Hora 1 Rondonia
sexta-feira, 22 maio 2026
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
Newsletter
  • destaque
  • Porto Velho
  • GOVERNO DE RONDÔNIA
  • PREFEITURA DE PORTO VELHO
  • RONDÔNIA
  • HOMEM
  • Tiros
  • morto
Hora 1 RondoniaHora 1 Rondonia
Font ResizerAa
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
Search
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
Have an existing account? Sign In
Follow US
2018-2026 Todos os direitos reservados ao Portal de Notícias Hora1Rondônia
Início » Blog » Praça das Três Caixas d’Água guarda história, memória e identidade de Porto Velho
Geral

Praça das Três Caixas d’Água guarda história, memória e identidade de Porto Velho

Last updated: 10 de abril de 2026 5:55 pm
By
hora1rondonia
Share
3 Min Read
SHARE

Quem passa pelo centro de Porto Velho logo avista, de longe, as estruturas de ferro que atravessam gerações. As Três Caixas d’Água, conhecidas como “Três Marias”, fazem parte da rotina da cidade e também da história de quem vive aqui.

 

Três Caixas d’Água marcam um tempo em que Porto Velho se formava a partir da ferroviaTrês Caixas d’Água marcam um tempo em que Porto Velho se formava a partir da ferrovia

Vindas dos Estados Unidos entre 1910 e 1912, as estruturas foram instaladas para atender tanto a população quanto às obras da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.

 

Durante décadas, garantiram o abastecimento de água em um período de crescimento e transformação da região, permanecendo em funcionamento até meados dos anos 50. Projetadas pela empresa Chicago Bridge & Iron Works, as caixas marcam um tempo em que Porto Velho se formava a partir da ferrovia e das pessoas que chegaram para construir essa história.

More Read

Vereadora denuncia abandono de pacientes no Hospital Regional de Cacoal e cobra providências urgentes para salvar vidas
EVOLUÇÃO: o crescimento que transformou a RRSI de feira modesta à referência do agronegócio na Região Norte
Entenda como funciona a atuação dos conselhos e a fiscalização dos recursos destinados aos fundos municipais
Programa municipal de bolsas de estudo emociona ao mudar a realidade de famílias inteiras em Porto Velho

 

Símbolo

Com o passar dos anos, as Três Caixas d’Água deixaram de ser apenas estruturas de abastecimento e passaram a representar a memória da cidade. Em 1988, foram reconhecidas como patrimônio histórico e hoje ocupam lugar de destaque na identidade cultural de Porto Velho. Estão na bandeira do município e inspiram artesãos, sendo reproduzidas em peças que circulam pelas feiras e espaços turísticos. O local também desperta o interesse de visitantes e estudantes que buscam conhecer mais sobre as raízes da região.

More Read

Um ano depois, estacionamento no entorno do shopping facilita acesso e organiza trânsito
Porto Velho apresenta evolução em indicadores de qualidade de vida, mas ainda enfrenta desafios históricos
AVANÇANDO: Porto Velho apresenta evolução em indicadores de qualidade de vida, mas ainda enfrenta desafios históricos
Educação profissional apresenta exposição de robótica, cursos e palestras na 13ª Rondônia Rural Show Internacional

 

Convivência

Léo Moraes falou sobre o valor do local para a cidadeLéo Moraes falou sobre o valor do local para a cidade

Ao redor do monumento, a praça se tornou ponto de encontro para moradores e visitantes. O espaço é utilizado para passeios, atividades culturais, aulas ao ar livre e momentos de lazer. A Prefeitura de Porto Velho realiza ações contínuas de manutenção, limpeza e organização, garantindo que o ambiente permaneça acessível e agradável para a população.

 

O prefeito Léo Moraes falou sobre o valor do local para a cidade. “As Três Caixas d’Água fazem parte da nossa história e da nossa identidade. Cuidar desse espaço é respeitar o passado e manter viva a memória de Porto Velho. A gente quer que as pessoas ocupem a praça, que convivam e se reconheçam nesse lugar.”

