Cinco cidades de RO voltarão a ser distrito caso congresso aprove proposta de Bolsonaro

Segundo o secretário de Fazenda do ministério da Economia, Waldery Rodrigues Junior, 1.254 cidades em todo Brasil tem o potencial de serem atingidas.

0
381

A proposta do Governo Federal que prevê a redução do número de municípios no Brasil, promovendo a incorporação de cidades com menos de 5.000 habitantes a municípios vizinhos, poderá atingir até sete municípios de Rondônia.

Atualmente cinco municípios do estado se enquadram na proposta de extinção: Teixeirópolis com 4.308 habitantes, Rio Crespo com 3.764, Castanheiras com 3.052, Primavera com 2.856 e Pimenteiras do Oeste com 2.169 habitantes.

As cidades de Cabixi e São Felipe d’Oeste que possui 5.312 e 5.172 habitantes respectivamente, também correm o risco pois é comum oscilação populacional de ano para ano.

A Proposta foi entregue ao Senado na última terça-feira, 05, pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, ele também prevê a restrição de criação de novas cidades.

Segundo o secretário de Fazenda do ministério da Economia, Waldery Rodrigues Junior, 1.254 cidades em todo Brasil tem o potencial de serem atingidas. A extinção dos municípios que tivessem dentro desses requisitos aconteceria a partir de 2026, caso a PEC do Pacto Federativo seja aprovada.