Hora 1 Rondonia
domingo, 18 out 2026
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
  • Eleições 2026
Newsletter
  • destaque
  • Porto Velho
  • ELEIÇÃO 2026
  • GOVERNO DE RONDÔNIA
  • RONDÔNIA
  • PREFEITURA DE PORTO VELHO
  • HOMEM
  • morto
Hora 1 RondoniaHora 1 Rondonia
Font ResizerAa
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
  • Eleições 2026
Search
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
  • Eleições 2026
Have an existing account? Sign In
Follow US
2018-2026 Todos os direitos reservados ao Portal de Notícias Hora1Rondônia
Início » Blog » PCC e CV: EUA rebate Itamaraty e chama de “absurdo” uso da força contra o Brasil
Brasil

PCC e CV: EUA rebate Itamaraty e chama de “absurdo” uso da força contra o Brasil

Last updated: 7 de julho de 2026 10:05 pm
By
hora1rondonia
Share
6 Min Read
SHARE

O Departamento de Estado dos Estados Unidos classificou como “absurdo” o temor manifestado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, de que Washington possa utilizar força militar em território brasileiro após a classificação do Primeiro Comando da Capital (PCC) e do Comando Vermelho (CV) como organizações terroristas.

Contents
  • Documento do Itamaraty
  • Decisão dos EUA
  • Primeiras sanções
Ad imageAd image

Em resposta exclusiva ao Metrópoles, a diplomacia norte-americana criticou a hipótese e afirmou que as medidas adotadas têm como objetivo combater grupos criminosos que atuam em território norte-americano. “Esse comentário é absurdo. Os Estados Unidos estão tomando medidas decisivas, no âmbito de suas próprias competências soberanas, para combater os narcoterroristas. Essas gangues brasileiras agora atuam nos Estados Unidos, e vamos defender nosso povo contra elas”, afirmaram.

Ad imageAd image

Em resposta ao Metrópoles, o Departamento de Estado afastou qualquer possibilidade de que a designação tenha como objetivo justificar uma intervenção no Brasil. A pasta sustentou que a política estadunidense está voltada ao combate de organizações criminosas que passaram a atuar em território dos Estados Unidos e afirmou que

“alegações vagas” de intervenções militares podem “ajudar e incentivar” grupos terroristas. “Alegações vagas de intervenção costumam servir de pretexto para ajudar e incentivar alguns dos grupos mais violentos do mundo”, disseram.

Ad imageAd image

Documento do Itamaraty

A manifestação responde às declarações contidas em um documento assinado por Mauro Vieira e encaminhado pelo Ministério das Relações Exteriores à Câmara dos Deputados.

More Read

BARBARIDADE: Pais de bebê morto a facadas têm prisão preventiva decretada pela Justiça
Motorista de aplicativo é encontrada morta com sinais de violência em área de mata após desaparecer durante trabalho
O que conferir antes de contratar um empréstimo pessoal?
Enem 2026: Prazo para a escolha da língua estrangeira vai até 18 de outubro

No texto, o chanceler afirma que a decisão unilateral dos Estados Unidos de enquadrar o PCC e o CV como organizações terroristas poderia abrir margem para ações extraterritoriais contra instituições brasileiras, inclusive com o “risco de uso da força militar dos EUA contra o território nacional”.

Segundo Vieira, a classificação também pode servir de base para medidas administrativas e judiciais de caráter unilateral contra pessoas físicas, empresas e organizações brasileiras, ainda que não possuam vínculos diretos com os Estados Unidos ou tenham apenas ligações indiretas com as facções.

“A referida classificação unilateral poderia ser invocada como justificativa para ações extraterritoriais sobre instituições brasileiras, em particular no âmbito financeiro, migratório e penal. Há, ademais, o risco de uso da força militar dos EUA contra o território nacional“, diz o chanceler.

More Read

Moraes e Gilmar mandam quatro sinais em 48h ao bolsonarismo
Nunes Marques avalia julgar soltura de Bolsonaro após 2º turno das eleições
IMAGENS FORTE: Após discussão com ex-marido, mulher tem mão decepada por facão; veja vídeo
Ameaça a embaixada e falso alerta de bomba no STF levam EUA e Austrália a fecharem embaixadas e consulados no Brasil; vídeo

O ministro argumenta que a legislação antiterrorismo norte-americana permite ampla discricionariedade na adoção dessas medidas, o que, em sua avaliação, poderia gerar consequências para cidadãos brasileiros nos campos financeiro, migratório e penal, além de produzir impactos sobre a soberania nacional.

O documento ressalta, contudo, que o governo brasileiro não recebeu comunicação formal de Washington sobre a classificação das facções. De acordo com o chanceler, trata-se de um “ato unilateral” dos Estados Unidos que não exige manifestação oficial do Brasil, embora o Itamaraty tenha reiterado sua oposição à medida.

Decisão dos EUA

  • O governo dos Estados Unidos anunciou, no fim de maio, a decisão de classificar o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV) como Organizações Terroristas Estrangeiras (FTOs, na sigla em inglês).
  • A medida, oficializada em 5 de junho pelo governo do presidente Donald Trump, integra a estratégia de Washington de ampliar o combate ao crime organizado transnacional e endurecer sanções contra grupos ligados ao narcotráfico.
  • Segundo o Departamento de Estado, as facções representam uma ameaça à segurança nacional, à política externa e à economia dos Estados Unidos por sua atuação além das fronteiras brasileiras.

