Conecte-se com a gente!

Polícia

GLADIADOR II: Veículo blindado vai reforçar as ações operacionais do BOP de Rondônia

Hora 1 Rondônia

Publicado em

em

Compartilhe essa notícia!

Os investimentos na área da Segurança Pública, tem sido reforçado pelo Governo de Rondônia, a exemplo das recentes viaturas adquiridas para renovar a frota segurança pública estadual. O Executivo Estadual fez mais uma aquisição que vai reforçar as ações desenvolvidas pela Polícia Militar. Trata-se do veículo blindado, denominado Gladiador II, que atenderá especificamente o policiamento operacional do Batalhão de Operações Especiais (BOPE).

O veículo tem peso em ordem de marcha de 8.200 quilos e capacidade de carga de mil quilos e pode atender as mais diversas missões. O blindado é todo composto por proteção balística nível II, ou seja, resistente a disparos de fuzil 5,56×45 mm e 7,62×51 mm FMJ. “Investir em equipamentos e veículos que venham salvaguardar a vida de nossos policiais militares é mais que uma necessidade, é um dever. Afinal, o ser humano é o nosso mais valioso patrimônio”, afirmou o titular da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), José Hélio Cysneiros Pachá.

AQUISIÇÃO

Advertisement

O processo para adquirir veículo blindado teve início em outubro de 2020, pela Gerência de Planejamento da Sesdec, que após estudos técnicos, verificou-se a possibilidade de adquirir um veículo nacional, em virtude da melhor possibilidade de manutenção e assistência técnica, até porque os veículos até então adquiridos no Brasil, eram todos importados e a maioria deles enfrentou problemas para a realização da manutenção.

Durante os estudos técnicos houve a possibilidade da aquisição do modelo Gladiador II especializada em blindados, com capacidade de transporte mínimo para oito pessoas, sinalização acústica, visual e seteiras.

Já está em Rondônia o primeiro veículo blindado adquirido para reforçar as ações da Polícia Militar – Fotos: Daniel Garcia

Para acompanhar de perto e verificar o grau de segurança, o secretário da Sesdec, realizou duas visitas técnicas à empresa, para conhecer mais sobre a viatura a fim de garantir  à vida dos policiais militares no enfrentamento a criminalidade do Estado.

As visitas também foram acompanhadas pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Luís de Freitas  Almeida, o gerente de Planejamento da Sesdec, Paulo Henrique Barbosa da Silva e o major PM Rodrigo Arrivabene.

Advertisement

O projeto foi finalizado dia 29 de outubro de 2021, sendo que adentrou em terras rondonienses no dia 29 de novembro. A partir desse momento, foi iniciado o processo de recebimento e verificação das especificações técnicas pela comissão e uma vez estando de acordo com o Termo de Referência e contrato, o veículo será recebido oficialmente pelo Estado.

Após o recebimento será aplicado o curso de manutenção preventiva e cuidados básicos fornecido pela empresa fornecedora para uma turma composta de até oito policiais militares, onde serão repassados aspectos teóricos e práticos da manutenção preventiva e cuidados básicos para o cumprimento do manual do usuário e prolongamento da vida útil da viatura.

Só a partir desse treinamento, o veículo será disponibilizado para a Polícia Militar, mais especificamente para o BOPE, para emprego operacional em todo o Estado de Rondônia.

Advertisement
Veículo comporta até oito policiais e capacidade de mil quilos – Fotos: Daniel Garcia

Via assessoria/Secom
Texto: Isabela Pereira

Faça seu comentário

Compartilhe essa notícia!

Polícia

VIOLÊNCIA SEM LIMITES: Ex presidiário é executado com vários tiros na zona sul de Porto Velho

Hora 1 Rondônia

Publicado em

em

Compartilhe essa notícia!

