Hora 1 Rondonia
segunda-feira, 1 jun 2026
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
Newsletter
  • destaque
  • Porto Velho
  • GOVERNO DE RONDÔNIA
  • PREFEITURA DE PORTO VELHO
  • RONDÔNIA
  • HOMEM
  • Tiros
  • morto
Hora 1 RondoniaHora 1 Rondonia
Font ResizerAa
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
Search
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
Have an existing account? Sign In
Follow US
2018-2026 Todos os direitos reservados ao Portal de Notícias Hora1Rondônia
Início » Blog » Política Corporativa de Segurança da Informação é instituída pelo governo de Rondônia no Iperon
Geral

Política Corporativa de Segurança da Informação é instituída pelo governo de Rondônia no Iperon

Last updated: 27 de janeiro de 2026 11:59 am
By
hora1rondonia
Share
4 Min Read
SHARE

Com o objetivo de assegurar a proteção das informações institucionais em todos os meios, formas e suportes, o governo de Rondônia instituiu a Política Corporativa de Segurança da Informação (PCSI) no Instituto de Previdência dos Servidores Públicos  (Iperon). A medida foi aprovada por unanimidade pelo Conselho de Administração do Instituto, durante a 9ª Reunião Ordinária e formalizada por meio da Resolução nº 37/2025/IPERON-DIRE X, publicada no Diário Oficial do Estado de Rondônia (Diof), em 8 de janeiro de 2026.

A nova política estabelece princípios, diretrizes, responsabilidades e controles voltados à garantia da confidencialidade, integridade, disponibilidade, autenticidade e rastreabilidade das informações sob custódia do Instituto. A PCSI aplica-se a todos os ativos de informação e sistemas do Iperon, abrangendo servidores efetivos e comissionados, estagiários, colaboradores, conselheiros, prestadores de serviço, terceiros autorizados e empresas contratadas que tenham acesso aos dados ou ambientes tecnológicos.

A PCSI aplica-se a todos os ativos de informação e sistemas do Iperon

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a iniciativa representa um avanço importante na gestão pública estadual. “A segurança da informação é um pilar fundamental para garantir a confiança da população e a eficiência dos serviços públicos. A instituição dessa política pelo Iperon demonstra o compromisso da gestão estadual com a modernização, a proteção de dados e a responsabilidade no tratamento das informações dos servidores”, destacou.

O presidente do Iperon, Tiago Cordeiro ressaltou que a Política Corporativa de Segurança da Informação fortalece a governança institucional e amplia a confiabilidade dos processos internos. “A PCSI consolida diretrizes essenciais para a proteção das informações previdenciárias e para a segurança dos nossos sistemas. Trata-se de um instrumento fundamental para garantir a continuidade dos serviços, a transparência e a credibilidade do Instituto junto aos servidores públicos”.

Ad imageAd image

Já o diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação, Rudny Wallas Alves destacou o aspecto técnico e preventivo da medida. “A Política estabelece padrões claros de segurança, define responsabilidades e orienta a adoção de boas práticas, desde a concepção dos sistemas até a resposta aos incidentes. É um avanço significativo para a maturidade tecnológica do Iperon e para a proteção dos dados sob nossa responsabilidade”.

More Read

Corrida Detran em Movimento une esporte, saúde e conscientização no trânsito
Lançamento do Referencial Curricular da Educação Digital Escolar acontece dias 2 e 3 de junho, em Porto Velho
Sine Municipal disponibiliza mais 67 vagas de emprego em PVH
Corujão da Iluminação reforça segurança e melhora visibilidade nas principais avenidas de PVH

Entre as diretrizes previstas estão a gestão de riscos de segurança da informação, o controle de acesso físico e lógico, a prevenção e resposta a incidentes, a adoção de práticas de segurança desde a concepção dos sistemas e a implementação de planos de backup, contingência e recuperação de desastres. A Política também prevê ações permanentes de conscientização e capacitação, visando fortalecer a cultura de segurança da informação no âmbito institucional.

