• Latest
  • Trending

Equipes do Béra Hackathon 2025 mostram o potencial da inovação em Porto Velho

21 de outubro de 2025

CAPOTOU: Idosa de 74 anos avança preferencial, causa grave acidente e é socorrida ao Hospital João Paulo II

7 de dezembro de 2025

IMPRUDÊNCIA: Motociclista sofre fraturas graves após ser atingido por motorista embriagado; suspeito foi preso

7 de dezembro de 2025

URGENTE: Homem é baleado em atentado durante a madrugada em distribuidora na Zona Leste de Porto Velho

7 de dezembro de 2025

URGENTE: Jovem motociclista de 20 anos morre após violenta colisão contra muro da Secretaria de Obras

6 de dezembro de 2025

Copa 2026: Brasil cai em chave com Marrocos, Escócia e Haiti

5 de dezembro de 2025

21 anos de cadeia para filho de ex prefeito de Candeias do Jamari e comparsa que mataram homem após briga por dívida

5 de dezembro de 2025

Governo de RO orienta sobre a Chamada Escolar e etapas da matrícula para 2026

5 de dezembro de 2025

Coleta externa registra 35 bolsas de sangue e reforça crescimento das doações em Rondônia

5 de dezembro de 2025

Governo de RO consolida avanços e intensifica a modernização e segurança no trânsito em 2025

5 de dezembro de 2025

Ruas de Ji-Paraná passam por recuperação asfáltica com serviços do governo de Rondônia

5 de dezembro de 2025

Ações do governo de RO impulsionam eficiência de gastos públicos e serviços para o cidadão em 2025

5 de dezembro de 2025

Rondônia avança em preservação ambiental e gestão de recursos hídricos em 2025

5 de dezembro de 2025
7 de dezembro de 2025
  • Login
  • Geral
  • Brasil
  • Polícia
  • Política
  • Interior
  • Justiça
  • Esporte
  • Mundo
  • Concursos
  • Agrotec 2025
  • Contato
No Result
View All Result
Hora1Rondônia
No Result
View All Result

Equipes do Béra Hackathon 2025 mostram o potencial da inovação em Porto Velho

Evento realizado no Ifro fortaleceu o ecossistema de inovação e premiou projetos com soluções tecnológicas para desafios reais da capital

by hora1rondonia
21 de outubro de 2025
in Geral
A A
0
Compartilhar essa notícia:
O espírito de inovação e empreendedorismo tomou conta do Instituto Federal de Rondônia (Ifro) – Campus Calama, durante três dias intensos de aprendizado e colaboração, entre sexta, sábado e domingo, com a realização do Béra Hackathon 2025. A maratona de tecnologia e criatividade reuniu estudantes, profissionais e empreendedores de diversas áreas em busca de soluções inovadoras para os desafios do município de Porto Velho.

O evento é uma iniciativa da parceria entre a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação e Pesquisa (SMTI) e da Agência de Regulação e Desenvolvimento de Porto Velho (ARDPVH), Sebrae Rondônia e o Ifro. O objetivo foi estimular o desenvolvimento de ideias e negócios inovadores, promovendo a cultura empreendedora, o protagonismo jovem e a integração entre academia e setor público.

Durante a maratona, os participantes vivenciaram etapas de ideação, modelagem de negócios, prototipagem e pitch, em uma jornada prática e imersiva orientada por mentores e especialistas. As equipes foram desafiadas a criar soluções tecnológicas aplicáveis à realidade da capital, culminando no Demoday, momento em que os projetos foram apresentados a uma banca avaliadora composta por empresários e representantes do ecossistema de inovação local.

Equipes foram desafiadas a criar soluções tecnológicas aplicáveis à realidade da capitalEquipes foram desafiadas a criar soluções tecnológicas aplicáveis à realidade da capital

O superintendente da SMTI, Cezar Marini, destacou o impacto positivo da iniciativa. “O Béra Hackathon mostrou o potencial inovador que temos em Porto Velho. Ver jovens e profissionais unidos para resolver problemas reais da cidade é algo inspirador. Este evento reforça o compromisso da Prefeitura com o fomento à tecnologia, à pesquisa e à inovação como ferramentas de transformação social”.