 

More Read

Rondônia conquista eficiência no monitoramento da fronteira amazônica com tecnologia e tropa especializada
Profissionais de saúde e estudantes participam de vivência sobre atendimento às mulheres vítimas de violência
Governo de RO amplia prazo de pagamento do ICMS para empresas participantes da Rondônia Rural Show 2026
Nova iniciativa fortalece participação popular no futuro da cidade

O secretário executivo de Turismo, Aleks Palitot, também comentou sobre a importância do espaço. “É um ponto que chama a atenção de quem chega e também de quem vive aqui. As Três Marias ajudam a contar a história da cidade e aproximam as pessoas da cultura local, além de fortalecer o turismo.”

 

No final da tarde, a praça se transforma em um convite à contemplação: basta sentar em um dos bancos e apreciar o pôr do sol. A Praça das Três Caixas d’Água fica localizada na Avenida Carlos Gomes, esquina com a Avenida Rogério Weber.

 

Texto: Jhon Silva
Fotos: Hellon Luiz

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

TAGGED:destaquePREFEITURA DE PORTO VELHO
Share This Article
Whatsapp Whatsapp Telegram Email Copy Link Print
Previous Article URGENTE: Comerciante CAC tem arma roubada durante assalto na zona Leste da capital
Next Article Prefeitura de Porto Velho abre credenciamento para adesão ao Programa Empresa Amiga da Inclusão
Nenhum comentário Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Hora 1 Rondônia
Mais lidas
  • BOMBA: Homem invade motel e encontra a esposa com um ‘galã de novela’ na suíte presidencial; veja vídeo

    23 de abril de 2026921 views
  • “Vou ligar pro meu pai”: filho chega mais cedo da escola e flagra mãe com amante debaixo da cama; veja vídeo

    16 de março de 2026300 views
  • URGENTE: Adolescente de 13 anos realiza ataque a tiros e mata dois professores em escola no Acre

    5 de maio de 2026239 views
  • BOMBA: Mulher estoura ‘cativeiro’ e fica chocada ao descobrir quem é amante do marido; Veja vídeo

    24 de março de 2026215 views
  • O PAU COMEU: Amigas ‘talaricas’ são pegas de surpresa por esposas e acabam na lama; veja vídeo

    9 de abril de 2026206 views
Related News
Geral

Dia Mundial das Abelhas terá ação de conscientização ambiental para estudantes

Geral

Mais de 800 nomes já foram enviados para batizar mascote de Porto Velho

Geral

Projeto incentiva envelhecimento ativo com esporte e convivência social

Geral

Servidores dos Cras recebem capacitação sobre sistema da Carteira da Pessoa com Deficiência

Geral

Prefeitura apoia transformação do centro de Porto Velho em grande circuito de esporte, cultura e saúde

  • Quick Links:
  • destaque
  • Geral
  • Porto Velho
  • Polícia
  • Brasil
  • GOVERNO DE RONDÔNIA
  • Política
  • Interior
  • PREFEITURA DE PORTO VELHO
  • RONDÔNIA
  • HOMEM
  • Tiros
  • morto
  • acidente
  • PRESO
Hora 1 Rondonia
"Hora1Rondônia é um portal de notícias que se destaca pela cobertura ágil e direta dos principais acontecimentos locais e nacionais. Com mais de 8 anos de atuação, tornou-se referência em jornalismo popular e informativo, com foco em temas que impactam diretamente a vida dos rondonienses. Razão Social: Félix Relvas Comunicação e Publicidade LTDA, Localizada na Avenida Algodoeiro 5080, Bairro Cohab, Cep: (76807890), Porto Velho/RO, Contato via WhatsApp (69) 99987-7898, Email: jornalhora1rondonia@gmail.com, Editor Chefe Jornalista Cleidson Silva DRT: 1085
Quick Links
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
  • Contact Us
  • Advertise with US
  • Privacy Policy
  • Submit a Tip

© 2018-2026 https://hora1rondonia.com.br/ Todos os direitos reservados – CNPJ: 34.109.000/0001-46