Primeiras sanções

A manifestação ocorre dias após o governo do presidente Donald Trump intensificar sua política de combate às facções brasileiras. Além de enquadrar o PCC e o Comando Vermelho como Organizações Terroristas Estrangeiras (FTOs), Washington anunciou as primeiras sanções contra dois brasileiros, três empresas sediadas no Brasil e uma companhia em Portugal, acusados de integrar uma rede de lavagem de dinheiro ligada ao PCC.

 

As medidas também passaram a prever punições para cidadãos, residentes permanentes e empresas norte-americanas que mantenham relações financeiras ou prestem apoio material às organizações. De acordo com o governo dos EUA, a estrutura teria movimentado mais de US$ 30 milhões provenientes do tráfico internacional de drogas e de outras atividades ilícitas.

Entre os sancionados estão Victor Henrique de Oliveira Shimada, apontado como elo entre integrantes do PCC na Flórida e traficantes internacionais, e Stella Stefanie Nunes Henrique de Oliveira, descrita como responsável pelo recolhimento de dinheiro em espécie e pelo apoio logístico à organização criminosa.

More Read

MISTÉRIO: Crânio humano é encontrado por populares na beira de rio no Amazonas
VEJA: Bebê de 1 ano e meio foge de creche e caminha sozinho até trabalho da mãe em SC
Governo Federal mantém subsídio de R$ 2,12 ao diesel até o dia seguinte ao 2º turno
Fim das bets acende alerta nos clubes e governo marca reunião para discutir rombo no futebol

Também foram alvo das sanções as empresas Victory Trading Intermediação de Negócios Cobranças e Tecnologia Ltda., Pixwave Soluções de Pagamentos Ltda., Wave Construções Inteligentes Ltda. e a portuguesa Avenidas Flutuantes Unipessoal Lda.

Com a decisão, todos os bens e interesses dos sancionados sujeitos à jurisdição dos Estados Unidos foram bloqueados. Além disso, cidadãos, empresas e instituições financeiras norte-americanas passaram a estar proibidos de realizar qualquer transação com os alvos das medidas. 

 

 

Fonte: Metrópoles 

TAGGED:CVEUANARCOTRÁFICOPCC
Share This Article
Whatsapp Whatsapp Telegram Email Copy Link Print
Previous Article Prouni: inscrições para o 2º semestre começam nesta terça (7)
Next Article Senado aprova criação do “Pix Pensão”, que vai à sanção presidencial
Nenhum comentário Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Hora 1 Rondônia
Mais lidas
  • BOMBA: Homem invade motel e encontra a esposa com um ‘galã de novela’ na suíte presidencial; veja vídeo

    23 de abril de 20261.010 views
  • FINAL DAS BUSCAS: Após dias de angústia, corpo de “Gordinho da Revoada” é encontrado e Polícia intensifica investigação sobre execução

    1 de junho de 2026537 views
  • “Vou ligar pro meu pai”: filho chega mais cedo da escola e flagra mãe com amante debaixo da cama; veja vídeo

    16 de março de 2026320 views
  • ENTREGO MINHA VIDA A DEUS: Vídeo enviado à família indica execução de motorista de App desaparecido na fronteira entre Brasil e Bolívia

    31 de maio de 2026259 views
  • URGENTE: Adolescente de 13 anos realiza ataque a tiros e mata dois professores em escola no Acre

    5 de maio de 2026252 views
Related News
Brasil

Motorista de carreta morre após engavetamento trágico

Brasil

TRAGÉDIA: Casal de empresários morre em batida entre Amarok e carreta na BR-163

Brasil

“Sou seu irmão, pra vida toda”: mensagens revelam proximidade comprometedora entre Davi Alcolumbre e Daniel Vorcaro

Brasil

VEJA: jovem é brutalmente assassinada e jogada no ramal Bom Sossego na capital

Brasil

Governo anuncia Desenrola 3.0 e espera desconto de 90% em dívidas

  • Quick Links:
  • destaque
  • Geral
  • Porto Velho
  • Polícia
  • Brasil
  • Eleições 2026
  • ELEIÇÃO 2026
  • GOVERNO DE RONDÔNIA
  • Política
  • Interior
  • RONDÔNIA
  • PREFEITURA DE PORTO VELHO
  • HOMEM
  • morto
  • Tiros
Hora 1 Rondonia
"Hora1Rondônia é um portal de notícias que se destaca pela cobertura ágil e direta dos principais acontecimentos locais e nacionais. Com mais de 8 anos de atuação, tornou-se referência em jornalismo popular e informativo, com foco em temas que impactam diretamente a vida dos rondonienses. Razão Social: Félix Relvas Comunicação e Publicidade LTDA, Localizada na Avenida Algodoeiro 5080, Bairro Cohab, Cep: (76807890), Porto Velho/RO, Contato via WhatsApp (69) 99987-7898, Email: jornalhora1rondonia@gmail.com, Editor Chefe Jornalista Cleidson Silva DRT: 1085
Quick Links
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
  • Eleições 2026
  • Contact Us
  • Advertise with US
  • Privacy Policy
  • Submit a Tip

© 2018-2026 https://hora1rondonia.com.br/ Todos os direitos reservados – CNPJ: 34.109.000/0001-46