Hora 1 Rondonia
domingo, 24 maio 2026
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
Newsletter
  • destaque
  • Porto Velho
  • GOVERNO DE RONDÔNIA
  • PREFEITURA DE PORTO VELHO
  • RONDÔNIA
  • HOMEM
  • Tiros
  • morto
Hora 1 RondoniaHora 1 Rondonia
Font ResizerAa
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
Search
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
Have an existing account? Sign In
Follow US
2018-2026 Todos os direitos reservados ao Portal de Notícias Hora1Rondônia
Início » Blog » Governo Lula prepara ofensiva com estados contra roubo de celulares
Política

Governo Lula prepara ofensiva com estados contra roubo de celulares

Last updated: 24 de maio de 2026 12:11 am
By
hora1rondonia
Share
6 Min Read
SHARE

Nova fase do programa Celular Seguro prevê integração com estados e medidas para ampliar devolução de aparelhos roubados

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estuda ampliar o programa Celular Seguro, lançado em 2023 para combater roubos e furtos de aparelhos no país. A nova etapa da iniciativa busca tornar mais efetivas a recuperação e a devolução dos celulares, além de reforçar a responsabilização de criminosos e de redes envolvidas na revenda de aparelhos roubados.

As mudanças vêm sendo discutidas por representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública, do Ministério das Comunicações, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e por integrantes das secretarias estaduais de Segurança Pública.

Entre os principais objetivos estão a integração de sistemas estaduais, a aceleração de investigações e a criação de mecanismos para coibir a comercialização de dispositivos roubados.

Lula mencionou as tratativas durante evento em Aracruz, no Espírito Santo, na última quinta-feira (21/5). O presidente afirmou que pretendia anunciar no último dia 14 uma nova funcionalidade, classificada por ele como “bombástica”, mas recuou diante de dúvidas sobre a operacionalização da medida.

Segundo o petista, o programa poderia enviar mensagens automáticas para aparelhos identificados como roubados, orientando os usuários a devolver os dispositivos.

“Eu, que poderia ter feito uma coisa em 10 segundos, falar com 2,5 milhões de telefones e mandar devolver, pensei: ‘Pera aí, tem muita gente que tá com esse telefone que comprou na boa-fé. Como é que eu vou fazer uma pessoa que comprou por R$ 2 mil entregar seu telefone sem receber nada?’”, disse.

Para dar suporte ao plano, o Ministério da Justiça está implementando uma Base Nacional de Celulares com Restrição (BNCR), que poderá ser integrada aos sistemas das polícias e das secretarias estaduais de segurança.

O governo começou, no último dia 13, a orientar os estados sobre como acessar a ferramenta. A base reunirá informações sobre ocorrências de roubo e furto, dados de identificação dos aparelhos e registros dos proprietários dos equipamentos subtraídos.

“A BNCR ficará disponível para consulta pelas Unidades da Federação, por meio do módulo ‘Celular Seguro’, no âmbito da Plataforma SINESP/Procedimentos Policiais Eletrônicos (PPE), bem como mediante integração com sistemas locais das polícias civis, constituindo ferramenta estratégica de apoio às atividades investigativas e operacionais”, afirma um ofício.

O debate faz parte de uma estratégia mais ampla do governo Lula para reforçar ações de combate à criminalidade, tema que deve ganhar centralidade nas eleições de 2026. No último dia 12, o presidente lançou o programa Brasil Contra o Crime Organizado, com previsão de cerca de R$ 11 bilhões em investimentos na área.

“A perspectiva para os próximos anos é transformar o programa em um grande sistema nacional de recuperação e devolução de celulares roubados ou furtados, inspirado em experiências bem-sucedidas desenvolvidas em alguns estados brasileiros”, afirma um relatório do Ministério da Justiça.

O programa Celular Seguro

  • O Celular Seguro é uma das principais apostas do Ministério da Justiça no terceiro mandato de Lula.
  • O aplicativo permite que usuários cadastrem aparelhos e números de telefone e, em casos de roubo, furto ou perda, solicitem o bloqueio do dispositivo.
  • A plataforma também oferece a possibilidade de bloquear contas bancárias vinculadas ao celular.
  • Em 2025, o Ministério da Justiça informou que mais de 3,8 milhões de usuários aderiram ao programa desde seu lançamento.
  • Apenas naquele ano, segundo a pasta, cerca de 198 mil pedidos de bloqueio de aparelhos foram registrados.
  • Com as mudanças em discussão, o governo pretende ampliar a eficácia e o alcance social do programa, abrindo caminho para uma recuperação maior de aparelhos roubados ou furtados.

