Connect with us

Geral

TRATATIVAS: Sedam discute propostas para fomentar turismo de pesca esportiva em Rondônia

Hora1 Rondônia

Published

on

Em benefício do desenvolvimento pesqueiro do Estado, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) se reuniu com uma equipe da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio) para tratar sobre a pesca esportiva e o crescimento da atividade no Estado.

Porto Velho é considerada a principal área de pesca de Rondônia e uma das mais importantes da Região Amazônica, atraindo adeptos da pesca esportiva em busca das mais de 800 espécies de peixes catalogadas no rio Madeira. O turismo de pesca é uma importante atividade econômica do Estado e com a necessidade de planejamento, a fim de garantir a qualidade do ambiente.

O diretor-geral da Fecomércio, Cláudio Norio Hikague apresentou ao secretário da Sedam, Marcílio Leite, ações para melhorar as condições para o turismo de pesca, que tem sido importante para o sistema ecológico e sócio-econômico de Rondônia, sobretudo para o setor pesqueiro.

 

Equipe da Fecomércio reunida com secretário da Sedam para tratativas no setor pesqueiroO objetivo desta reunião foi à fomentação do turismo, com foco na pesca esportiva e a preservação natural, com a finalidade também de proteger o ecossistema ambiental. “A gente precisa defende a preservação do meio ambiente para que o turismo de pesca aconteça. Por este motivo procuramos a Sedam para que possamos desenvolver projetos voltados para ambas as partes, e principalmente pensando no desenvolvimento de Rondônia” explicou Cláudio Norio Hikague.

Uma das ações da Fecomércio é o Sport Fishing que tem como objetivo transformar Porto Velho na Capital Nacional da Pesca Esportiva.

O diretor-geral da Fecomércio parabenizou o governador Marcos Rocha e o gestor da Sedam, Marcílio Leite, pela abertura quanto as tratativas no setor pesqueiro e pelas ações positivas da Sedam que têm ocasionado melhorias para o Estado, e por acreditarem nas potencialidades turísticas de Rondônia, e que podem se desenvolver ainda mais com o apoio do Poder Executivo.

PESCA ESPORTIVA

Em Rondônia, a prática tem grande força também na regão do Vale do Guaporé, como: Porto Rolim, Costa Marques e ainda Guajará-Mirim. Estas regiões também disponibilizam pousadas com acomodações rústicas e confortáveis além de local para acampamento e restaurantes com comidas típicas, fomentando o turismo na região.

Para o secretário da Sedam, Marcílio Leite, este trabalho em equipe vai oportunizar ao Estado um olhar mais minucioso para as atividades voltadas ao setor de pesca esportiva, possibilitando desenvolver novos projetos e ações positivas para Rondônia.

Participaram da reunião, o secretário adjunto da Sedam, Demargli Farias, o coordenador de Proteção Ambiental, Marcos Trindade, a consultora da Fecomério Cileide Ribeiro, o presidente da Associação dos Condutores da Pesca Esportiva, Danilo Lopes, vice-presidente da associação, Edmar de Oliveira Assis e o secretário Paulo Robson Ribeiro.

 

Fonte
Texto: Jaqueline Damaceno
Fotos: Jaqueline Damaceno e Pedro Agostinho
Secom – Governo de Rondônia

Dê a sua opinião!

Geral

GREGO ORIGINAL PUB: Concorra a ingressos para a festa “tributos a Tim Maia e Queen”

Hora1 Rondônia

Published

on

Grego Original Pub apresenta, no dia 04 de dezembro, Tributos a Tim Maia e Queen, ainda terá a banda K7 com muitos sucesso nacionais. A festa será realizada pelo Batalhão de Polícia Militar Belmont, em benefício para arcar com as despesas da construção de um campo de futebol no próprio quartel.

Você não pode ficar de fora dessa festa, basta apenas mandar mensagens no WhatsApp, 69 99233-7282 e já estará concorrendo ao sorteio de dez ingressos, que acontecerá no mesmo dia do evento no período da manhã, sorteio será transmitido no Instagram do site Hora1rondonia.

Grego Original Pub desde 2011 proporcionando maravilhosas festas em seu estabelecimento localizado na Avenida Senador Álvaro Maia, bairro São Cristóvão, região central de Porto Velho, está não será diferente, então mande sua mensagem e concorra ao sorteio de ingressos para participar do evento.

Dê a sua opinião!

Continue Reading

Geral

Operação Lei Seca reforça ações em Porto Velho e Ji-Paraná e condutores de veículos são flagrados sob efeito de álcool

Hora1 Rondônia

Published

on

Agentes de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Rondônia em parceria com a Policia Militar realizaram a Operação Lei Seca na sexta-feira (26) e no sábado (27) nas cidades de Porto Velho e Ji-Paraná de forma simultânea onde foram flagrados 32 condutores de veículos sob influência alcoólica.

Em Porto Velho dos 16 condutores flagrados, seis foram autuados por crime, pois o teste do etilômetro comprovou resultado acima de 0,33 miligramas de álcool por litro de ar alveolar no organismo dos condutores e dez vão responder processo administrativo por estarem com teor alcoólico abaixo de 0,33 miligramas de álcool por litro de ar alveolar.