O analista de inovação do Sebrae Rondônia, Rangel Miranda, também ressaltou a importância do evento e o alto nível dos projetos apresentados. “Foram três dias de muita troca de conhecimento, criatividade e colaboração. As equipes surpreenderam pela qualidade das soluções propostas e pelo comprometimento em buscar impacto real. O Hackathon deixa um legado de aprendizado e conexões, e agora celebramos os vencedores que se destacaram com ideias promissoras”, destacou.

PRIMEIRO LUGAR – PING ASSESSOR.IA

Projeto Ping Assessor.ia conquistou o primeiro lugarProjeto Ping Assessor.ia conquistou o primeiro lugar

O grande destaque do Béra Hackathon foi o projeto Ping Assessor.ia, que conquistou o primeiro lugar. A equipe apresentou um módulo inteligente integrado ao SEI, sistema utilizado pela administração pública, que utiliza inteligência artificial (IA) com visão computacional e modelos de linguagem (LLM) para ler e compreender processos administrativos automaticamente.

A solução gera minutas e pareceres preliminares fundamentados, reduzindo em até 70% o tempo de triagem da Procuradoria-Geral do Município (PGM) e liberando os procuradores para análises mais estratégicas. O projeto tem ROI em 90 dias, modelo SaaS e escalabilidade imediata para outras secretarias, otimizando a gestão pública em áreas como saúde, educação e infraestrutura.

O primeiro lugar recebeu como prêmio uma viagem para conhecer o ecossistema nacional de inovação durante o South Summit Brasil 2026, que acontece em março de 2026, em Porto Alegre (RS).

O analista de sistemas e mestrando em Propriedade Intelectual e Inovação do IFRO, Bruno Pinheiro, comentou sobre o destaque da equipe. “O Ping Assessor.ia impressionou pela aplicabilidade prática e pelo uso estratégico da inteligência artificial para agilizar processos públicos. É uma solução que conversa diretamente com os desafios da administração e mostra o quanto a tecnologia pode ser aliada da eficiência e da transparência”, afirmou.
Acesse aqui o projeto do grupo vencedor.

SEGUNDO LUGAR – UBS CONECTA

Segundo lugar ficou com o projeto UBS ConectaSegundo lugar ficou com o projeto UBS Conecta

O segundo lugar ficou com o projeto UBS Conecta, uma plataforma tecnológica desenvolvida para reduzir o absenteísmo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), problema que causa prejuízos significativos ao sistema público. A solução permite o agendamento e confirmação de consultas por texto ou voz, envio de lembretes automáticos e encaixe dinâmico de pacientes na fila de espera.

Além disso, o sistema é integrado ao banco de dados do SUS, possibilitando decisões mais ágeis e redução do desperdício de recursos. Com potencial para economizar até R$ 84 mil anuais por UBS, o projeto adota um modelo B2G (Business to Government) com alta escalabilidade.

A integrante da equipe e estudante de Sistemas de Informação, Lunaluz Lima, celebrou a conquista e ressaltou o impacto social da proposta. “O UBS Conecta foi pensado para facilitar o acesso da população aos serviços de saúde. É gratificante ver uma ideia nascida da vivência cotidiana se transformar em uma solução concreta para melhorar a vida das pessoas. Ficamos felizes com o reconhecimento e com a oportunidade de contribuir para um sistema de saúde mais eficiente”, destacou.

O segundo lugar foi premiado com notebooks para os integrantes da equipe.
Confira o projeto completo.

TERCEIRO LUGAR – PORTO LIMPO

Terceiro lugar ficou com a equipe Porto LimpoTerceiro lugar ficou com a equipe Porto Limpo

Fechando o pódio, o terceiro lugar ficou com a equipe Porto Limpo, que apresentou uma solução tecnológica inovadora voltada ao monitoramento inteligente da drenagem urbana. O projeto propõe a instalação de sensores em bueiros para medir em tempo real o nível, volume e peso dos resíduos, permitindo identificar pontos críticos e atuar de forma preventiva contra alagamentos.

