Nesta quarta-feira (9) os aproximadamente 200 mil estudantes das mais 400 escolas da Rede Estadual de Ensino iniciam o ano letivo. O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizará a abertura oficial do ano letivo 2022, com solenidade que inicia às 8h30, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cora Coralina, no município de Ariquemes.
A abertura do ano letivo, acontece simultaneamente em todas as escolas da rede estadual. De acordo com o secretário de Estado da Educação, Suamy Vivecananda Lacerda, o acolhimento e formação dos profissionais da Educação da rede de ensino, já foram feitos, para auxiliar no desenvolvimento de ações e integração de toda a comunidade escolar levando em consideração a realidade atual.
As aulas nas unidades escolares vão iniciar de forma 100% presencial, respeitando as medidas de enfrentamento à covid-19, assim como em 2021, onde as aulas estavam acontecendo de forma híbrida, seguindo todos os protocolos de segurança, como o uso de álcool em gel, máscaras, aferição de temperatura e higienização constante dos ambientes e mãos. Todas as medidas foram alinhadas entre Seduc e Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa).
O secretário ressalta o trabalho do Governo de Rondônia na consolidação da qualidade do ensino nas unidades escolares do Estado. “Com determinação o Poder Executivo tem mantido a excelência no setor, onde em 2019 a Educação de Rondônia conquistou o melhor índice de desempenho do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da região Norte”.
INVESTIMENTOS NA EDUCAÇÃO
O Governo de Rondônia, nos últimos três anos, já construiu 171 salas de aula, 34 novos refeitórios, 24 novos auditórios, foram feitas 50 reformas elétricas e outras 208 reformas diversas. Um investimento de R$ 135.195.866,20 milhões.
Foram várias ações realizadas pelo Governo de Rondônia visando garantir melhor conforto e melhor qualidade de ensino.
Dentre os destaques, pode ser citada a construção da Escola Vivaldino Fernandes de Ávila, no distrito de Estrela Azul, pertencente ao município de Machadinho do Oeste, com mais de R$ 4 milhões em investimento. Vale ressaltar que antes, a escola era de contêiner e o atual governo garantiu o respeito e dignidade à população e o avanço na qualidade de ensino com a nova estrutura.
PEDAGÓGICO
O objetivo é fortalecer o atendimento aos estudantes do 1° ao 5° ano do ensino fundamental da rede estadual no início do ano de 2022.Para garantir melhores condições na Rede Estadual de Ensino, o Governo do Estado adquiriu 13.286 kits de materiais escolares, que foram entregues em todas as Coordenadorias Regionais de Educação do Estado. Os kits de materiais escolares são compostos por: lápis, cadernos, apontadores, borrachas, calculadora de bolso, caneta hidrográfica, cola branca, agenda, tesoura, material dourado e régua.
Além disso tudo, os estudantes da rede pública estadual dispõem de com novos materiais pedagógicos, plataformas digitais, como também novos laboratórios móveis e a revitalização dos Laboratórios de Informática Educacional (Lies) das escolas da Rede Estadual de Ensino.
Todas as ações do Governo de Rondônia refletem positivamente no avanço da Educação que é apontada como a 6ª melhor nota do Brasil e obtendo a maior nota da região Norte, conforme o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).