Todo o brasileiro deveria dizer muito obrigado aos profissionais da enfermagem em seu dia !

Nessa terça-feira, 11 de maio e a liderança do Governo para debater o referido Projeto de Lei que prevê um piso salarial para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, além de parteiras da rede pública e privada.

0
2106
12 de maio é comemorado o Dia Internacional da Enfermagem. A pandemia revelou mais uma vez a importância e como esses profissionais são insubstituíveis. Eles estão próximos aos pacientes dando-lhes carinho e esperança de viver. Aliás, são os únicos que acompanham o momento de chegada e partida de pacientes, fazendo parte de todo o processo de qualquer ação hospitalar.  A luta pela valorização profissional por meio da PL 2564/20 é só o começo para que o Brasil retribua o que fizeram por nós.
image.png

Atuação dos profissionais da Enfermagem durante a pandmeia numa UTI em Porto Velho/HB.

12 de maio é comemorado mundialmente o Dia do Profissional da Enfermagem. A pandemia revelou mais uma vez a importância e como esses profissionais são insubstituíveis. São eles que confortam e estão próximos aos pacientes dando-lhes carinho e esperança de viver.

Aliás, eles são os únicos que acompanham o momento de chegada e partida de pacientes, fazendo parte de todo o processo de qualquer ação hospitalar. Mais do que participar de todas as ocasiões, os enfermeiros também atuam como uma espécie de ponte entre pacientes e outros profissionais, a exemplo de médicos, fisioterapeutas e nutricionistas.

A rotina normalmente agitada de um enfermeiro ganhou um ingrediente a mais com a epidemia de covid-19. “Vivemos um momento muito tenso com a perda não só de pacientes, mas também de gente da nossa equipe”. Mas a enfermeira também fala da alegria de ver pacientes superando essa doença. “Teve um episódio muito emocionante onde colocamos uma família para ver o vídeo da paciente, que estava entubada. Ela foi melhorando e, tempos depois, conseguiu interagir com a família em uma chamada de vídeo. Ver a felicidade dessa família não tem preço”. (Depoimento de uma profissional à jornalista Victoria Bacon).

Há ainda muitos que criticam os profissionais da área, tecendo comentários como: “é enfermeiro porque não conseguiu passar em medicina”. Entretanto, a carreira vai muito além do que a medicina proporciona porque, na maioria das vezes, os enfermeiros têm que estar preparados para todos os tipos de situação, imagináveis ou não. Além disso, existe o desafio salarial. Afinal, são recorrentes as reclamações sobre a baixa remuneração dos enfermeiros.

image.png
Segundo informações do Conselho Federal da Enfermagem (COFEN), o número de profissionais da Enfermagem que morreram durante a pandemia da COVID-19 triplicou.

Por mais que a enfermagem não seja a profissão mais valorizada, é um curso que possui 270 mil estudantes e entra para o ranking como a sexta área com maior procura, conforme o Censo da Educação Superior. Na vida profissional, o enfermeiro dá assistência a qualquer doença, garantindo a aplicação do melhor tratamento.

Dessa maneira, no dia do enfermeiro, fica mais evidente a necessidade de homenagear os profissionais da saúde. Afinal, apesar de seus próprios problemas pessoais e uma realidade adversa com um vírus ainda desconhecido, continuam na linha de frente, salvando o maior número de vidas. Mesmo que isso seja sinônimo de sacrificar a própria.

Infelizmente a PL 2564/20 que traria melhores condições salariais a todos os profissionais da Enfermagem do Brasil não conseguiu reunir o número de senadores necessários nessa terça-feira, 11 de maio e a liderança do Governo para debater o referido Projeto de Lei que prevê um piso salarial para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, além de parteiras da rede pública e privada.

image.pngCréditos: Conselho Federal dos Profissionais da Enfermagem.

 

Victoria Bacon é Jornalista em Rondônia desde 2004. Atuou como Colunista, Redatora e Apresentadora nos mais conceituados e renomados sites e jornais eletrônicos de Porto Velho. 

Fanpage: @JORNALISTAVICTORIABACON

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here