STF lança catálogo em homenagem ao fotógrafo Gervásio Baptista

Ele morreu em abril do ano passado, aos 95 anos

8
169
O fotógrafo Gervásio Batista, de 95 anos, é homenageado pela Associação Baiana de Imprensa (ABI) com a Medalha do Mérito Jornalístico.

O Supremo Tribuna Federal (STF) lançou ontem (26) um catálogo em homenagem ao trabalho do fotógrafo Gervásio Baptista, conhecido como “fotógrafo dos presidentes”, que morreu em abril do ano passado, aos 95 anos.

Gervásio Baptista fez a icônica foto de Juscelino Kubitschek com a cartola na mão na inauguração de Brasília.
O fotógrafo fez a icônica foto de Juscelino Kubistchek segurando uma cartola na inauguração de Brasília por Gervásio Baptista/Arquivo Pessoal

Baptista registrou os trabalhos do Supremo por 17 anos (1999 a 2015). Ele também trabalhou como fotojornalista da Agência Brasil por cerca de três décadas, até sua aposentadoria, em 2015.

O presidente do STF, Dias Toffoli, destacou o valor histórico do trabalho do fotógrafo. “Apreciar a obra fotográfica de Gervásio, construída em oito décadas de fotojornalismo, é navegar pela história do Brasil e do mundo a partir de fragmentos eternizados pelo olhar sensível e perspicaz do homenageado”, disse o ministro no plenário da Corte.

O catálogo traz registros icônicos produzidos pelo fotógrafo no Supremo, realçando sua capacidade de captar a expressividade dos ministros durante as sessões plenárias.

 

 

Gervásio Baptista registrou momentos da Guerra do Vietnã
Gervásio Baptista registrou momentos da Guerra do Vietnã – Gervásio Baptista/Arquivo Pessoal

Edição: Valéria Aguiar

8 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here