Connect with us

Brasil

Rondônia transferirá pacientes com covid-19 para o Rio Grande do Sul

Publicado em:

on

Cinquenta pacientes com covid-19 vão ser transferidos a partir de amanhã (26) de Porto Velho para hospitais de Porto Alegre e Canoas, no Rio Grande do Sul. A informação foi confirmada pelo governador em exercício do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior,gaúcho. Em mensagem no Twitter, ele disse que atende a um pedido do Ministério da Saúde.

A medida foi uma das últimas ações de Vieira como governador em exercício antes de sair de férias e transmitir, nesta manhã, a chefia do Poder Executivo ao presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Ernani Polo. O governador Eduardo Leite está viajando e só deve reassumir o cargo na quarta-feira (27).

Segundo o governo gaúcho, 20 dos pacientes transferidos de Rondônia serão atendidos no Hospital Universitário de Canoas. Os outros 30 pacientes ficarão em Porto Alegre – 10 no Grupo Hospitalar Conceição, 10 no Hospital de Clínicas e 10 no Hospital Vila Nova. Inicialmente, eles ocuparão leitos de enfermaria, mas, em nota, o diretor do Departamento de Regulação Estadual do Rio Grande do Sul, Eduardo Elsade, garantiu que a rede de saúde está apta a atendê-los em unidades de terapia intensiva (UTIs), caso necessário.

“Temos condições de suportar um eventual aumento de demanda e não temos receio de aceitar esses pacientes, colaborando com os estados do Norte [do país], que estão em dificuldade neste momento”, afirmou Elsade, na nota divulgada pelo governo gaúcho.

Agência Brasil perguntou ao Ministério da Saúde e ao governo estadual se mais pessoas serão transferidas para outras unidades da Federação e ainda aguarda resposta.

Colapso

A transferência de pacientes para hospitais a mais de 3.600 quilômetros de distância deve-se ao colapso das unidades de saúde da capital de Rondônia, Porto Velho. Devido ao aumento do número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus, os leitos de saúde destinados aos pacientes com essa doença estão todos ocupados desde o último sábado (23).

Segundo o boletim epidemiológico que o Ministério da Saúde divulgou na tarde deste domingo (24), Rondônia tem 117.101 casos confirmados de covid-19 desde que foi confirmada a presença do novo coronavírus no país, em fevereiro de 2020. Já o número de mortes em decorrência da ação do vírus chegou ontem a 2.111.

Só na capital, três óbitos foram notificados entre a noite de sexta-feira (22) e a tarde de ontem (24) – quando, normalmente, os casos demoram mais a serem confirmados. Entre as vítimas estão o desembargador aposentado Walter Waltemberg Junior, ex-presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, e o diretor técnico da Agência de Desenvolvimento de Porto Velho, Armando Moreira Filho.

Além disso, poucas horas após a divulgação do boletim com os dados parciais do fim de semana, parentes confirmaram a morte do jornalista e apresentador de TV Marcelo Bennesby, de 53 anos. Vítima de um acidente vascular cerebral (AVC), Bennesby foi diagnosticado com a covid-19 quando já estava internado na UTI de um hospital particular. Segundo o Sistema Gurgacz de Comunicação, para o qual o jornalista trabalhava, a covid-19 agravou o quadro de saúde do apresentador.

No início da noite de sábado (23), o governador de Rondônia, Marcos Rocha, fez um apelo para que a população mantenha os cuidados de prevenção, usando máscaras, higienizando as mãos e objetos com álcool 70° ou com água e sabão e respeitando o distanciamento social.

Rocha informou que estava em contato com o Ministério da Saúde, ao qual solicitou ajuda para transferir para hospitais federais de outros estados parte dos pacientes que aguardam por uma vaga em UTI de Rondônia.

Também no sábado, o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, informou que, mesmo com a abertura de vagas nos hospitais, a capital não tinha mais leitos disponíveis para receber pacientes. “Tínhamos 18 leitos com aproximadamente cinco respiradores no início da pandemia. Agora chegamos a 70 leitos e 23 respiradores. Conseguimos essa ampliação para atender ainda mais a população e, mesmo assim, não está sendo suficiente”, disse Chaves, atribuindo o recrudescimento da doença às aglomerações durante as festas de fim de ano.

“Após as festas de fim de ano, os casos começaram a aumentar consideravelmente e chegamos ao ponto de não termos mais leitos para as pessoas doentes com a covid-19”, acrescentou o prefeito.

Vacinas

Neste domingo, o governo de Rondônia recebeu mais 13 mil doses de vacinas contra o novo coronavírus. Na terça-feira (19), o estado tinha recebido do Ministério da Saúde quase 50 mil doses do imunizante.

A primeira remessa fazia parte dos 6 milhões de doses da CoronaVac que o ministério comprou do Instituto Butantan, que as produziu em parceria com o laboratório chinês Sinovac. Já as doses entregues ontem foram produzidas na Índia, pela Universidade de Oxford e pelo laboratório AstraZeneca.

