Durante a atividade, foram oferecidos diversos atendimentos gratuitos à população, incluindo atendimento médico e odontológico, vacinação, testes rápidos, consultas de enfermagem, solicitação de exames de rotina, troca de cadastro do programa Hiperdia, além da dispensação de medicamentos pela farmácia da unidade.
A ação foi conduzida pela equipe multiprofissional da UBS, envolvendo médicos, enfermeiros, técnicos, odontólogos, agentes comunitários de saúde e demais profissionais da rede municipal.
Para a coordenadora municipal de imunização da Semusa, Elizeth Gomes, a presença da vacinação na ação foi essencial para ampliar a cobertura vacinal na região. “Aproveitamos essas oportunidades para atualizar as cadernetas e reforçar a importância da vacinação em todas as faixas etárias. É mais do que uma ação de saúde: é prevenção e cuidado com a vida da comunidade”, destacou Elizeth.
O secretário municipal de saúde, Jaime Gazola, também reforçou a importância dessas iniciativas descentralizadas. “Temos atuado fortemente para garantir que os serviços cheguem onde as pessoas estão. Levar atendimento médico, exames e medicamentos para mais perto do cidadão é uma das prioridades da gestão. Essas ações fortalecem o vínculo da comunidade com a Atenção Primária”, afirmou o secretário.
Cidadãos que participaram da ação também destacaram a importância do atendimento realizado no local. Ana Paula, moradora da região, contou: “eu tive uma grande surpresa quando cheguei aqui e vi que estava tendo essa ação no sábado. Cheguei e já fui logo atendida, nem precisei marcar nada. Eu trabalho durante a semana e não tenho tempo de resolver isso nesses dias”.
Ledaiane Martins, gerente da UBS Maurício Bustani, explicou a motivação para abrir a unidade em um dia atípico. “Tem muita gente que não consegue vir na unidade durante a semana e a gente abriu no sábado para fazer essa ação, com várias demandas médicas, enfermeiros, para atender a população”.
A Semusa tem promovido diversas ações com foco na regionalização do atendimento e no fortalecimento da rede de atenção básica, como forma de melhorar o acesso da população aos serviços de saúde de forma eficiente, humanizada e contínua.
Texto: Nathalie Ventura
Foto: Semusa
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)