Brasil – Os estudantes pré-selecionados no processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao primeiro semestre de 2026, deverão fazer a complementação das informações prestadas no processo de inscrição de 20 a 24 de fevereiro. A complementação é realizada exclusivamente pela internet no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Para verificar se foi pré-selecionado, basta o candidato acessar o Sistema do Fies e fazer login com a conta Gov.br. Os pré-selecionados devem clicar no botão correspondente à complementação para registrar as informações da inscrição conforme exigido pelo sistema. O resultado da pré-seleção do Fies foi divulgado na quinta-feira, 19 de fevereiro, no Portal Acesso Único.
Todos os inscritos no Fies que não foram pré-selecionados na chamada regular foram incluídos na lista de espera automaticamente. O período de convocação por meio da lista de espera será de 26 de fevereiro a 10 de abril.
Neste semestre, o MEC está ofertando 67.301 vagas em 1.421 universidades, faculdades e centros universitários, para 19.834 cursos e turnos. Em 2026, o total de vagas do Fies a serem ofertadas é 112.168. As demais vagas e aquelas eventualmente não ocupadas nesta edição serão ofertadas na edição do segundo semestre.
Próximas etapas – Em até cinco dias úteis após a data da complementação da inscrição, o candidato deverá validar as informações junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino superior, por meio da entrega física ou eletrônica da documentação exigida. A validação deverá ser feita a partir do dia seguinte à complementação da inscrição e em até cinco dias úteis.
O estudante também precisará validar suas informações junto a um agente financeiro no prazo de até dez dias, contados a partir do terceiro dia útil após a validação da inscrição pela CPSA. A contratação poderá ser realizada de forma digital ou presencial, mas dependerá da disponibilidade do agente financeiro.




