Nesta quinta-feira (25), uma ação integrada entre a Polícia Federal, o Grupo Especial de Fronteira (Gefron/MT), a Companhia de Operações Especiais da Polícia Militar do Amazonas e a Força Aérea Brasileira (FAB) resultou na apreensão de aproximadamente 400 quilos de cocaína e skunk em uma área rural próxima ao município de Urucará, no Amazonas.
De acordo com as autoridades, as equipes iniciaram a operação após receberem informações sobre o uso de uma pista de pouso clandestina como ponto de apoio para o armazenamento e transporte dos entorpecentes. Aeronaves da Defesa Aérea da FAB foram mobilizadas, enquanto as forças de segurança atuaram de forma conjunta para cumprir a ação.
Com a chegada das equipes ao local, os responsáveis pelo carregamento fugiram, deixando para trás 13 fardos da droga. Uma aeronave também foi localizada, mas, por não haver condições de remoção, acabou sendo inutilizada no próprio terreno.
As investigações continuam para identificar e capturar os envolvidos, além de buscar a prisão de lideranças criminosas, a apreensão de bens e a desarticulação das organizações ligadas ao caso.
A operação contou ainda com o apoio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Amazonas (FICCO/AM), que reúne a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Civil e a Polícia Militar em ações conjuntas contra atividades ilícitas.