• Latest
  • Trending

Mãe atípica enaltece lei que beneficia crianças PCDs e neurodivergentes

18 de outubro de 2025

TRAGÉDIA: Criança de 4 anos morre após ser atacada por cão da raça pitbull

13 de novembro de 2025

Nova 364 celebra formatura de quase 400 colaboradores e marca o início de uma nova fase da BR-364

13 de novembro de 2025

Deputada Cristiane Lopes Convoca Audiência Pública Para Apurar Abusos na Desintrusão da Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau

13 de novembro de 2025

INGRATA: Mulher é presa em flagrante após agredir a própria mãe na zona Sul de Porto Velho

13 de novembro de 2025

Empréstimo Bolsa Família: Quem recebe benefício pode pedir empréstimo de até R$ 6.000,00

13 de novembro de 2025

Porto Velho estreia na COP30 com protagonismo e garante mais de R$ 40 milhões em investimentos sustentáveis

13 de novembro de 2025

Porto Velho concorre ao Prêmio Anciti Awards 2025 com inovações tecnológicas

13 de novembro de 2025

Saiba como solicitar a emissão ou dispensa da Licença Ambiental em Porto Velho

13 de novembro de 2025

Equipamento transforma restos de poda em recurso sustentável em Porto Velho

13 de novembro de 2025

Transporte fluvial é disponibilizado pelo governo de RO para alunos ribeirinhos durante Enem 2025

13 de novembro de 2025

Governo de RO amplia atendimento e moderniza a Ouvidoria Geral do SUS/Sesau

13 de novembro de 2025

Governo de RO promove Feirão da Empregabilidade nesta quinta-feira, 13, com foco na inclusão de pessoas com deficiência

12 de novembro de 2025
14 de novembro de 2025
  • Login
  • Geral
  • Brasil
  • Polícia
  • Política
  • Interior
  • Justiça
  • Esporte
  • Mundo
  • Concursos
  • Duelo na Fronteira
  • Contato
No Result
View All Result
Hora1Rondônia
No Result
View All Result

Mãe atípica enaltece lei que beneficia crianças PCDs e neurodivergentes

Família conta com cadela de suporte emocional que mudou a vida de criança autista com histórico de autolesão

by hora1rondonia
18 de outubro de 2025
in Geral
A A
0
Compartilhar essa notícia:
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) lançou uma consulta pública sobre o projeto de lei que busca garantir o direito de acesso e transporte a Pessoas com Deficiência (PcD), com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras condições de saúde que dependem de cães-guia, cães de serviço ou animais de suporte emocional. A consulta segue até o dia 23 de outubro deste ano.

 

O projeto de lei pode beneficiar pessoas como o pequeno Matheus, de 7 anos, filho único, que foi diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nível 2 e apresenta histórico de autolesão. O diagnóstico veio antes dos dois anos de idade, segundo sua mãe, Suzane Lima. Movida pelo amor e pela esperança, a família se uniu para buscar alternativas que proporcionassem uma melhor qualidade de vida para Matheus.

“Naquele momento, enfrentamos grandes desafios. Ele não verbalizava e demonstrava grande sensibilidade sensorial, com dificuldades em relação a sons, o que dificultava sua saída de casa e a realização de várias atividades. Embora a pandemia tenha limitado as saídas, ele já apresentava as primeiras crises. Procuramos, então, o neurologista e o pediatra, relatando as principais características que ele apresentava naquele período. A partir disso, iniciamos intervenções para investigação de autismo, culminando no diagnóstico”, recorda a mãe.

Após muitas pesquisas, Su zane decidiu adotar a Lua, uma cadela da raça labrador para suporte emocional da criançaApós muitas pesquisas, Su zane decidiu adotar a Lua, uma cadela da raça labrador para suporte emocional da criança

A partir do diagnóstico, um dos principais desafios da família foi a busca por uma resposta. Matheus vivenciava uma situação de grande desconforto, com choro frequente e dificuldades diversas, especialmente por não conseguir se comunicar verbalmente, o que era extremamente prejudicial aos seus primeiros momentos de vida. “O laudo de autismo, inevitavelmente, trouxe consigo certo sofrimento, mas também representou uma resposta e a busca por possibilidades de uma qualidade de vida melhor para ele”, relatou Suzane.

CÃO DE SUPORTE EMOCIONAL

Matheus passou a contar com uma equipe multidisciplinar que o acompanha integralmente. Apesar desse suporte profissional, os pais dele não conseguiam resolver (principalmente) questões relacionadas às crises, que eram intensas e prejudicavam a qualidade de vida dele e, consequentemente, de toda a família. Foi então que Suzane, após muitas pesquisas, decidiu adotar a Lua, uma cadela da raça labrador para suporte emocional da criança.

“Eu havia visto reportagens sobre como cães de suporte emocional poderiam trazer conforto, segurança e estabilidade em situações específicas. Considerando que temos um gato, o Júnior, o qual foi o primeiro animal com quem Matheus estabeleceu uma ligação, sendo, inclusive, uma das primeiras palavras que ele pronunciou, por que não tentar um cão de suporte, já que ele tinha um gato que lhe oferecia esse apoio? Foi a melhor decisão que tomamos”, afirma.

Lua consegue identificar as crises de Matheus e imediatamente aproxima-se deleLua consegue identificar as crises de Matheus e imediatamente aproxima-se dele

De acordo com Suzane, a Lua consegue identificar as crises de Matheus e imediatamente aproxima-se dele. Com a presença dela, o menino começou a aprender a se controlar emocionalmente, pois a cadela proporciona calma e tranquilidade. Algum tempo depois, Matheus conseguiu sair de casa, frequentar praças, passear em ambientes fechados, ir a restaurantes e a Lua sempre foi bem recebida.

