Hora 1 Rondonia
terça-feira, 27 out 2026
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
  • Eleições 2026
Newsletter
  • destaque
  • Porto Velho
  • ELEIÇÃO 2026
  • GOVERNO DE RONDÔNIA
  • RONDÔNIA
  • PREFEITURA DE PORTO VELHO
  • HOMEM
  • morto
Hora 1 RondoniaHora 1 Rondonia
Font ResizerAa
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
  • Eleições 2026
Search
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
  • Eleições 2026
Have an existing account? Sign In
Follow US
2018-2026 Todos os direitos reservados ao Portal de Notícias Hora1Rondônia
Início » Blog » Deputado propõe plebiscito sobre separação do Sul do restante do Brasil
Geral

Deputado propõe plebiscito sobre separação do Sul do restante do Brasil

Last updated: 27 de outubro de 2026 10:51 am
By
hora1rondonia
Share
3 Min Read
SHARE

O deputado eleito por Santa Catarina Bruno Souza (PL) afirmou que pretende convocar um plebiscito para consultar a população sobre a separação da Região Sul do restante do Brasil.

Insatisfeito com o resultado das eleições presidenciais, o parlamentar questionou por que os estados do Sul, onde Flávio Bolsonaro (PL) foi o candidato mais votado, precisam ficar sujeitos a decisões de outras regiões do país.

“Se somos tão diferentes, se temos ideias, valores e princípios tão diferentes, por que precisamos ficar sujeitos a decisões de outras regiões, de uma maioria que não é do Sul? Por que precisamos nos submeter a um tipo de governo que não nos agrada?”, disse o deputado nas redes sociais.

A proposta é realizar inicialmente o plebiscito em Santa Catarina e, depois, convidar o Paraná e o Rio Grande do Sul a participar da iniciativa.

“O que nós defendemos é uma pergunta simples à população do Sul: se ainda faz sentido ficar na federação nesses moldes. E, se a resposta for não, eu proponho a criação do comitê Sul Livre para discutir com Brasília a nossa relação com a União”, afirmou.

Segundo Souza, a relação da Região Sul com o restante do país tem sido marcada pela “exploração” econômica, tributária e política ao “longo das últimas décadas”. O deputado convidou parlamentares e políticos de diferentes partidos a integrar o comitê “Sul Livre”. Ele também afirmou que moradores de outras regiões que vivem no Sul e não votaram no PT são bem-vindos à iniciativa.

“Se você é do Nordeste ou de qualquer outra região do país e veio para o Sul para trabalhar, ser honesto e não votar no PT ou nos partidos que estragaram seu estado, você é muito bem-vindo”, disse.

Na Região Sul, Flávio Bolsonaro foi o candidato mais votado. No Paraná, obteve 62,58% dos votos (4.291.444), contra 37,42% (2.566.504) do presidente reeleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em Santa Catarina, o candidato do PL recebeu 69,42% dos votos (3.220.071), enquanto Lula teve 30,58% (1.418.314).

No Rio Grande do Sul, a diferença foi menor: Flávio recebeu 57,84% dos votos (3.874.378), contra 42,16% (2.824.552) de Lula.

Apesar da vantagem de Flávio nos três estados do Sul, Lula foi reeleito para um quarto mandato com 51,74% dos votos (64.256.232), ante 48,21% (59.826.041) do adversário.

A proposta separatista enfrenta um impedimento constitucional. O Brasil adota o princípio da indissolubilidade da República, segundo o qual estados, municípios ou regiões não podem se separar unilateralmente do território nacional.

O artigo 1º da Constituição Federal estabelece que a República Federativa do Brasil, formada pela “união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui um Estado Democrático de Direito”.

 

source

Ad imageAd image
Ad imageAd image
Share This Article
Whatsapp Whatsapp Telegram Email Copy Link Print
Previous Article Falta de fé ou preconceito? O que a psicologia descobriu sobre a religiosidade de quem vive nas ruas e usa drogas
Next Article Ciclone Arnab se aproxima da Índia com chuvas e ventos fortes
Nenhum comentário Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Hora 1 Rondônia
Mais lidas
  • BOMBA: Homem invade motel e encontra a esposa com um ‘galã de novela’ na suíte presidencial; veja vídeo

    23 de abril de 20261.017 views
  • FINAL DAS BUSCAS: Após dias de angústia, corpo de “Gordinho da Revoada” é encontrado e Polícia intensifica investigação sobre execução

    1 de junho de 2026537 views
  • “Vou ligar pro meu pai”: filho chega mais cedo da escola e flagra mãe com amante debaixo da cama; veja vídeo

    16 de março de 2026323 views
  • ENTREGO MINHA VIDA A DEUS: Vídeo enviado à família indica execução de motorista de App desaparecido na fronteira entre Brasil e Bolívia

    31 de maio de 2026261 views
  • URGENTE: Adolescente de 13 anos realiza ataque a tiros e mata dois professores em escola no Acre

    5 de maio de 2026252 views
Related News
Geral

Messi recebe camisa do Palmeiras de JP Sampaio, coordenador da base

Geral

Crise no plano de saúde testa amizade entre funcionários de restaurante

Geral

Homem é preso no Paraná após neta relatar abusos recorrentes

Geral

MSD obtém reconhecimento para certificação que facilita crédito rural

Geral

Bombeiros encontram corpo de mulher levada pela chuva em SP

  • Quick Links:
  • destaque
  • Geral
  • Porto Velho
  • Brasil
  • Polícia
  • Política
  • Eleições 2026
  • ELEIÇÃO 2026
  • GOVERNO DE RONDÔNIA
  • RONDÔNIA
  • Interior
  • PREFEITURA DE PORTO VELHO
  • HOMEM
  • morto
  • Tiros
Hora 1 Rondonia
"Hora1Rondônia é um portal de notícias que se destaca pela cobertura ágil e direta dos principais acontecimentos locais e nacionais. Com mais de 8 anos de atuação, tornou-se referência em jornalismo popular e informativo, com foco em temas que impactam diretamente a vida dos rondonienses. Razão Social: Félix Relvas Comunicação e Publicidade LTDA, Localizada na Avenida Algodoeiro 5080, Bairro Cohab, Cep: (76807890), Porto Velho/RO, Contato via WhatsApp (69) 99987-7898, Email: jornalhora1rondonia@gmail.com, Editor Chefe Jornalista Cleidson Silva DRT: 1085
Quick Links
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
  • Eleições 2026
  • Contact Us
  • Advertise with US
  • Privacy Policy
  • Submit a Tip

© 2018-2026 https://hora1rondonia.com.br/ Todos os direitos reservados – CNPJ: 34.109.000/0001-46