• Latest
  • Trending

Irmão de Marcos Rocha pede vaga no Avante; governador mais próximo do PSD; Bagattoli foi escanteado pelo PL e está triste

1 de dezembro de 2025

REVOLTANTE: Caminhoneiro bêbado atropela e mata menino que brincava na rua; veja vídeo

1 de dezembro de 2025

TRÂNSITO: Por unanimidade, Contran aprova resolução que democratiza acesso à CNH; entenda o que muda

1 de dezembro de 2025

Fortalecimento da governança e sustentabilidade do Plano Pena Justa são debatidos durante encontro nacional, em Brasília

1 de dezembro de 2025

Cerca de 500 agentes especialistas são formados para reforçar fiscalização e educação no trânsito

1 de dezembro de 2025

Desempenho da natação leva Rondônia ao pódio oito vezes nas Paralimpíadas Escolares 2025

1 de dezembro de 2025

Investimentos do governo de RO em assistência social fortalecem proteção às famílias de Pimenta Bueno

1 de dezembro de 2025

Governo de RO consolida 2025 como ano histórico de investimentos e avanços na malha viária do estado

1 de dezembro de 2025

RECONHECIMENTO: Porto Velho presta homenagem ao ferroviário Paulo Ramos

1 de dezembro de 2025

PROTEÇÃO DOS PETS: Mais de 90 pontos recebem vacinação antirrábica

1 de dezembro de 2025

Lendas do futebol vivem jornada inesquecível em Porto Velho

1 de dezembro de 2025

Competição retorna ao Rio Madeira após oito anos e encerra a Agrotec 2025

1 de dezembro de 2025

Mutirão Rio Limpo reúne caiaqueiros e pescadores no encerramento da Agrotec 2025

1 de dezembro de 2025
1 de dezembro de 2025
  • Login
  • Geral
  • Brasil
  • Polícia
  • Política
  • Interior
  • Justiça
  • Esporte
  • Mundo
  • Concursos
  • Agrotec 2025
  • Contato
No Result
View All Result
Hora1Rondônia
No Result
View All Result

Irmão de Marcos Rocha pede vaga no Avante; governador mais próximo do PSD; Bagattoli foi escanteado pelo PL e está triste

A íntegra da coluna redigida por Herbert Lins

by hora1rondonia
1 de dezembro de 2025
in Geral
A A
0
Compartilhar essa notícia:

Em rede nacional, Lula comemora projeto e IR e ataca “privilégios” da elite

CARO LEITOR, o presidente Lula (PT-SP) na noite de ontem (30/01), fez um pronunciamento exaltando a lei que isenta do IR (Imposto de Renda) quem recebe até R$ 5.000. A medida é a maior promessa de governo do presidente e uma de suas apostas para as eleições de 2026. O tema do pronunciamento foi de candidato à reeleição, ressaltando que a medida de seu governo sobre o IR corrige uma injustiça de um século. No discurso à nação, Lula fez questão de destacar: “O Brasil mudou nessa última semana. Pela primeira vez, mais de cem anos após o início do Imposto de Renda, privilégios de uma pequena elite financeira deram lugar a conquistas para a maioria do povo brasileiro”. O conteúdo do discurso e a ênfase da mensagem atacando os privilégios das elites atestam a estratégia eleitoral de comunicação política para as eleições do próximo ano. Neste caso, a economia e a inclusão social serão a estrela na defesa da continuidade e no enfrentamento dos adversários na disputa eleitoral que começou faz tempo. Agora, resta saber quem da direita, centro-direita, centro-esquerda e extrema-esquerda enfrentará Lula no palanque on-line e off-line.

Prática 

O marketing oficial, comandado pelo ministro Sidônio Pereira, adotou um vocabulário para as eleições do próximo ano, jogando a classe pobre e média contra as elites brasileiras escambistas e protegidas por privilégios vergonhosos para quem sonha com um Estado do bem-estar social, pensado e colocado em prática pelo presidente dos EUA Franklin Delano Roosevelt.