Em Ji-Paraná foram flagrados seis condutores com o teste de etilômetro acima de 0,33 miligramas e dez com o teor alcóolico abaixo de 0,33 miligramas. A equipe que trabalhou na regional de Ji-Paraná também realizou a ação “Duas Rodas, Uma só Vida” nos municípios de Teixeirópolis e Alvorada do Oeste, com foco exclusivo nos motociclistas que são as principais vítimas de acidentes no trânsito em Rondônia.

Fiscalização é intensificada pelo Detran para garantir maior segurança

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O diretor técnico de Fiscalização e Ações de Trânsito (Dtfat) e coordenador da Operação Lei Seca no Estado, Welton Roney Nunes Ribeiro, ressalta que depois que a Lei Seca foi criada no Brasil, o número de sinistros de trânsito diminuiu consideravelmente.

Dados estatísticos do Anuário do Detran Rondônia comprovam que essa redução, mas a quantidade de mortes causadas por acidentes de trânsito aumentou.

O coordenador de Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest), do Detran Rondônia, Iremar Torres Lima, afirma que o excesso de velocidade e embriaguez ao volante são os principais fatores que contribuem para os acidentes de trânsito graves e consequentemente para o aumento dos índices de mortes no trânsito no Estado.

Welton Ribeiro explica que o problema é que as pessoas sob efeito alcoólico acham que estão com os reflexos e reações normais; essa falsa sensação de bem estar e leveza é causada pelo álcool que leva ao excesso de confiança e a pessoa perde a noção do perigo e o resultado é sempre desastroso, ocasionando graves acidentes com mortes ou deixando pessoas sequeladas por um longo período ou para a vida toda.

“O Detran Rondônia tem feito um trabalho forte de educação, mas infelizmente têm aqueles condutores que insistem em não respeitar a legislação de trânsito. Ingerir bebida alcoólica e dirigir é uma delas, quem bebe e dirige comete crime”, disse Welton Ribeiro.

OPERAÇÃO LEI SECA

A Lei Seca foi criada no Brasil em 1988 e está inserida em um grupo de 32 países que tem tolerância zero para quem ingere álcool e dirige, a prioridade é salvar vidas no trânsito.

 

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Eleni Caetano
Secom – Governo de Rondônia

Dê a sua opinião!

Continue Reading

Geral

Chef Gourmet inaugura neste sábado (27) em Porto Velho

Hora1 Rondônia

Published

on

Neste sábado (27), a Escola de Gastronomia Chef Gourmet inaugura a primeira unidade do estado de Rondônia, na capital Porto Velho. Com cursos nas áreas de gastronomia, gestão e turismo, a escola busca desenvolver e formar profissionais capacitados, além de atender aqueles que têm a Gastronomia como hobby. O empreendimento ficará em um prédio térreo com uma área de quase 1.000 m² e uma infraestrutura completa.

Para a proprietária da unidade, Aline Cândido do Nascimento, as expectativas são as melhores possíveis. “Toda a equipe está se empenhando muito para que a escola e a inauguração estejam no padrão Chef Gourmet”, destaca Aline. Ela ainda conta que a receptividade do público tem sido positiva. “Diversas pessoas já nos procuraram para saber mais sobre os cursos, inclusive a Federação do Comércio para tratar sobre capacitação de profissionais e a respeito de uma possível feira gastronômica na cidade”, antecipa Aline. “Nosso objetivo é proporcionar experiências positivas para cada visitante e aluno da Chef Gourmet Porto Velho, além de contribuir para a capacitação dos profissionais da região”, complementa.

A escola tem previsão de atender mais de 450 alunos até o final de 2022. Inicialmente, oferecerá diversos cursos para atender profissionais e entusiastas da Gastronomia: Cozinha por Hobby, Chef de Cuisine, Chef Pâtisserie e Boulangerie, Panificação e Confeitaria por Hobby, Chef Boucherie, Chef Pizzaiolo, Chef de Cuisine Jr., Bartender, Sommelier Profissional, Sommelier por Hobby, Inglês Gastronômico e Gestão de Negócios. As matrículas para os cursos abrirão no dia 29 de novembro.

A Chef Gourmet Porto Velho contará com um corpo docente capacitado e formado por profissionais renomados para ensinar a gastronomia nacional e internacional, através de uma metodologia prática. Entre os professores do empreendimento está o chef Mario Barroso, que ministrará o curso de Chef de Cuisine. “A Chegada da Chef Gourmet a Porto velho é muito importante para o crescimento da Gastronomia de Rondônia”, destaca. Ele ainda explica que o público pode esperar muito conhecimento em seu curso. “Apresentarei inovações, técnicas, segurança alimentar e novidades da área de Gastronomia com muito amor e dedicação”, detalha.

Sobre a Escola de Gastronomia Chef Gourmet – Com um modelo de franquia lançado recentemente, a escola está em expansão pelo Brasil e traz como diferenciais: estrutura ampla, metodologia própria baseada em aulas práticas e professores que aliam formação acadêmica, experiências internacionais e conhecimento prático na área de gastronomia.  Mais informações pelo site: www.escolachefgourmet.com.br, Instagram www.instagram.com/chefgourmetportovelho, WhatsApp (69) 9365-9837, telefone (69) 2141-4760. A Chef Gourmet Porto Velho está localizada na Avenida Getúlio Vargas, 2308, no bairro São Cristóvão.

Dê a sua opinião!

Continue Reading

Em alta

Mais lidas