Hora 1 Rondonia
sábado, 24 out 2026
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
  • Eleições 2026
Newsletter
  • destaque
  • Porto Velho
  • ELEIÇÃO 2026
  • GOVERNO DE RONDÔNIA
  • RONDÔNIA
  • PREFEITURA DE PORTO VELHO
  • HOMEM
  • morto
Hora 1 RondoniaHora 1 Rondonia
Font ResizerAa
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
  • Eleições 2026
Search
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
  • Eleições 2026
Have an existing account? Sign In
Follow US
2018-2026 Todos os direitos reservados ao Portal de Notícias Hora1Rondônia
Início » Blog » Governo de RO lança assistente virtual “Rô” para atender população no Portal do Cidadão
Geral

Governo de RO lança assistente virtual “Rô” para atender população no Portal do Cidadão

Last updated: 10 de março de 2026 8:54 pm
By
hora1rondonia
Share
6 Min Read
SHARE

Está disponível, a partir desta terça-feira (10) no Portal do Cidadão a assistente virtual inteligente Maria Rosa, ou simplesmente “Rô”, lançada pelo governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), durante o evento institucional de tecnologia “Jornada Tech.RO”,  que reunin autoridades estaduais e municipais, gestores públicos e equipes técnicas da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). A  assistente virtual é voltada à apresentação de soluções digitais que contribuem para a modernização da gestão pública e para a melhoria dos serviços oferecidos à população. para ampliar o acesso da população a informações e serviços públicos, com respostas rápidas, inclusivas e atendimento 24 horas por dia.

Ad imageAd image

A nova ferramenta busca facilitar o atendimento ao cidadão, reduzir o tempo de espera e apoiar os serviços prestados pelo Tudo Aqui, responsável por grande parte da demanda presencial no Estado. Com a Rô, o governo amplia os canais digitais de atendimento e torna o acesso aos serviços públicos mais simples e ágil.

Ad imageAd image

A secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) de Buritis, Adriely Dorneles Ferreira, destacou a praticidade da ferramenta após testá-la durante o evento. “Achei muito interessante, porque trouxe grandes soluções e inovação. Testei a nova ferramenta no Portal do Cidadão e percebi que ela é muito prestativa e rápida para responder às perguntas”, afirmou.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a novidade representa um passo importante na modernização do atendimento público. “A tecnologia aplicada ao governo é um investimento direto na vida das pessoas. Com a Rô, garantimos um atendimento mais ágil, inclusivo e eficiente, que facilita o dia a dia do cidadão”, destacou.

Ad imageAd image

A expectativa é que, com a Maria Rosa, o governo consiga reduzir a sobrecarga nos atendimentos presenciais e telefônicos, além de oferecer um canal confiável para que a população tire dúvidas e encontre informações a qualquer hora do dia. As interações com os usuários também ajudam a melhorar continuamente os serviços digitais do estado.

More Read

Análise: Zelensky insiste que problema com Trump não é pessoal – mas ele é
Capital e sede da campanha, Brasília fica de fora dos atos de rua de Flávio
Motorista de ônibus e a esposa são presos com mais de 61 quilos de maconha, pistola e munições em Porto Velho
Avaí x Botafogo-SP: horário e onde assistir ao jogo da Série B

PERSONA INCLUSIVA

A identidade da nova assistente foi pensada para transmitir proximidade e acolhimento. O nome “Maria” foi escolhido por ser um dos mais comuns em Rondônia, representando milhares de mulheres que fazem parte da história e da construção do estado. A escolha também faz referência às Três Caixas d’Água de Porto Velho, conhecidas como Três Marias, patrimônio histórico da capital.

Além disso, o nome também traz uma inspiração histórica: Maria Rosa era o nome da avó do Marechal Cândido Rondon, personalidade que dá nome ao estado e que teve papel fundamental na integração do território brasileiro, especialmente por meio da implantação das linhas telegráficas que conectaram regiões distantes do país.

More Read

TRIBUNAL DO CRIME: Polícia prende apenado monitorado pelo crime de tortura no Morar Melhor
Sentiu dores depois do treino? Veja dicas para evitar lesões musculares
Valor de ingresso e da pipoca é a maior barreira para público ir ao cinema
Flávio visita BH e Rio antes da eleição; Lula encerra atos no Rio e em SP

A personagem é representada como uma senhora, simbolizando sabedoria, inclusão digital e a aproximação da tecnologia com a realidade da população. Para tornar a assistente ainda mais próxima do cidadão, foi adotado o apelido Rô, um nome simples, fácil de lembrar e que também faz referência direta ao estado de Rondônia.

Segundo o superintendente da Setic, Delner Freire, a iniciativa reforça o compromisso do governo com uma tecnologia mais acessível e inclusiva. “A Rô nasce para ser uma ponte entre a população e os serviços digitais, valorizando a inclusão social e mostrando que a transformação digital também é sobre pessoas”, afirmou.

A assistente virtual funciona como um canal digital de atendimento, oferecendo respostas rápidas para dúvidas frequentes e orientando o cidadão sobre diversos serviços públicos, com disponibilidade 24 horas por dia, sete dias por semana.