Os insumos foram redistribuídos às 52 cidades do estado e, no último dia 22, todos os municípios iniciaram a vacinação dos profissionais de saúde que atuam no atendimento a pacientes com covid-19, de indígenas aldeados e idosos com mais de 60 anos que moram em casas de repouso ou asilos.

Faça um comentário

Brasil

TRIBUNAL DO CRIME: Comando Vermelho invade casa para cobrar “dívida” e mata homem com tiros na cabeça

Publicado em:

on

Três bandidos renderam José Aparecido Martins de Souza quando ele saía para trabalhar, o colocaram dentro de um carro e deram três tiros em sua cabeça.

 

José Aparecido Martins de Souza, 43, foi assassinado por membros do Comando Vermelho, na madrugada de quinta-feira (23), quando saía de casa para trabalhar, no município de Marcelândia (710 km de Cuiabá). Três bandidos renderam José, o colocaram dentro de um carro e deram três tiros em sua cabeça.

De acordo com o boletim de ocorrência, a Polícia Militar foi acionada por volta das 4h50, com a informação de que um homem havia sido baleado e estava agonizado no meio da rua.

No local, os policiais encontraram o corpo do homem caído na calçada. Uma ambulância do hospital Maria Zélia foi acionada e constataram a morte de José.

Testemunhas relataram que estavam na casa de José, quando ele acordou para trabalhar, por volta das 4h30. Logo que o homem saiu da casa, foi rendido por três bandidos.

Os criminosos apontaram uma arma para a vítima e pediram para as testemunhas abaixarem a cabeça para não verem seus rostos. Os bandidos perguntaram a todo o momento “onde estava escondida a droga”.

Afirmavam ainda que eram membros do Comando Vermelho e estavam ali para cobrar a vítima.

Logo depois, colocaram José dentro do carro e deram uma volta na quadra. Eles deram três tiros na cabeça do homem, o deixaram jogado na calçada e fugiram do local.

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) foi acionada no local e deu início aos trabalhos de investigação.

O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para o exame de necropsia. O caso será investigado pela Polícia Civil.

 

 

FONTE: REPÓRTER MT

Faça um comentário

Continue lendo...

Brasil

FORA DE CONTROLE: Homem invade casa, atira contra ex e faz filhos reféns

Publicado em:

on

Ocorrência foi registrada na manhã desta sexta-feira (24) no bairro Jardim Industrial, em Alta Floresta, onde foram 6 horas de negociação até o acusado ser preso.

Um homem, nome não divulgado, ‘quebrou’ medida protetiva, invadiu a casa da ex-mulher, 39 anos, atirou contra a vítima e manteve os dois filhos, 2 e 12 anos, em cárcere privado sob a mira da pistola .380 na manhã desta sexta-feira (24) no bairro Jardim Industrial, em Alta Floresta (803 km da Capital).

De acordo com a ocorrência, a Delegacia de Polícia Civil foi acionada para atender o caso. Porém, quando o acusado percebeu a presença dos policiais começou a atirar e atingiu a ex, que foi liberada pele bandido, recebeu atendimento de emergência do Corpo de Bombeiros e foi encaminhada ao hospital.

Não há informações sobre o atual estado de saúde da vítima.

Ainda assim, o acusado ficou com os dois filhos no imóvel dificultando as negociações, resistindo e colocando a vida das crianças em risco, já que as usava como refém.

Ao passar de duas horas, o homem soltou o filho mais novo e continuou com o maior junto a ele, que por várias vezes alternava com a pistola aponta ora para a criança, ora para a própria cabeça afirmando que iria se matar.

Mais quatro horas de negociação, o invasor deixou o filho sozinho para ir ao banheiro. Momento em que a Força Tática conseguiu entrar na casa e resgatar o outro menino.

Ao perceber que tinha perdido os reféns e estava cercado, o bandido entregou a arma e se rendeu.

Ele foi algemado, colocado na viatura e levado para delegacia, onde foi ouvido pelo delegado de plantão, autuado em flagrante por tentativa de homicídio, cárcere privado, desobedecer à ordem judicial e colocado à disposição da Justiça.

 

FONTE: REPÓRTER MT

Faça um comentário

Continue lendo...

Brasil

Trecho da BR-319 é interditado após crateras se abrirem; veja vídeos

Publicado em:

on

Amazonas – Na manhã desta sexta-feira (24), a BR-319, rodovia que liga Manaus a Porto Velho, foi interditada após uma forte chuva causar  uma erosão, provocando o desabamento da pista. As crateras se abriram na altura do quilômetro 118 e assustou quem trafegava pela via.

No entanto, de acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a situação será logo resolvida pois a empresa que realiza manutenção da BR já está em deslocamento.

Veja vídeos:

Faça um comentário

Continue lendo...

Em alta