A PCSI está alinhada à legislação vigente, especialmente à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), à  Lei Complementar Estadual nº 1.100/2021 e às normas técnicas da série ABNT NBR ISO/IEC 27000. Com a instituição da nova Política, o Iperon reforça seu compromisso com a governança, a transparência e a proteção das informações previdenciárias dos servidores públicos do Estado de Rondônia.

Fonte
Texto: Amanda Barbosa
Fotos: Amanda Barbosa
Secom – Governo de Rondônia

More Read

Inscrições para o Casamento Comunitário da Prefeitura de Porto Velho seguem até 12 de junho
Prefeitura de Porto Velho implanta novo sistema de rodízio na Central de Óbitos
Operação Cidade Limpa já retirou mais de 128 mil toneladas de resíduos da capital
Rotatória da avenida Tiradentes com Rio Madeira ganha projeto paisagístico
TAGGED:destaque
Share This Article
Whatsapp Whatsapp Telegram Email Copy Link Print
Previous Article Aquisições ampliam tecnologia, conforto e logística escolar na rede estadual na volta às aulas
Next Article Rodovia 418 recebe melhorias no trecho entre Cacoal e Rondolândia, garantindo mais segurança na trafegabilidade
Hora 1 Rondônia
Mais lidas
  • BOMBA: Homem invade motel e encontra a esposa com um ‘galã de novela’ na suíte presidencial; veja vídeo

    23 de abril de 2026941 views
  • “Vou ligar pro meu pai”: filho chega mais cedo da escola e flagra mãe com amante debaixo da cama; veja vídeo

    16 de março de 2026306 views
  • URGENTE: Adolescente de 13 anos realiza ataque a tiros e mata dois professores em escola no Acre

    5 de maio de 2026246 views
  • VEJA: Profissional é flagrado fazendo sexo em cima de maca dentro de unidade de saúde

    22 de maio de 2026234 views
  • BOMBA: Mulher estoura ‘cativeiro’ e fica chocada ao descobrir quem é amante do marido; Veja vídeo

    24 de março de 2026222 views
Related News
Polícia

ENTREGO MINHA VIDA A DEUS: Vídeo enviado à família indica execução de motorista de App desaparecido na fronteira entre Brasil e Bolívia

Geral

Prefeito Léo Moraes promove ação que sorteia camisa oficial da Seleção Brasileira autografada e itens exclusivos para a população

Interior

FATALIDADE: Homem morre após sofrer grave corte no pé durante discussão familiar em Ji-Paraná

Interior

Polícia prende dois suspeitos investigados por abuso sexual coletivo de jovem durante festa em Vilhena

Interior

Tragédia na RO-010: Jovem de 24 anos morre após colisão frontal entre motocicleta e ambulância particular

  • Quick Links:
  • destaque
  • Geral
  • Porto Velho
  • Polícia
  • Brasil
  • GOVERNO DE RONDÔNIA
  • Política
  • Interior
  • PREFEITURA DE PORTO VELHO
  • RONDÔNIA
  • HOMEM
  • Tiros
  • morto
  • acidente
  • PRESO
Hora 1 Rondonia
"Hora1Rondônia é um portal de notícias que se destaca pela cobertura ágil e direta dos principais acontecimentos locais e nacionais. Com mais de 8 anos de atuação, tornou-se referência em jornalismo popular e informativo, com foco em temas que impactam diretamente a vida dos rondonienses. Razão Social: Félix Relvas Comunicação e Publicidade LTDA, Localizada na Avenida Algodoeiro 5080, Bairro Cohab, Cep: (76807890), Porto Velho/RO, Contato via WhatsApp (69) 99987-7898, Email: jornalhora1rondonia@gmail.com, Editor Chefe Jornalista Cleidson Silva DRT: 1085
Quick Links
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
  • Contact Us
  • Advertise with US
  • Privacy Policy
  • Submit a Tip

© 2018-2026 https://hora1rondonia.com.br/ Todos os direitos reservados – CNPJ: 34.109.000/0001-46