Nova ferramenta busca facilitar o atendimento ao cidadão, reduzir o tempo de espera e apoiar os serviços prestados pelo Tudo Aqui

TECNOLOGIA

A tecnologia que dá vida à Maria Rosa foi desenvolvida com o uso de inteligência artificial, capaz de compreender a linguagem natural das pessoas. Quando o cidadão faz uma pergunta, como sobre “novo RG” ou “segunda via da Caerd”, o sistema identifica o assunto e apresenta a orientação correta de forma clara e objetiva.

Segundo o assessor Gabriel Sérgio, um dos principais desafios do projeto foi ensinar a assistente virtual a entender as diferentes formas de escrita dos usuários, respeitando variações regionais e estilos de comunicação. Desde o início, segurança e privacidade das informações foram tratadas como prioridade.

More Read

Analistas: Flávio chega à urna com direita unida e Lula, sem ampliar frente
Das estratégias de guerra chinesas aos céus do Brasil: a fascinante jornada histórica da pipa
Eleições: filas, calor e ansiedade podem apresentar risco cardíaco? Entenda
Meta diz que “Exército do Lula” não viola políticas da empresa

O chatbot foi desenvolvido com base em inteligência artificial generativa e mecanismos de recuperação de informação, tecnologia que permite criar soluções com conhecimento específico, sob medida, integradas aos sistemas do governo e com maior autonomia tecnológica.

O aprendizado da Maria é contínuo. As interações são analisadas para identificar melhorias, novas dúvidas e ajustes necessários, garantindo a evolução constante do atendimento. Para os próximos passos, a Setic planeja ampliar as funcionalidades da assistente virtual, com integração com novos serviços do governo, como agendamentos e outros canais de atendimento digital.

Fonte
Texto: Beatriz Galvão
Fotos: Beatriz Galvão
Secom – Governo de Rondônia

TAGGED:destaqueGOVERNO DE RONDÔNIATECNOLOGIA
Share This Article
Whatsapp Whatsapp Telegram Email Copy Link Print
Previous Article INTEGRAÇÃO: Inscrições abertas para Olímpiadas Madeirão
Next Article Perseguição policial termina com suspeito atropelado por viatura em avenida de Manaus; veja vídeo
Nenhum comentário Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Hora 1 Rondônia
Mais lidas
  • BOMBA: Homem invade motel e encontra a esposa com um ‘galã de novela’ na suíte presidencial; veja vídeo

    23 de abril de 20261.015 views
  • FINAL DAS BUSCAS: Após dias de angústia, corpo de “Gordinho da Revoada” é encontrado e Polícia intensifica investigação sobre execução

    1 de junho de 2026537 views
  • “Vou ligar pro meu pai”: filho chega mais cedo da escola e flagra mãe com amante debaixo da cama; veja vídeo

    16 de março de 2026323 views
  • ENTREGO MINHA VIDA A DEUS: Vídeo enviado à família indica execução de motorista de App desaparecido na fronteira entre Brasil e Bolívia

    31 de maio de 2026261 views
  • URGENTE: Adolescente de 13 anos realiza ataque a tiros e mata dois professores em escola no Acre

    5 de maio de 2026252 views
Related News
Geral

TSE manda remover áudio falso sobre mesários do canal “Tropa do Flávio”

Geral

Nubank anuncia saída de diretor de tecnologia Eric Young

Geral

Sócios do Vasco aprovam venda de 90% da SAF a grupo de Marcos Lamacchia

Geral

Irã ameaça destruir cabos de comunicação submarinos no Golfo

Geral

Esposa de Lito Sousa define o que fará com objetos pessoais dele; saiba

  • Quick Links:
  • destaque
  • Geral
  • Porto Velho
  • Polícia
  • Brasil
  • Eleições 2026
  • Política
  • ELEIÇÃO 2026
  • GOVERNO DE RONDÔNIA
  • RONDÔNIA
  • Interior
  • PREFEITURA DE PORTO VELHO
  • HOMEM
  • morto
  • Tiros
Hora 1 Rondonia
"Hora1Rondônia é um portal de notícias que se destaca pela cobertura ágil e direta dos principais acontecimentos locais e nacionais. Com mais de 8 anos de atuação, tornou-se referência em jornalismo popular e informativo, com foco em temas que impactam diretamente a vida dos rondonienses. Razão Social: Félix Relvas Comunicação e Publicidade LTDA, Localizada na Avenida Algodoeiro 5080, Bairro Cohab, Cep: (76807890), Porto Velho/RO, Contato via WhatsApp (69) 99987-7898, Email: jornalhora1rondonia@gmail.com, Editor Chefe Jornalista Cleidson Silva DRT: 1085
Quick Links
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
  • Eleições 2026
  • Contact Us
  • Advertise with US
  • Privacy Policy
  • Submit a Tip

© 2018-2026 https://hora1rondonia.com.br/ Todos os direitos reservados – CNPJ: 34.109.000/0001-46