Connect with us

Mundo

ASSUSTADOR: Vulcão Cumbre Vieja entra em erupção no Arquipélago das Canárias

Publicado em:

on

Erupção é a primeira na Ilha de La Palma desde outubro de 1971

Nos últimos dias, intensificaram-se os sinais de atividade sísmica nas Canárias, comunidade autônoma espanhola, que levou à retirada de animais e de 40 pessoas com problemas de mobilidade. O vulcão entrou em erupção no início da tarde, pelas 15h15 horas locais (14h15 GMT). A ilha está sob alerta amarelo.

Várias imagens mostram uma coluna de fumaça sobre uma colina, e as redes sociais encheram-se de vídeos, com um deles a captar lava.

“A erupção começou na zona de Cebeza de Vaca, em El Paso”, informou, em conta no Twitter, o governo local. As zonas mais próximas do vulcão começaram a ser evacuadas, apesar da zona onde a erupção está a ocorrer não ser habitada, confirmou o presidente das Canárias, Ángel Víctor Torres.

Os serviços de emergência estão de prevenção para a eventualidade de terem de evacuar cerca de 1 milhão de pessoas, alertaram as autoridades.

Nas 24 horas anteriores à erupção do Cumbre Vieja, um vulcão com 1.949 metros de altitude, a crise sísmica registrada ao longo da semana agravou-se, e a ilha foi sacudida por diversos abalos, o mais grave dos quais atingiu a magnitude de 3.8 às 11h16 deste domingo, hora local, a 10 quilômetros de profundidade.

Desde sábado (18),registraram-se mais de mil abalos, cinco dos quais de grau 3 ou superior, todos sentidos pela população, em sinal ineqíivoco de movimentos de magma, sucessivamente mais superficiais.

Um alerta de vigilância acrescida, de nível 2 em 4, tinha sido decretado quinta-feira (16), após a multiplicação de pequenos sismos sob o vulcão que “pode conhecer uma evolução muito rápida a curto prazo”, preveniu no dia anterior o governo regional do arquipélago em comunicado.

A lava está sendo expelida através de uma fissura na encosta do vulcão, e a atividade sísmica mantém-se, fazendo temer que a erupção possa agravar-se.

Os avisos de vulcão seguem um nível de risco, subindo do verde para o amarelo, laranja e vermelho. O atual nível amarelo implica que os residentes das zonas de risco devem ficar preparados para ser evacuados. A eles foi também solicitado que relatem aos serviços de emergência quaisquer vestígios de gases, cinzas, mudanças no nível da água ou pequenos sismos.

A erupção deste domingo é a primeira em La Palma desde outubro de 1971, quando o vulcão Teneguia expeliu lava durante três semanas. La Palma, com 85 mil habitantes, é uma das oito ilhas do Arquipélago das Canárias. No seu ponto mais próximo com a África, dista 100 quilômetros do Marrocos.

As Canárias estão a 460 quilômetros da ilha da Madeira, em Portugal, e a 1.428 quilômetros da Ilha do Sal, em Cabo Verde.

Uma semana de avisos

O Cumbre Vieja de La Palma é um dos complexos vulcânicos mais ativos das ilhas Canárias, sendo o responsável por duas das três últimas erupções nas ilhas, do Vulcão San Juan (1949) e do Teneguía (1971).

O Instituto Geográfico Nacional e o Instituto Vulcanológico das Canárias registraram, desde 11 de setembro, um importante acumulado de milhares de pequenos sismos na periferia do Cumbre Vieja, com epicentros a mais de 20 quilômetros de profundidade que, progressivamente, foram ascendendo à superfície.

Hoje de manhã, as autoridades começaram a evacuar as pessoas com problemas de mobilidade nas localidades dos municípios de El Paso, Los Llanos de Aridane, Villa de Mazo e Fuencaliente.

Desde que há registros históricos — desde a conquista das Canárias no século 15 — La Palma foi cenário de sete das 16 erupções vulcânicas ocorridas no arquipélago.

Um sismo de magnitude 3,8 foi hoje registrado à superfície. O Comitê Científico do Plano de Prevenção de Riscos de Vulcões alertou que os sismos mais fortes “poderão também causar danos nos edifícios”. “O comité dos especialistas científicos chamou ainda a atenção para a eventualidade de queda de rochas na costa sudoeste da ilha.”

Geólogos espanhóis rastrearam na última semana a formação de um “enxame de terremotos” ao redor de La Palma. Um enxame de terremotos é um agrupamento de terremotos numa área durante um curto período e pode indicar a aproximação de uma erupção.

