Hora 1 Rondonia
quarta-feira, 7 out 2026
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
  • Eleições 2026
Newsletter
  • destaque
  • Porto Velho
  • ELEIÇÃO 2026
  • GOVERNO DE RONDÔNIA
  • RONDÔNIA
  • PREFEITURA DE PORTO VELHO
  • HOMEM
  • morto
Hora 1 RondoniaHora 1 Rondonia
Font ResizerAa
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
  • Eleições 2026
Search
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
  • Eleições 2026
Have an existing account? Sign In
Follow US
2018-2026 Todos os direitos reservados ao Portal de Notícias Hora1Rondônia
Início » Blog » Jailton Delogo destaca o crescimento dos eleitores com deficiência e a eleição dos candidatos que rompem barreiras
Eleições 2026

Jailton Delogo destaca o crescimento dos eleitores com deficiência e a eleição dos candidatos que rompem barreiras

Last updated: 7 de outubro de 2026 2:28 pm
By
hora1rondonia
Share
7 Min Read
SHARE

As Eleições 2026 entram para a história como um marco de crescimento da participação política do PCD. O número de eleitores com deficiência chegou a 1.970.165 (um milhão, novecentos e setenta mil cento e sessenta e cinco), contra 1.381.348 (um milhão, trezentos e oitenta e um mil trezentos e quarenta e oito) registrados nas Eleições Gerais de 2022. Um crescimento de aproximadamente 42% em quatro anos.

Ad imageAd image

Para Jailton Delogo, o resultado demonstra que as pessoas com deficiência estão cada vez mais informadas, interessadas e engajadas, conquistando espaços concretos na democracia, na cidadania e na política. “É muito importante termos esses avanços. Quanto mais consciente for a pessoa, mais condições ela terá de decidir e de discernir quem melhor a representa”, afirma o Dr.Segundo ele, o crescimento do eleitorado com deficiência reforça também a importância de uma participação política consciente. Para Jailton, a pessoa com deficiência precisa conhecer as propostas, analisar os projetos e avaliar quais candidatos demonstram maior compromisso com a acessibilidade ” Eu entendo que a pessoa com deficiência tem que ter esse discernimento para poder avaliar quem traz os melhores projetos, quem pensa na acessibilidade e na inclusão. Somente de forma consciente podemos fazer mais por nós mesmos e pelas pessoas com deficiência,”conclui. Outro aspecto que chama a atenção nas Eleições 2026, é a conquista de 18 mandatos por candidatos com deficiência ou ligados à pauta da inclusão, conformepublicação no Diário PCD. O levantamento aponta dois senadores, nove deputados federais, seis deputados estaduais e um deputado distrital.

É importante destacar que a relação não significa que todos os 18 eleitos sejam pessoas com deficiência. O levantamento também considera pessoas que possuem atuação, trajetória ou vínculo com a defesa dos direitos das pessoas com deficiência, da acessibilidade e da inclusão.Entre os nomes trazidos pelo Diário PCD estão, no Senado Federal, Rogério Carvalho e Alessandro Vieira, por Sergipe, na Câmara dos Deputados, aparecem AmomMandel, pelo Amazonas; Izalci Lucas, pelo Distrito Federal; Duarte Júnior, pelo Maranhão; Marcos Pollon, pelo Mato Grosso do Sul; Duda Salabert e Thiago Ganem, por Minas Gerais; Rosangela Moro, pelo Paraná; AureoRibeiro, pelo Rio de Janeiro; e Juliana Cardoso, por São Paulo. Nas Assembleias Legislativas, o levantamento cita Mário César Filho, pelo Amazonas; Rodrigo Cadeirante, por Minas Gerais; Cida Ramos, pela Paraíba; ElikaTakimoto, pelo Rio de Janeiro; e Carlos Giannazi e Kaká do Autismo, por São Paulo. Já para a Câmara Legislativa do Distrito Federal, aparece Robério. A relação foi publicada pelo Diário PCD após as eleições e representa segundo o portal, uma presença significativa de pessoas com deficiência e de representantes ligados à pauta da inclusão nos espaços legislativos. Entre os nomes citados, alguns possuem uma relação especialmente direta com a causa, como Marcos Pollon, Duda Salabert, Rodrigo Cadeirante e Kaká do Autismo, entre outros.

A presença de pessoas com deficiência e de representantes que atuam pela inclusão, amplia a possibilidade de que temas como acessibilidade, direitos, políticas públicas e cidadania, permaneçam presentes no debate parlamentar.Para Delogo, mais importante do que simplesmente contabilizar os mandatos é reconhecer que a pauta da inclusão vem conquistando espaço dentro das instituições.“É válido citar essas pessoas, porque, embora nem todas sejam pessoas com deficiência, elas são agentes cruciais na mudança da representatividade e apoiam essa causa. A presença de pessoas ligadas à inclusão nos espaços de decisão ajuda a ampliar o debate sobre acessibilidade, direitos e cidadania”, complementa. Mais eleitores e mais acessibilidade, o crescimento do eleitorado PCD, ocorreu paralelamente à ampliação da estrutura de acessibilidade da Justiça Eleitoral. Em 2022, havia aproximadamente 156 mil seções eleitorais com acessibilidade. Em 2026, esse número ultrapassou 220 mil, acompanhando o crescimento da participação do eleitorado com deficiência.