A Secretaria Nacional de Segurança Pública informou, no último dia 13, aos gestores estaduais que a base ajudará a “apoiar as atividades investigativas, operacionais e de inteligência desenvolvidas pelos órgãos de segurança pública”.

Pessoas que acompanham as discussões no Ministério da Justiça afirmam que uma das metas do governo é integrar iniciativas semelhantes já adotadas por alguns estados e agilizar tanto as investigações quanto os procedimentos de devolução dos aparelhos. O governo também busca uma forma de responsabilizar comerciantes e redes envolvidas na venda de celulares roubados.

Lula afirmou que a formulação da nova funcionalidade é uma “agonia” para ele. O petista também disse que a medida não vai prejudicar pessoas que, sem saber, compraram aparelhos roubados.

“Eu estou tentando encontrar uma fórmula de apertar o botão vermelho e falar com 2,5 milhões de celulares roubados. Eu só quero prejudicar quem roubou. Eu só quero prejudicar a loja que compra e vende. Mas eu não quero prejudicar a pessoa que, inocentemente ou por necessidade, comprou”, declarou o presidente, que chegou a pedir sugestões aos participantes da agenda no município de Aracruz.

FONTE: METRÓPOLES
TAGGED:destaqueELEIÇÃO 2026LULARIO DE JANEIRO
Share This Article
Whatsapp Whatsapp Telegram Email Copy Link Print
Previous Article VEJA: Dupla armada invade mercado e faz arrastão na zona Sul de Porto Velho; ação foi filmada por câmeras
Next Article Minirreforma eleitoral aprovada na Câmara tem resistência no Senado
Nenhum comentário Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Hora 1 Rondônia
Mais lidas
  • BOMBA: Homem invade motel e encontra a esposa com um ‘galã de novela’ na suíte presidencial; veja vídeo

    23 de abril de 2026923 views
  • “Vou ligar pro meu pai”: filho chega mais cedo da escola e flagra mãe com amante debaixo da cama; veja vídeo

    16 de março de 2026300 views
  • URGENTE: Adolescente de 13 anos realiza ataque a tiros e mata dois professores em escola no Acre

    5 de maio de 2026241 views
  • BOMBA: Mulher estoura ‘cativeiro’ e fica chocada ao descobrir quem é amante do marido; Veja vídeo

    24 de março de 2026215 views
  • O PAU COMEU: Amigas ‘talaricas’ são pegas de surpresa por esposas e acabam na lama; veja vídeo

    9 de abril de 2026207 views
Related News
Interior

Vereadora denuncia abandono de pacientes no Hospital Regional de Cacoal e cobra providências urgentes para salvar vidas

Política

Alero no Agro: emenda de Jean Mendonça fortalece produtores rurais em Espigão do Oeste

Interior

EVOLUÇÃO: o crescimento que transformou a RRSI de feira modesta à referência do agronegócio na Região Norte

Geral

Entenda como funciona a atuação dos conselhos e a fiscalização dos recursos destinados aos fundos municipais

Geral

Programa municipal de bolsas de estudo emociona ao mudar a realidade de famílias inteiras em Porto Velho

  • Quick Links:
  • destaque
  • Geral
  • Porto Velho
  • Polícia
  • Brasil
  • GOVERNO DE RONDÔNIA
  • Política
  • Interior
  • PREFEITURA DE PORTO VELHO
  • RONDÔNIA
  • HOMEM
  • Tiros
  • morto
  • acidente
  • PRESO
Hora 1 Rondonia
"Hora1Rondônia é um portal de notícias que se destaca pela cobertura ágil e direta dos principais acontecimentos locais e nacionais. Com mais de 8 anos de atuação, tornou-se referência em jornalismo popular e informativo, com foco em temas que impactam diretamente a vida dos rondonienses. Razão Social: Félix Relvas Comunicação e Publicidade LTDA, Localizada na Avenida Algodoeiro 5080, Bairro Cohab, Cep: (76807890), Porto Velho/RO, Contato via WhatsApp (69) 99987-7898, Email: jornalhora1rondonia@gmail.com, Editor Chefe Jornalista Cleidson Silva DRT: 1085
Quick Links
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
  • Contact Us
  • Advertise with US
  • Privacy Policy
  • Submit a Tip

© 2018-2026 https://hora1rondonia.com.br/ Todos os direitos reservados – CNPJ: 34.109.000/0001-46