Connect with us

Olá, tudo bem? Digite o que procura!

Política

Audiência pública na Assembleia Legislativa vai debater a importância da doação de órgãos e tecidos

Objetivo é promover a conscientização sobre o ato de doar, que salva vidas.

A Assembleia Legislativa vai realizar no próximo dia 27, às 15 horas, audiência pública para debater a importância da conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos em Rondônia. O evento é uma propositura do deputado Anderson Pereira (Pros), em conjunto com o deputado Alan Queiroz (PSDB).
Nesta semana, o presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano (Republicanos), recebeu em seu gabinete a gerente interina da Central Estadual de Transplante de Rondônia, Renata Restier, junto com a coordenadora do Banco de Olhos e Tecidos, Heleni Nóbrega, e o servidor Valmir de Oliveira.
O deputado Anderson intermediou o encontro, que serviu para definir algumas ações complementares que a Casa de Leis deverá promover, além da audiência pública, como forma de chamar a atenção da sociedade para a importância da doação de órgãos, que salva vidas.
“É importante que haja essa divulgação acerca do trabalho de captação de órgãos e de tecidos e também do ato de amor que é a doação, que salva vidas. Ainda temos muitas informações desencontradas, mas temos que manter esse tema em discussão na sociedade e nas famílias”, observou Redano.
Anderson Pereira disse que uma pessoa doadora pode salvar até oito vidas. “É a família quem tem a palavra final, quem autoriza a doação de órgãos e tecidos e é importante que haja a manifestação em vida de quem pretende doar. Hoje, temos uma fila de espera de pacientes que aguardam por córneas, rim e fígado, por exemplo”, completou o deputado.
“Devemos esclarecer que para ser um potencial doador, não é necessário deixar algo por escrito. Porém, é fundamental comunicar à família o desejo de doação. Falar do assunto é um passo importante nesse processo de conscientização e de quebrar mitos e inverdades sobre a doação de órgãos e tecidos. O Brasil possui um dos mais avançados e eficientes sistemas de transplantes do mundo, mas ainda temos muito a avançar e por isso temos essas ações”, completou Renata.
Setembro Verde
A data escolhida para a audiência pública é o Dia Nacional de Doação de Órgãos, celebrado em 27 de setembro. Esse dia foi escolhido como um marco para conscientizar a sociedade sobre a importância da doação e ao mesmo tempo fazer com que as pessoas conversem com familiares e amigos sobre o assunto.
A campanha Setembro Verde, realizada ao longo do mês, tem o intuito de sensibilizar a população para a doação de órgãos e tecidos.

 

Texto: Eranildo Costa Luna

Publicidade

Foto: Thyago Lorentz

Dê a sua opinião!
Hora1 Rondônia
Publicado por:

Você pode querer ler...

Geral

O Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu, por meio de liminar, a ação de reintegração de posse nas fazendas Arco-Íris, Boi Sossego, Três irmãos I,...

Polícia

Vitor Manoel de Souza Silva, 19 anos, foi assassinato com três tiros no final da noite de quarta-feira (20), na frente de uma residência...

Brasil

Para receber o Auxílio Brasil, programa social que vai substituir o Bolsa Família, brasileiros precisarão estar inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). O registro permite ao governo...

Brasil

Manaus – Na tarde desta quinta-feira (21), supostamente dois homens foram baleados na rua 13 de Maio, bairro Colônia Oliveira Machado, zona Sul da...