Semtran realizou 13 pit-stops em cruzamentos semaforizados da cidade com mensagens da ação e panfletagemO objetivo da campanha é fortalecer a conscientização de que o trânsito precisa ser um lugar seguro. O secretário da Semtran, Iremar Torres, destacou que as campanhas educativas seguem ao longo de todo ano, com palestras, intervenções em vias públicas e atividades em escolas.
AÇÕES
No período da campanha Maio Amarelo, a Semtran realizou 13 pit-stops em cruzamentos semaforizados da cidade com mensagens da ação e panfletagem. Também foram realizadas duas blitzes, sendo uma na zona Leste e outra na zona Sul, com abordagem, uma explicação mais longa sobre Maio Amarelo e entrega de panfletos.
Quanto ao Semtran em Ação, foram eventos que aconteceram ao longo do mês, nos quais foram feitas abordagens, dicas de segurança de trânsito, atendendo a proposta da campanha, que é a redução de sinistros de trânsito em Porto Velho.
Na frente do Parque da Cidade, durante o Arraiá da Prefis, além de orientar sobre a travessia segura, foram dadas orientações sobre a questão do uso da botoeira, que é um dispositivo que a Semtran tem colocado em alguns locais com maior incidência de pedestres.
A botoeira nos semáforos funciona de forma simples: o pedestre pressiona o botão e aguarda alguns segundos para que o sistema conte o tempo necessário antes de liberar o sinal verde, indicando que é seguro atravessar. O fluxo de veículos continua normalmente até que um pedestre ative o dispositivo. O tempo de espera e o de travessia variam conforme as necessidades da via.
Botoeira é um dispositivo que a Semtran tem colocado em alguns locais com maior incidência de pedestresA agente de Trânsito da Semtran, Nathiele Martins, que coordenou as ações da campanha, ressaltou que “a recepção das pessoas foi muito boa. Além de difundir o Maio Amarelo, as ações focaram no pedestre como indivíduo mais vulnerável no trânsito, sobretudo no Sinal de Vida. Então, consideramos um saldo muito positivo de pessoas abordadas e de divulgação, porque também fizemos campanha nas redes sociais. As pessoas gostam deste tipo de ação e a maioria se sensibiliza com a causa”.
CONTINUIDADE
“Nosso maior objetivo, em relação ao Maio Amarelo, é fortalecer a conscientização de que o trânsito precisa ser um lugar seguro. Reforçamos que as campanhas educativas seguem ao longo de todo o ano, com palestras, intervenções em vias públicas e atividades em escolas. Condutores e pedestres foram orientados sobre comportamentos seguros no trânsito, como o uso do cinto de segurança, a não utilização do celular ao volante e a travessia segura”, pontuou Iremar Torres, secretário da Semtran.
Léo Moraes defende que a verdadeira mobilidade humana se constrói quando todos se sentem seguros e respeitados no trânsitoO prefeito Léo Moraes defende que a verdadeira mobilidade humana se constrói quando todos se sentem seguros e respeitados no trânsito. “Vamos fazer da responsabilidade individual uma prioridade coletiva. As ações da Semtran, durante o mês de maio, contribuíram de forma expressiva e positiva para que as mudanças possam ocorrer também na consciência de motoristas e pedestres quanto ao respeito às regras e sinalizações”, disse.
Moraes acrescentou outro ponto essencial da campanha, as atividades que a equipe da Semtran efetivamente realizou nas escolas. Para o prefeito, é essencial conscientizar as crianças sobre a importância da segurança no trânsito e como se comportar de forma segura. “Os resultados positivos das ações da Semtran demonstram um avanço inegável na conscientização sobre segurança viária. A sociedade, mobilizada em níveis inéditos, demonstra que a urgência de um trânsito mais humano e seguro ressoa em corações e mentes da população porto-velhense”.
MAIO AMARELO
Com o tema Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana, o movimento Maio Amarelo é uma campanha internacional que, mais uma vez, tem como proposta mobilizar e sensibilizar toda a sociedade para reduzir os índices de mortes e feridos no trânsito das cidades do mundo inteiro, por meio de parceria entre o poder público e a população em geral.
Texto: Humberto Oliveira
Foto: Humberto Oliveira/ Leandro Morais/ SMC
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
.jpg)