A solução opera em modelo SaaS (Software as a Service), com plano inicial de monitoramento de 20 bueiros críticos em 90 dias, contribuindo para uma cidade mais limpa, segura e sustentável.

O idealizador da proposta, Daniel Eggers, destacou o potencial ambiental e urbano do projeto. “O Porto Limpo nasce do desejo de transformar um problema antigo da nossa cidade em uma oportunidade de inovação. Usamos tecnologia para promover eficiência, sustentabilidade e bem-estar. Essa conquista é de toda a equipe e mostra que Porto Velho pode ser referência em soluções urbanas inteligentes”, ressaltou Eggers.
O terceiro lugar foi premiado com tablets para os integrantes.
Acesse o projeto completo.

GESTÃO EFICIENTE

Objetivo do evento foi estimular o desenvolvimento de ideias e negócios inovadoresObjetivo do evento foi estimular o desenvolvimento de ideias e negócios inovadores

O presidente da Agência de Regulação e Desenvolvimento de Porto Velho (ARDPVH), Oscar Dias de Souza Netto, enfatizou a importância de unir conhecimento e prática. “Eventos como este conectam talentos, instituições e o poder público em torno de um mesmo propósito: construir uma cidade mais moderna, inovadora e preparada para o futuro. A Prefeitura de Porto Velho tem mostrado que inovação e gestão eficiente caminham lado a lado”, afirmou.

O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, destacou o orgulho em ver a juventude protagonizando a transformação da capital. “O Béra Hackathon simboliza o novo momento de Porto Velho. Aqui, estamos unindo tecnologia, educação e empreendedorismo para encontrar soluções que melhoram a vida da nossa população. Parabéns a todos os participantes, mentores e parceiros por acreditarem no poder da inovação”, concluiu o prefeito.

Texto: Jhon Silva
Fotos: Rangel Miranda

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Comente!
Compartilhar essa notícia:
Tags: destaque
Previous Post

OPORTUNIDADES: Prefeitura de Porto Velho oferece 152 novas oportunidades de emprego pelo Sine Municipal

Next Post

Começam as inscrições para a caminhada “Passos que Florescem”

MAIS NOTÍCIAS

Geral

Governo de RO orienta sobre a Chamada Escolar e etapas da matrícula para 2026

5 de dezembro de 2025
Geral

Ações do governo de RO impulsionam eficiência de gastos públicos e serviços para o cidadão em 2025

5 de dezembro de 2025
Geral

Rondônia avança em preservação ambiental e gestão de recursos hídricos em 2025

5 de dezembro de 2025
Geral

PRESERVAÇÃO: Semagric participa de oficina sobre boas práticas no manejo das seringueiras

5 de dezembro de 2025
Next Post

Começam as inscrições para a caminhada “Passos que Florescem”

Notícias mais lidas!

  • Homem lambe a faca suja de sangue após matar jovem na zona leste de Porto Velho

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Mulher que espancou jovem na frente de criança recebe surpresa dolorosa do próprio marido

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • AGORA: Facção criminosa declara guerra contra forças de segurança em Rondônia após morte de sete integrantes

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
Hora1Rondônia

TODOS OS DIREITOS SÃO RESERVADOS AO HORA1RONDONIA© 2019 - 2025 JORNAL ELETRONICO P. B. B. R. FELIX MARKETING E COMUNICAÇÃO

NAVEGAÇÃO DO SITE

  • Geral
  • Brasil
  • Polícia
  • Política
  • Interior
  • Justiça
  • Esporte
  • Mundo
  • Concursos
  • Agrotec 2025
  • Contato

REDES SOCIAS

No Result
View All Result
  • Geral
  • Brasil
  • Polícia
  • Política
  • Interior
  • Justiça
  • Esporte
  • Mundo
  • Concursos
  • Agrotec 2025
  • Contato

TODOS OS DIREITOS SÃO RESERVADOS AO HORA1RONDONIA© 2019 - 2025 JORNAL ELETRONICO P. B. B. R. FELIX MARKETING E COMUNICAÇÃO

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a consentir a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.