PF apreende 583kg de cocaína e armas de grosso calibre em fazenda de prefeito de Itaituba (PA)

Valmir Climaco é o mesmo que prometeu impedir a entrada da Funai em sua residência. Ele negou ter participação no caso

0
76

A Polícia Federal apreendeu 538 kg de cocaína no interior de uma fazenda pertencente ao prefeito de Itaituba (PA), Valmir Climaco (MDB). Foi a maior apreensão da droga feita neste ano no Pará, considerado rota para Europa e Nordeste. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

Nesse domingo (07/07/2019), agentes da Polícia Federal monitoraram um voo suspeito e chegaram à fazenda, localizado próximo às margens da rodovia Transamazônica. Cinco homens estavam transferindo a droga para uma camionete no momento do flagrante.

Dois homens foram presos e outros três conseguiram fugir. Segundo a Superintendência da Polícia Federal do Pará, além da cocaína foram apreendidos dois fuzis, uma pistola, munição e 200 gramas de maconha. Estavam no local dois aviões, um monomotor e um bimotor.

O prefeito não foi preso pela apreensão de drogas já que, segundo a PF, a investigação não estabeleceu conexão entre o entorpecente e o parlamentar.

Em entrevista ao jornal, Climaco negou relação com a droga e disse que o avião que transportava a cocaína é do empresário Edson Wander Silva, que estava comprando um dos seus três garimpos de ouro.

O prefeito disse ainda que a venda foi fechada em R$ 4 milhões e incluiu um dos aviões apreendidos. A operação de venda está toda registrada em cartório e o advogado de Climaco levantou informações sobre o comprador. “Não tinha processo, não tinha Serasa, não tinha nada”, afirmou.