Antes de uma erupção vulcânica dá-se um aumento gradual da atividade sísmica que pode prolongar-se por um largo período.

Lava e fumaça emergem após erupção de vulcão na Espanha
Vulcão entra em erupção na Espanha/, por Borja Suarez/Reuters/Direitos reservados

 

FONTE: Agência Brasil

Faça um comentário

Brasil

Itamaraty: governo acompanha com preocupação violência em Beirute

Publicado em:

on

O governo brasileiro informou que acompanha “com preocupação” os atos de violência ocorridos na última quinta-feira (14), na capital do Líbano, Beirute, que deixaram ao menos 6 mortos e dezenas de feridos.

“O governo brasileiro reitera seu apoio ao governo do Líbano e aos esforços de toda a sociedade libanesa para restabelecer a calma e a segurança na capital pela via do diálogo e do entendimento”, diz nota do Itamaraty divulgada ontem (15) à noite. A nota informa ainda que não há brasileiros entre os feridos.

Leia aqui a íntegra da nota do Itamaraty.

Entenda

Na quinta-feira, apoiadores do grupo xiita libanês Hezbollah foram alvos de disparos, quando seguiam para um protesto que exigia o afastamento do juiz que investiga a explosão do ano passado no porto da cidade.

De acordo com o Exército os manifestantes foram atingidos quando passavam por uma rotatória localizada em área que divide bairros cristãos e muçulmanos xiitas. Os tiros teriam partido do bairro cristão de Ain el-Remmaneh.

As tensões políticas causadas pelo inquérito sobre a explosão no Porto de Beirute aumentam, e o Hezbollah, grupo fortemente armado e apoiado pelo Irã, lidera os pedidos de afastamento do juiz Tarek Bitar, acusando-o de ser tendencioso. A explosão deixou mais de 200 mortos em agosto do ano passado.

FONTE: CM7

Faça um comentário

Continue lendo...

Mundo

VIAGEM: China enviará três astronautas a estação espacial no sábado

Publicado em:

on

Tripulação inclui primeira mulher a visitar estação em construção

A China enviará três astronautas a uma estação espacial em construção na manhã de sábado (16), incluindo a primeira mulher a visitar a instalação em que a tripulação deve permanecer durante seis meses.

Será a segunda de quatro missões tripuladas planejadas à estação, que deve ser finalizada até o fim do ano que vem.

A espaçonave Shenzhou-13 será lançada à 0h23 de sábado (horário de Pequim), disse Lin Xiqiang, porta-voz do Programa Espacial Tripulado da China.

Zhai Zhigang, de 55 anos, que integrou a primeira leva de astronautas chineses no fim dos anos 90, será o comandante da missão, informou Lin.

Zhai será acompanhado por Wang Yaping e Ye Guangfu, ambos de 41 anos. Wang será a primeira mulher astronauta a visitar a estação chinesa.

A missão conhecida como Shenzhou-13, “Embarcação Divina” em chinês, será a segunda missão espacial de Zhai e Wang e a primeira de Ye.

A China começou a construiu o que será sua primeira estação espacial permanente em abril, com o lançamento do Tianhe, o primeiro e maior de seus três módulos.

Ligeiramente maior do que um ônibus, o Tianhe será o alojamento assim que a estação espacial estiver pronta.

A tripulação de três pessoas da missão anterior Shenzhou-12 se hospedou em Tianhe durante 90 dias, entre julho e setembro.

 

 

 

FONTE: Agência Brasil

Faça um comentário

Continue lendo...

Mundo

TRAGÉDIA: Acidente aéreo mata seis pessoas carbonizadas na Bolívia

Publicado em:

on

Um acidente grave foi registrado na Bolívia com um avião modelo Cessna com matrícula de controle FAB-320 que carregava seis pessoas.

De acordo com informações da imprensa local, o avião caiu na comunidade Agua Dulce cidade de Gonzalo Moreno, em Pando, a 7 minutos de Ribeiralta. O avião pertencia a Força Aérea Boliviana e colidiu com o solo por volta das 8 horas no horário acreano.

Ainda não se sabe o motivo do acidente que matou seis pessoas carbonizadas.

As vítimas identificadas são: Carlos Romero Perez, José Aruni Chura, Henrique Mercado Bustillo e Walter Delgado Ugarte. A nave era pilotada pelo Capitão Freddy Suarez Téllez e seu copiloto, Tenente. Jhon Clinton Mariaca, também que também foram a óbito.

Com informações do Alto Acre

Faça um comentário

Continue lendo...

Em alta