Candidatos devem quitar o valor de R$ 85 para garantir a participação no exame que acontece em novembro
Os candidatos que se inscreveram no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) têm até esta segunda-feira (22) para pagar a taxa de inscrição e garantir a participação na prova.
O valor é de R$ 85 e pode ser pago por boleto, Pix, cartão de crédito e débito em conta corrente ou poupança, dependendo da instituição financeira.
Para fazer o pagamento, o estudante deve gerar a GRU Cobrança pela Página do Participante.
Neste ano, o Enem será nos dias 8 e 15 de novembro.
A taxa é obrigatória para todos os candidatos que não conseguiram a gratuidade do Enem. O benefício foi concedido a:
- Matriculados no 3ª série do ensino médio em escola pública em 2026;
- Aqueles que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escola privada e que possuam renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa;
- Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, pertencentes a famílias de baixa renda e com registro no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal);
- Participantes do programa Pé-de-Meia.