Economia

A oposição pode criticar. Está em seu direito legítimo. Aliás, é sua obrigação expor o que considera erros da gestão petista na condução dos destinos dos brasileiros. Como a extrema-direita vai contestar o desempenho econômico do triênio da economia por conta da menor taxa de desemprego na história, inflação sob absoluto controle e aumento da renda média.

Assistencialista

Além da isenção do IR, o presidente Lula (PT-SP) recorre a programas sociais como Bolsa Família, Minha Casa-Minha Vida, Gás de cozinha para todos, bolsa de estudos, medicamentos a custo zero etc., como estratégia eleitoral assistencialista. Enquanto isso, a direita, a reboque da extrema-direita, segue com uma única bandeira: segurança pública.

Segurança

A segurança é um tema sensível e figurará no topo dos temas das eleições de 2026. Mas o que os partidos de centro, direita, centro-direita e extrema-direita têm a oferecer ao eleitor brasileiro além de banho de sangue? Ainda que a bandeira única da segurança pública tenha dominado o mundo, os problemas da vida real são muito mais profundos.

Apocalíptico

O discurso apocalíptico de que o Brasil pararia com a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (P-RJ) – principal líder da extrema-direita brasileira – se desmanchou no ar. Por que disso isso? Poucos gatos pingados compareceram aos atos de ontem (3) no Brasil afora para contestar a prisão de Bolsonaro, condenado por atentar contra a democracia brasileira.

Bob

O bolsonarismo derrete com os movimentos dos filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ). O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), autoexilado nos EUA e vivendo no seu “mundo de bob”, continua atacando o Brasil e os demais líderes da extrema-direita.

Perdido 

O vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) segue chorando nas redes sociais porque perdeu o “colinho de papis”. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) continua perdido nas articulações e o filho mais novo, vereador Renan Bolsonaro (PL-SC), segue invisível.

Linda

Já a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL-DF), mais linda como nunca, alegre e sorridente, segue pelo país afora cumprindo agenda como presidente do PL Mulher. Em Fortaleza (CE), no final de semana, Michelle criticou o deputado federal André Fernandes (PL-CE) mediante o alinhamento político do PL cearense com o ex-presidenciável Ciro Gomes (PSDB-CE).

Consentimento

O deputado federal André Fernandes (PL-CE), respondeu à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL-DF) que tinha o consentimento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) para se aproximar de Ciro Gomes (PSDB-CE). Segundo André, o importante é tirar o PT do governo do Ceará.

Ciro

O ex-presidenciável Ciro Gomes (PSDB-CE), agora no PSDB e pré-candidato a governador no Ceará, recebeu o apoio dos partidos de direita e extrema-direita, a exemplo do PL, no sentido de derrotar o PT nas eleições de 2026. Ciro é a promessa para tirar o PT do governo do Ceará, que já governa o estado por quase duas décadas.

Descontente

Falando em promessa, fontes da extrema-direita revelaram à coluna que o senador Jaime Bagattoli (PL-Vilhena) anda descontente porque foi escanteado das discussões internas do PL no tocante à corrida eleitoral pelo Palácio Rio Madeira nas eleições de 2026, sede do governo estadual. Segundo a fonte, Bagattoli ficará limitado a ter a vaga assegurada para fazer da esposa, ex-vereadora de Vilhena, Sandra Melo, deputada federal.

Alijado 

Enquanto o senador Jaime Bagattoli (PL-Vilhena) foi alijado da discussão interna do PL referente ao processo sucessório do governador Coronel Marcos Rocha (União Brasil-Porto Velho), o senador Marcos Rogério (PL-Ji-Paraná), como pré-candidato a governador, segue correndo o trecho visitando prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, lideranças religiosas e recebendo a imprensa, como estratégia de aproximação. É um outro Rogério se comparado às eleições de 2022.