“Chegou um momento em que ele começou a sair sem a Lua. Ela foi um suporte fundamental por quase três anos, até que ele (Matheus) começasse a desenvolver as habilidades socioemocionais necessárias para sair sozinho”, conta.

A mãe ainda recorda dois momentos marcantes na vida do filho com a chegada da Lua. O primeiro, quando Matheus teve uma crise, a lua se aproximou para que ele a abraçasse, o que proporcionou conforto e o acalmou. O segundo momento foi a possibilidade de sair em ambientes externos com maior flexibilidade, sem a necessidade de uma rígida previsibilidade, como era necessário antes. Assim, a Lua permitiu maior espontaneidade nas atividades fora de casa.

 Lua foi escolhida quando ainda era filhote, considerando as características de seu temperamentoLua foi escolhida quando ainda era filhote, considerando as características de seu temperamento

“A presença da Lua não veio substituir nenhum tratamento, veio ampliar a nossa rede de segurança emocional”, enfatizou a mãe.

ESCOLHA E TREINAMENTO

A Lua foi escolhida quando ainda era filhote, considerando as características de seu temperamento, com o objetivo de ser uma companheira e oferecer suporte emocional ao Matheus, reconhecida pelo laudo médico da psiquiatra do menino como cão de suporte emocional. “Hoje, Matheus e Lua são inseparáveis e o vínculo entre eles representa tudo o que o suporte emocional pode significar para uma pessoa autista: segurança, previsibilidade, afeto e dignidade”, afirma a mãe com emoção.

A experiência com a Lua nos mostrou que cuidar das emoções também é cuidar da saúde. Cães de suporte emocional, quando integrados de forma responsável, transformam vidas, não apenas das pessoas autistas, mas de toda a família.

CONSULTA PÚBLICA

Animais de suporte emocional trazem essa tranquilidade, conforto necessário e qualidade de vidaAnimais de suporte emocional trazem essa tranquilidade, conforto necessário e qualidade de vida

Suzane entende que a consulta pública realizada pela Prefeitura de Porto Velho é muito importante, tendo em vista que as famílias atípicas lutam diariamente por saúde, educação inclusiva e pela efetividade das leis, além de lutarem pelos meios alternativos de suporte. “O cão guia, o cão de suporte emocional e os outros animais de suporte emocional trazem essa tranquilidade, conforto necessário e qualidade de vida, que é o que a gente busca”, comentou.

Para ela, é uma oportunidade para a população conhecer mais sobre o tema e também apresentar projetos, promover discussões e contribuir para uma legislação efetiva, que vai ser compreendida e, acima de tudo, cumprida, capaz de proporcionar segurança jurídica às famílias atípicas.

Suzane acrescenta que a “decisão de incluir a Lua na família não foi apenas um gesto de afeto, foi uma medida terapêutica e de gestão emocional. Ela se tornou um ponto de estabilidade no meio do caos sensorial, uma presença previsível e constante, que não exigia palavras. O Matheus aprendeu com a Lua o que muitas vezes o mundo não conseguia ensinar: que a calma é possível”.

 

Texto: Augusto Soares
Fotos: José Carlos

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Comente!
Compartilhar essa notícia:
Tags: destaque
Previous Post

Porto Velho adere ao Programa Nacional de Processo Eletrônico na gestão pública

Next Post

Parque da Cidade fecha para montagem do “Natal Porto Velho Luz – Cidade Encantada”

MAIS NOTÍCIAS

Geral

Nova 364 celebra formatura de quase 400 colaboradores e marca o início de uma nova fase da BR-364

13 de novembro de 2025
Geral

Porto Velho concorre ao Prêmio Anciti Awards 2025 com inovações tecnológicas

13 de novembro de 2025
Geral

Saiba como solicitar a emissão ou dispensa da Licença Ambiental em Porto Velho

13 de novembro de 2025
Geral

Equipamento transforma restos de poda em recurso sustentável em Porto Velho

13 de novembro de 2025
Next Post

Parque da Cidade fecha para montagem do “Natal Porto Velho Luz – Cidade Encantada”

Notícias mais lidas!

  • Homem lambe a faca suja de sangue após matar jovem na zona leste de Porto Velho

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Mulher que espancou jovem na frente de criança recebe surpresa dolorosa do próprio marido

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • AGORA: Facção criminosa declara guerra contra forças de segurança em Rondônia após morte de sete integrantes

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
Hora1Rondônia

TODOS OS DIREITOS SÃO RESERVADOS AO HORA1RONDONIA© 2019 - 2025 JORNAL ELETRONICO P. B. B. R. FELIX MARKETING E COMUNICAÇÃO

NAVEGAÇÃO DO SITE

  • Geral
  • Brasil
  • Polícia
  • Política
  • Interior
  • Justiça
  • Esporte
  • Mundo
  • Concursos
  • Duelo na Fronteira
  • Contato

REDES SOCIAS

No Result
View All Result
  • Geral
  • Brasil
  • Polícia
  • Política
  • Interior
  • Justiça
  • Esporte
  • Mundo
  • Concursos
  • Duelo na Fronteira
  • Contato

TODOS OS DIREITOS SÃO RESERVADOS AO HORA1RONDONIA© 2019 - 2025 JORNAL ELETRONICO P. B. B. R. FELIX MARKETING E COMUNICAÇÃO

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a consentir a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.