Ad imageAd image

A Justiça Eleitoral também ampliou os recursos destinados a garantir maior autonomia durante a votação, incluindo teclado em Braille, sistema de áudio e recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva, entre outras ferramentas. Para o colunista, a evolução demonstra que a democracia precisa avançar junto com as necessidades da população. “As eleições de 2026 marcam um recorde histórico de participação, com quase 2 milhões de eleitores com deficiência aptos a votar. Isso mostra que essas pessoas estão cada vez mais conscientes do seu papel como cidadãs e cidadãos.”

More Read

Flávio diz que mudanças na Constituição miram STF, maioridade e tributária
Governador eleito inicia diálogo com TCE-RO para fortalecer gestão e resultados para a população
Cristiane Lopes é a deputada federal mais votada do Podemos e garante reeleição
HISTÓRICO: Marcos Rogério vence o Governo de Rondônia no primeiro turno com mais votos que todos os adversários juntos

O crescimento do eleitorado, a ampliação das seções acessíveis e a conquista de espaços políticos por pessoas com deficiência e por representantes ligados à pauta da inclusão apontam para uma participação cada vez maior desse segmento na vida pública brasileira. Para JailtonDelogo, o caminho passa necessariamente pela informação e pela consciência. “Quanto mais informada e consciente estiver a pessoa com deficiência, maior será sua capacidade de participar, escolher e cobrar. A cidadania não termina na cabine de votação. Ela continua depois da eleição, acompanhando, fiscalizando e cobrando daqueles que receberam a confiança do eleitor.” O avanço da participação política também mostra que a pessoa com deficiência não quer apenas ser lembrada nas eleições. Ela quer participar, escolher, ocupar espaços e contribuir diretamente para a construção das políticas públicas que dizem respeito à sociedade. Para o ativista, esse processo precisa continuar avançando. “Não há eleição se todos não puderem participar. Todos nós temos o direito de exercer a cidadania e o nosso direito de escolha.”

Se você quiser seguir, ou saber um pouco mais sobre o tema Pessoa com Deficiência, basta acessar o perfil por meio da busca@jailtondelogo

TAGGED:CEGOSDEFICIÊNCIAELEIÇÃO 2026VOTAÇÃO
Share This Article
Whatsapp Whatsapp Telegram Email Copy Link Print
Previous Article URGENTE: homem é rendido, algemado e fica horas sob poder de criminosos durante roubo de caminhonete
Next Article Seduc realiza terceira e última Fase Estadual do Joer 2026 com 924 estudantes em Cacoal
Nenhum comentário Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Hora 1 Rondônia
Mais lidas
  • BOMBA: Homem invade motel e encontra a esposa com um ‘galã de novela’ na suíte presidencial; veja vídeo

    23 de abril de 20261.005 views
  • FINAL DAS BUSCAS: Após dias de angústia, corpo de “Gordinho da Revoada” é encontrado e Polícia intensifica investigação sobre execução

    1 de junho de 2026537 views
  • “Vou ligar pro meu pai”: filho chega mais cedo da escola e flagra mãe com amante debaixo da cama; veja vídeo

    16 de março de 2026319 views
  • ENTREGO MINHA VIDA A DEUS: Vídeo enviado à família indica execução de motorista de App desaparecido na fronteira entre Brasil e Bolívia

    31 de maio de 2026259 views
  • URGENTE: Adolescente de 13 anos realiza ataque a tiros e mata dois professores em escola no Acre

    5 de maio de 2026251 views
Related News
Eleições 2026

Maurício Carvalho é reeleito deputado federal por Rondônia

Eleições 2026

Mariana agradece aos rondonienses e reafirma amor por Rondônia

Eleições 2026

Obrigado Rondônia!: Recebo cada voto de confiança com gratidão e responsabilidade

Eleições 2026

Marcos Rogério é eleito governador de Rondônia no primeiro turno com mais de 57% dos votos

Eleições 2026

Dr. Fernando Máximos e Bruno Scheid do PL lidera apuração e pode ser os dois senadores por Rondônia

  • Quick Links:
  • destaque
  • Geral
  • Porto Velho
  • Polícia
  • Brasil
  • Eleições 2026
  • ELEIÇÃO 2026
  • GOVERNO DE RONDÔNIA
  • Política
  • Interior
  • RONDÔNIA
  • PREFEITURA DE PORTO VELHO
  • HOMEM
  • morto
  • Tiros
Hora 1 Rondonia
"Hora1Rondônia é um portal de notícias que se destaca pela cobertura ágil e direta dos principais acontecimentos locais e nacionais. Com mais de 8 anos de atuação, tornou-se referência em jornalismo popular e informativo, com foco em temas que impactam diretamente a vida dos rondonienses. Razão Social: Félix Relvas Comunicação e Publicidade LTDA, Localizada na Avenida Algodoeiro 5080, Bairro Cohab, Cep: (76807890), Porto Velho/RO, Contato via WhatsApp (69) 99987-7898, Email: jornalhora1rondonia@gmail.com, Editor Chefe Jornalista Cleidson Silva DRT: 1085
Quick Links
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
  • Eleições 2026
  • Contact Us
  • Advertise with US
  • Privacy Policy
  • Submit a Tip

© 2018-2026 https://hora1rondonia.com.br/ Todos os direitos reservados – CNPJ: 34.109.000/0001-46