 2026
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
Newsletter
  • destaque
  • Porto Velho
  • GOVERNO DE RONDÔNIA
  • HOMEM
  • PREFEITURA DE PORTO VELHO
  • RONDÔNIA
  • morto
  • acidente
Hora 1 RondoniaHora 1 Rondonia
Font ResizerAa
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
Search
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
Have an existing account? Sign In
Follow US
2018-2026 Todos os direitos reservados ao Portal de Notícias Hora1Rondônia
Início » Blog » A missão de escoar o suor do campo em Porto Velho
Geral

A missão de escoar o suor do campo em Porto Velho

Last updated: 6 de março de 2026 9:02 pm
By
hora1rondonia
Share
4 Min Read
SHARE

Experiência na estrada garante que a produção rural chegue ao destino certo

O sol das nove da manhã já começa a castigar a pele, mas para Gildázio de Souza Hermogenes, motorista de 65 anos, o calor é apenas um companheiro de longa data. Sentado ao volante de uma caçamba Volvo da prefeitura de Porto Velho, ele preenche a quilometragem inicial de 5.300 km no relatório.

O destino é a Linha Primeiro de Maio, onde cerca de 3 toneladas de milho, distribuídas em 120 sacos de 28 kg cada, aguardam para serem transportadas. Este não é apenas um transporte, é o elo final de um ciclo de trabalho do produtor rural, garantido pelo programa Transporte da Produção Rural realizado pela Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagric).

Gildázio é um veterano das estradas de Porto Velho. Com quase 20 anos nessa atividade, ele encontrou sua verdadeira vocação quando passou a integrar a divisão que realiza o transporte da produção agrícola. Antes disso, a realidade era outra, ele trabalhava no sistema prisional.

“É um trabalho gratificante para mim. Faço isso com todo carinho e muito prazer, não faço só por fazer”, afirma o motorista, que, mesmo após um infarto e a retirada de uma veia, não pensa em parar. O fruto de tanto esforço do “transporte”, ajudou Gildázio a conseguir realizar o sonho de comprar um apartamento para a filha mais velha, garantindo a segurança que ele próprio não teve na juventude.

Os desafios, porém, não são poucos. Na época das chuvas, os ramais sem cascalho se transformam em armadilhas de lama onde os caminhões, muitas vezes antigos, acabam atolando. Gildázio recorda com detalhes as dificuldades de anos anteriores, como no “Rio do Contra”, onde carretas ficavam atravessadas nas ladeiras, forçando o retorno e a busca de desvios de até 60 km para chegar ao destino.

Hoje, com a experiência de quem já realizou mais de 25 viagens apenas nos dois primeiros meses de 2026, ele opera com a precisão de quem conhece cada curva e cada necessidade dos produtores de mandioca, melancia e milho.

GESTÃO NO CAMPO

Léo Moraes destaca a importância de garantir que o suporte chegue diretamente à porteira do produtorLéo Moraes destaca a importância de garantir que o suporte chegue diretamente à porteira do produtor

O trabalho realizado por servidores como Gildázio é peça fundamental nas políticas públicas de apoio à agricultura familiar em Porto Velho. O prefeito Léo Moraes destaca a importância de garantir que o suporte chegue diretamente à porteira do produtor.

“Nossa gestão entende que o produtor rural é a mola propulsora da nossa economia. Por isso, investir na logística e no transporte da produção, com servidores dedicados como o Sr. Gildázio, é garantir que o alimento chegue à mesa e o lucro fique com quem trabalha a terra.”

Para Gildázio, cada viagem para atender produtores como o Sr. Ivone é uma nova página em sua vasta coleção de histórias. Ele segue preenchendo seus relatórios com cuidado, sabendo que cada quilômetro rodado representa o desenvolvimento de uma região que ele aprendeu a amar. “Para mim, todas as partes do meu trabalho são boas. É a minha profissão e eu a escolhi”, conclui, antes de engatar a marcha e seguir viagem rumo a mais um embarque de safra.

Texto: Maximus Vargas
Foto: José Carlos

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

 

- Advertisement -
TAGGED:PREFEITURA DE PORTO VELHO
Share This Article
Whatsapp Whatsapp Telegram Email Copy Link Print
Previous Article Polícia Civil prende suspeitos de homicídio e apreende armas em Rondônia
Next Article Prefeitura amplia ações de enfrentamento à violência contra a mulher
Nenhum comentário Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Hora 1 Rondônia
Mais lidas
  • URGENTE: Vaza vídeo do momento em que bandidos encapuzados invadem casa e matam PM e amigo; ASSISTA

    27 de fevereiro de 2026125 views
  • Força tática do 5º bpm prende mulher com fuzis, drogas, moto roubada e drone em porto velho

    24 de fevereiro de 2026124 views
  • TORTURA ATÉ A MORTE: Pai, Madrasta e avó seguem presos suspeitos pela morte de adolescente na zona leste

    25 de fevereiro de 2026107 views
  • URGENTE: Adolescente de 16 anos é encontrada morta com marcas de violência dentro de casa em Porto Velho

    25 de fevereiro de 202698 views
  • Neta se entrega após matar o avô e deixar a avó hospitalizada; veja vídeo

    27 de fevereiro de 202697 views
- Advertisement -
Related News
Geral

Prefeitura monitora qualidade da água no Parque Natural e Viveiro Municipal

Geral

“Construindo Campeões” é fortalecido nas escolas municipais

Geral

Curta-metragem de Porto Velho conquista cenário internacional

Geral

Entregadores de delivery terão estrutura completa atrás do shopping

Geral

Março Lilás orienta sobre prevenção ao câncer do colo do útero

  • Quick Links:
  • destaque
  • Geral
  • Porto Velho
  • Polícia
  • Brasil
  • GOVERNO DE RONDÔNIA
  • HOMEM
  • Política
  • PREFEITURA DE PORTO VELHO
  • Interior
  • RONDÔNIA
  • morto
  • acidente
  • Tiros
  • Hora1Rondonia
Hora 1 Rondonia
"Hora1Rondônia é um portal de notícias que se destaca pela cobertura ágil e direta dos principais acontecimentos locais e nacionais. Com mais de 8 anos de atuação, tornou-se referência em jornalismo popular e informativo, com foco em temas que impactam diretamente a vida dos rondonienses. Razão Social: Félix Relvas Comunicação e Publicidade LTDA, Localizada na Avenida Algodoeiro 5080, Bairro Cohab, Cep: (76807890), Porto Velho/RO, Contato via WhatsApp (69) 99987-7898, Email: jornalhora1rondonia@gmail.com, Editor Chefe Jornalista Cleidson Silva DRT: 1085
Quick Links
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
  • Contact Us
  • Advertise with US
  • Privacy Policy
  • Submit a Tip

© 2018-2026 Hora1Rondonia.com.br, Todos os direitos reservados – CNPJ: 34.109.000/0001-46