Desembarcar

Falando em estratégia, o governador Coronel Marcos Rocha (União Brasil-Porto Velho) está cada vez mais próximo de embarcar no PSD, comandado pelo ex-senador Expedito Júnior (PSD-Rolim de Moura) e dividir palanque com o pré-candidato a governador da legenda kassabista, prefeito de Cacoal, Adailton Fúria (PSD-Cacoal). Neste caso, Rocha seguirá por caminhos opostos ao do vice-governador Sérgio Gonçalves (União Brasil-Porto Velho).

Caixinha I

Falando em caminhos, o vice-governador Sérgio Gonçalves (União Brasil-Porto Velho) abriu caixinhas de diálogos nas redes sociais para internautas. Na caixinha: “O Rocha te demitiu. Ele tem medo de você ou só estava com inveja do seu cabelo?” Sérgio respondeu: “Existem dias de céu azul e chuvoso, prefiro pensar que só foi inveja do cabelo.”

Caixinha II

No quadro das caixinhas de diálogos nas redes sociais, o vice-governador Sérgio Gonçalves (União Brasil-Porto Velho) defende um governo com eficiência, sensibilidade com as dores da população e com maior capacidade de entrega e resultados. Contudo, Sérgio parece esquecer que faz parte do governo Marcos Rocha (União Brasil-Porto Velho) desde o início da gestão frente ao Palácio Rio Madeira como secretário de Indústria e vice-governador.

Combinar

Falando em Palácio, a ala palaciana que defende a permanência do governador Coronel Marcos Rocha (União Brasil-Porto Velho) até o término do mandato, esqueceram de combinar com a primeira-dama Luana Rocha e o irmão do governador, Sandro Rocha. Luana segue articulando e construindo sua base de apoio para sua pré-candidatura a deputada federal e Sandro Rocha dialoga com presidentes de partidos para figurar na nominata de deputado estadual.

Avante

Falando em dialogar, o irmão do governador Sandro Rocha, atual diretor-geral do DETRAN/RO, conversou com o presidente estadual do Avante, ex-deputado estadual Jair Montes (Avante-Porto Velho), e pediu vaga na nominata de deputados estaduais. Sandro começa a se movimentar para conquistar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Rondônia nas eleições do próximo ano.

Entrega I

O deputado estadual Alan Queiroz (Podemos-Porto Velho) realizou no final de semana, entrega no município de Campo Novo de Rondônia. Ladeado pelo prefeito Alexandre do Fortaleza (União Brasil-Porto Velho), entregou tanques de resfriamento de leite à associação rural, implementos agrícolas e recurso para realização da festa do réveillon.

Entrega II

Falando em entrega, o deputado estadual Alan Queiroz (Podemos-Porto Velho) anunciou ao lado do prefeito de Rolim de Moura, Aldo Júlio (União Brasil-Rolim de Moura), a liberação de R$ 600 mil para compra de medicamentos e liberação do FITHA para serem investidos na recuperação de estradas rurais daquele importante município da Zona da Mata.

Social

O deputado estadual Alan Queiroz (Podemos-Porto Velho) também levou o seu projeto social “Todos têm direito a sorrir” ao município de Jorge Teixeira. Alan começou o projeto de atendimento odontológico como vereador de Porto Velho num pequeno trailer. Agora, como deputado estadual, Alan atende comunidades inteiras num micro-ônibus odontológico adquirido com recursos próprios.

Organização

O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Edinho Silva (PT-SP), esteve no final de semana em Porto Velho (RO), participando de plenária com a militância petista rondoniense. Edinho tem percorrido estados para dialogar com bases partidárias, fortalecer a articulação interna e discutir estratégias de organização partidária, conjuntura nacional e prioridades regionais para as eleições de 2026.

Derrota

A empresa Marquise sofreu mais uma derrota na Justiça na semana passada. No processo 0453617-73.2025.3.00.0000, o pedido da empresa foi julgado improcedente, decisão proferida pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ministro paraibano Herman Benjamin, em Brasília. A empresa buscava, por meio da ação, permanecer no contrato de coleta de resíduos em Porto Velho (RO). O contrato segue com o consórcio ECOPVH para realizar a coleta de lixo da capital.

