Cremero participa de reunião com Ministro da Saúde e CFM

“É uma experiência espetacular ouvir a experiência de cada um desses Conselhos e a qualquer momento sintam-se liberados a provocar novas reuniões como essa conforme entendam necessário”, declarou o Ministro.

19
275

A 12ª Sessão Plenária Extraordinária do Conselho Federal de Medicina (CFM – Gestão 2019/2024), realizada na tarde desta quarta-feira (29 de julho) que reúne todos os Conselhos Regionais de Medicina do Brasil contou com a participação do então Ministro da Saúde, Dr. Eduardo Pazuello. O assunto em pauta foi sobre a COVID-19 e todos os representantes foram ouvidos.

Segundo Dr. Eduardo Pazuello, o Ministério em todas suas ações tem buscado ser o mais suave possível no que cabe competência aos profissionais de saúde. “Estamos aqui para somar forças e alinhar sempre a mesma comunicação, porém se em algum momento escorregarmos em alguma atitude pedimos que sejamos advertidos”, destacou o Ministro.

Os Conselhos puderam pontuar suas dificuldades durante a pandemia e ainda solicitar apoio ao Ministério quanto a necessidades particulares de cada região. “Foi uma iniciativa primorosa do Ministério da Saúde através do nosso CFM em querer ouvir todos nós. Enfrentamos uma curva ainda ascendente da Covid-19 em Rondônia, com problemáticas graves e poder apresentar isso a eles é mais uma forma de conseguir melhorias para sairmos do caos”, afirmou o Presidente do Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero), Dr. Robinson Machado.

Na oportunidade, Dr. Robinson Machado traçou o panorama da situação em Rondônia, apresentando a Macro Região I na capital e a Macro Região II no Interior, estando a II sediada em Cacoal com atendimento médico pelo Hospital Regional e HEURO em situação precária com a falta de medicamentos, insumos e recursos humanos. “A classe médica se sente abandonada e o Cremero tem atuado na tentativa de dar suporte dentro da sua competência, sabendo todos que temos limitações enquanto Conselho”, ressaltou durante a reunião.

Demais apontamentos sobre Rondônia

Entre outros assuntos relatados, o Presidente relembrou sobre o ofício encaminhado pelo órgão ao Ministério da Saúde solicitando reforços para o envio de profissionais médicos a Guajará Mirim e demais municípios da região em caráter de força tarefa devido a pressão que estão recebendo para a contratação de pessoas formadas no exterior sem a revalidação ou CRM registrado. “Pedimos mais uma vez enquanto Conselho que o Ministério da Saúde olhe com atenção para os Estados com curva ainda ascendente. Quando falamos de cuidado precoce, falamos em atenção básica efetiva e disponível para que as famílias sejam acompanhadas de forma seriada e adequada”, complementou Dr. Robinson Machado.

Com diálogo aberto pelo Ministério para o apontamento também de sugestões nas ações futuras, o Presidente do Cremero ainda sugeriu a necessidade de uma discussão ampla no campo político entre municípios e Governos Estadual e Federal nessa estrutura de combate a pandemia.

A partir de agora a Associação Médica Brasileira (AMB) e o Conselho Federal de Medicina (CFM) tem cadeira permanente no gabinete de crise da Presidência. Antes de concluir a reunião, Dr. Eduardo Pazuello garantiu que esse encontro deve se repetir e acontecer pelo menos uma vez por mês. “É uma experiência espetacular ouvir a experiência de cada um desses Conselhos e a qualquer momento sintam-se liberados a provocar novas reuniões como essa conforme entendam necessário”, declarou o Ministro.

19 COMENTÁRIOS

  1. Hi! This post couldn’t be written any better! Reading through this post reminds me of my previous room mate! He always kept talking about this. I will forward this article to him. Fairly certain he will have a good read. Thanks for sharing!

  2. I’ve been surfing online more than three hours today, yet I never found any interesting article like yours. It’s pretty worth enough for me. In my opinion, if all web owners and bloggers made good content as you did, the web will be much more useful than ever before.

  3. 552458 448568Do you have a spam problem on this website; I also am a blogger, and I was wondering your situation; many of us have developed some nice practices and we are looking to trade techniques with others, please shoot me an e-mail if interested. 507832

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here