Um ex presidiário identificado como Anderson Rodrigues Ribeiro, 40 anos, foi executado com vários tiros no final da tarde de quarta-feira (26), em um lava jato localizado na Rua Nova Esperança, bairro Caladinho, zona sul de Porto Velho.

De acordo com informações preliminares, a vítima estava no local trabalhando como lavador quando foi surpreendido com vários tiros efetuados por um homem que estava ocupando uma motocicleta, sendo que a vítima ainda tentou correr e caiu na frente de uma casa e foi perseguido e o suspeito efetuou outros dois tiros na vítima que morreu na hora.

A Polícia Militar foi acionada para atender a ocorrência e quando chegaram se depararam com o corpo do homem e mantiveram o local isolado e solicitaram a perícia criminal junto com o rabecão para fazer os trabalhos necessários e após a finalização o corpo de Anderson foi removido para o Instituto Médico Legal.

Advertisement

Uma equipe de investigadores da Polícia civil da delegacia de homicídios, apuraram que a vítima era ex presidiário e estava sofrendo ameaças de morte por parte de traficantes por está devendo drogas. O caso segue sendo investigado e através de câmeras de segurança deve ser fundamental para identificar o assassino.

Faça seu comentário

Compartilhe essa notícia!
Continuar Lendo...

Polícia

URGENTE: Policial apaisana reage assalto, troca tiros com assaltante que foge baleado

Hora 1 Rondônia

Publicado em

em

Compartilhe essa notícia!

No início da noite desta terça-feira (25), várias guarnições da Polícia Militar, foram acionadas para atender uma ocorrência de um tiroteio que estava acontecendo na beira do rio Madeira no bairro Triângulo, em Porto Velho.

Logo os policiais chegaram e mantiveram contato com um sargento da Polícia Militar que estava de folga, qual relatou que viu quando dois suspeitos chegaram e roubaram um aparelho celular de uma pessoa e quando se aproximaram dele, anunciaram o roubo de sua motocicleta e nesse momento ele sacou sua arma e atirou contra os suspeitos, havendo uma troca de tiros, onde um um elemento teria sido baleado e mesmo ferido saiu em fuga na garupa de uma motocicleta pilotada pelo comparsa.

As viaturas da PM estão fazendo diligências pela vila Candelária, pois eles podem ter fugido pra lá e outras guarnições foram para unidades de saúde, aja em vista que o suspeito baleado pode procurar ajuda médica.

Advertisement
Faça seu comentário

Compartilhe essa notícia!
Continuar Lendo...

Polícia

Corpo de jovem é encontrado com pés e mãos amarrados e várias facadas em área de mata em Porto Velho

Hora 1 Rondônia

Publicado em

em

Compartilhe essa notícia!

Na última segunda-feira (25), uma guarnição da Polícia Militar foi acionada para atender uma denúncia que dava conta que uma pessoa havia localizado o corpo de uma pessoa dentro de uma área de mata no Ramal dos Pioneiros com Baixa Verde, zona rural do distrito de Nova Califórnia em Porto Velho.

Os policiais se deslocaram para o local, onde puderam constatar a denúncia se deparando com o cadáver de um jovem todo amarrado e embrulhado com lençóis e os membros superiores e inferiores amarrados por um fio, os militares mantiveram o local isolado e solicitaram a presença da perícia criminal junto com o rabecão (IML), para fazer os trabalhos de praxe.

Durante a perícia foi possível constatar várias perfurações pelo corpo provavelmente feito por faca e que a vítima aparentava ter entre 20 e 25 anos, e não possuía nenhum tipo de documento que pudesse ser identificado e o corpo do jovem foi removido para o Instituto Médico Legal da capital e o caso esta sendo investigado pela delegacia civil de Extrema e não descarta que o crime tenha sido praticado por membros de facção criminosa, devido os detalhes de que foram encontrado a vítima.

Advertisement
Faça seu comentário

Compartilhe essa notícia!
Continuar Lendo...
Advertisement

Em alta