Apresentou

Eleito prefeito de Vilhena para um mandato tampão de menos de um ano e reeleito nas eleições municipais de 2024, o delegado de Polícia Federal Flori Cordeiro (Podemos-Vilhena), em menos de dois anos e meio no exercício do mandato como prefeito da cidade Portal da Amazônia, apresentou oficialmente na sexta-feira (28), o sistema de transporte gratuito para a população de Vilhena.

Transporte

O transporte gratuito de Vilhena já vinha funcionando em fase de teste com 13 ônibus modelo BRT e adaptados para cadeirantes. Para ter acesso gratuito aos ônibus, o cidadão não precisa de carteirinha. Por sua vez, o transporte gratuito atenderá os 108 mil habitantes de Vilhena.

Promessa

Segundo o prefeito Flori Cordeiro (Podemos-Vilhena): “Muita gente não acreditou na promessa de campanha, mas agora podem circular nos ônibus gratuitamente para os quatro cantos da cidade. Com isso, é menos carro e moto circulando na cidade e o meio ambiente agradece.”

Sério

Falando sério, a nova lei do IR de quem recebe até R$ 5.000, que passa a valer a partir de janeiro de 2026, reduz o número de pagadores de IR ao menor patamar desde a pandemia, quando o presidente Lula (PT-SP) assumiu a promessa na campanha eleitoral de modificar a tabela do IR. Agora, falta coragem à equipe econômica do Governo Lula III para dividir o bolo defendido pelo ex-ministro Delfin Neto nos tempos da Ditadura Militar: “Vamos crescer o bolo para depois dividi-lo”.

Comente!
Compartilhar essa notícia:
Tags: destaqueELEIÇÕES 2026governador
Previous Post

Fortalecimento da governança e sustentabilidade do Plano Pena Justa são debatidos durante encontro nacional, em Brasília

Next Post

TRÂNSITO: Por unanimidade, Contran aprova resolução que democratiza acesso à CNH; entenda o que muda

MAIS NOTÍCIAS

Geral

Fortalecimento da governança e sustentabilidade do Plano Pena Justa são debatidos durante encontro nacional, em Brasília

1 de dezembro de 2025
Geral

Cerca de 500 agentes especialistas são formados para reforçar fiscalização e educação no trânsito

1 de dezembro de 2025
Geral

Governo de RO consolida 2025 como ano histórico de investimentos e avanços na malha viária do estado

1 de dezembro de 2025
Geral

RECONHECIMENTO: Porto Velho presta homenagem ao ferroviário Paulo Ramos

1 de dezembro de 2025
Next Post

TRÂNSITO: Por unanimidade, Contran aprova resolução que democratiza acesso à CNH; entenda o que muda

Notícias mais lidas!

  • Homem lambe a faca suja de sangue após matar jovem na zona leste de Porto Velho

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Mulher que espancou jovem na frente de criança recebe surpresa dolorosa do próprio marido

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • AGORA: Facção criminosa declara guerra contra forças de segurança em Rondônia após morte de sete integrantes

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
Hora1Rondônia

TODOS OS DIREITOS SÃO RESERVADOS AO HORA1RONDONIA© 2019 - 2025 JORNAL ELETRONICO P. B. B. R. FELIX MARKETING E COMUNICAÇÃO

NAVEGAÇÃO DO SITE

  • Geral
  • Brasil
  • Polícia
  • Política
  • Interior
  • Justiça
  • Esporte
  • Mundo
  • Concursos
  • Agrotec 2025
  • Contato

REDES SOCIAS

No Result
View All Result
  • Geral
  • Brasil
  • Polícia
  • Política
  • Interior
  • Justiça
  • Esporte
  • Mundo
  • Concursos
  • Agrotec 2025
  • Contato

TODOS OS DIREITOS SÃO RESERVADOS AO HORA1RONDONIA© 2019 - 2025 JORNAL ELETRONICO P. B. B. R. FELIX MARKETING E COMUNICAÇÃO

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a consentir a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.