Rondônia: Veja a pesquisa completa do Ibope para senador, governador e presidente da República; confira também avaliação do governo Daniel Pereira

Para presidente da República, quando Fernando Haddad é apresentado como candidato petista, Jair Bolsonaro fica na liderança da disputa pela Presidência da República, sendo mencionado por 33% do eleitorado de Rondônia.

0
341

Eleição para o governo de Rondônia começa com Expedito Junior em primeiro lugar

A primeira pesquisa de intenção de voto realizada após a oficialização das candidaturas, pelo IBOPE Inteligência em Rondônia a pedido da Rede Amazônica, entre os dias 18 e 21 de agosto, aponta Expedito Junior (PSDB) à frente com 30% das menções. Em um segundo patamar, aparece Acir Gurgacz, do PDT, citado por 15% do eleitorado, empatado tecnicamente – considerando a margem de erro da pesquisa que é de 3 pontos percentuais – com o emedebista Maurão de Carvalho com 10% das intenções de voto. Já Pimenta de Rondônia (PSOL) e Coronel Marcos Rocha (PSL) têm 4% das citações, cada um, enquanto o Coronel Charlon (PRTB) é mencionado por 3% dos rondonianos.  Por fim, Vinicius Miguel (REDE), Comendador Valclei Queiroz (PMB) e Pedro Nazareno (PSTU) possuem 2%, 1% e 1% de menções, respectivamente. Aqueles que têm intenção de votar em branco ou anular o voto são 20%, e os que não sabem ou não opinam a respeito somam 10%.

Nesta pergunta, um disco com o nome dos candidatos era apresentado aos entrevistados.

Destaques por segmentos
– 
As intenções de voto em Expedito Junior são mais expressivas entre os mais jovens (16 a 24 anos – 40%). Além disso, destaca-se entre aqueles possuem o ensino fundamental completo (37%) e entre os que têm outra religião que não a católica ou evangélica (36%). Comparativamente, é mais forte entre os homens do que entre as mulheres (33%, contra 26% das menções entre elas) e nos demais municípios (32%, ante a 24% das intenções na capital).

– Já o pedetista é mais citado entre eleitores de 25 a 34 anos (22%) e suas intenções de voto crescem conforme aumenta o grau de instrução dos rondonianos (é mencionado por 9% entre os que têm até a 4ª série do fundamental, chegando a 19% entre os que têm o ensino superior). Ademais, é citado por 20% daqueles com renda familiar de mais de 1 a 2 salários mínimos (S.M.) e por igual parcela entre os que moram na capital.

– O emedebista destaca-se entre os que têm maior renda familiar superior a 5 salários mínimos (14%).

– Os demais candidatos são citados de forma homogênea nos segmentos analisados.

Senado
O IBOPE Inteligência perguntou ainda aos eleitores em quais candidatos eles votariam para representar Rondônia no Senado Federal. Somando-se as duas menções, Confucio Moura (MDB) têm 34% das intenções de voto, a petista Fátima Cleide é citada por 25% dos eleitores e é seguida de perto Valdir Raupp, também do MDB, com 21% das citações. Em outro patamar, Marcos Rogério (DEM) e Carlos Magno (PP) aparecem com 11% e 10% das menções, respectivamente. Já o Pastor Edésio Fernandes, do PRB, obtém 7% das intenções de voto, enquanto Jesualdo Pires (PSB) e Aluízio Vidal (REDE) são citados por 6% do eleitorado, cada um. Os demais candidatos (Tito Paz e Paulo Cadillac, do PSTU; Jaime Bagattoli, do PSL; Bosco da Federal, do PPS; Fabricio Jurado, do NOVO; Ted Wilson, do PRTB; Terrinha e DR. Josenir Dettoni, do PMB) alcançam até 3%, cada. Neste contexto, os eleitores indecisos representam 27% da amostra e os que têm a intenção de votar em branco ou nulo são 36%, dos quais 15% da primeira vaga e 21% da segunda.

Nessa pergunta, um disco com o nome dos candidatos era apresentado aos entrevistados e, considerando que nesta eleição existem duas vagas para o senado, a soma dos percentuais atinge 200%, uma vez que as pessoas têm a possibilidade de escolher dois nomes.

Presidente
Neste levantamento, o IBOPE Inteligência testou dois possíveis cenários para a eleição presidencial, no primeiro deles em que Lula é apresentado como candidato pelo PT, o ex-presidente aparece empatado tecnicamente com Jair Bolsonaro, do PSL, com 29% e 28% das intenções de voto, respectivamente. Entre os eleitores de Rondônia, Ciro Gomes (PDT) e Marina Silva (REDE) apresentam 6% das citações, cada um, enquanto Geraldo Alckmin (PSDB) tem 4%. Alvaro Dias (PODE) e Cabo Daciolo (PATRI) são citados por 2% do eleitorado. Os candidatos Henrique Meirelles (MDB), João Amôedo (NOVO), Vera (PSTU) e João Goulart Filho (PPL) surgem com 1% de menções, cada. Nesta pergunta, em que um disco com o nome dos candidatos é apresentado ao entrevistado, Eymael (DC) e Guilherme Boulos (PSOL) não atingem 1% das citações. Neste momento, 12% declaram intenção de votar em branco ou anular o voto e 6% não sabem ou preferem não opinar.

Quando Fernando Haddad é apresentado como candidato petista, Jair Bolsonaro fica na liderança da disputa pela Presidência da República, sendo mencionado por 33% do eleitorado de Rondônia. Em patamar distante aparecem: Marina Silva (12%), Ciro Gomes (8%) e Geraldo Alckmin (6%). As intenções de voto dos demais candidatos atingem até 3%. Totalizam 20% aqueles que têm a intenção de votar em branco ou nulo e os que não sabem ou preferem não responder são 9%.

 

Outras informações da pesquisa

 

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa

INTENÇÃO DE VOTO EM RONDÔNIA

Margem de erro

A MARGEM DE ERRO ESTIMADA É DE 3 PONTOS PERCENTUAIS PARA MAIS OU PARA MENOS SOBRE OS RESULTADOS ENCONTRADOS NO TOTAL DA AMOSTRA.

Tema

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ELEIÇÕES

OPINIÃO PÚBLICA

Contratante

PESQUISA CONTRATADA POR RÁDIO TV DO AMAZONAS LTDA.

Período

18/08/2018 A 21/08/2018

Local

BRASIL – RO

Amostra

FORAM ENTREVISTADOS 812 VOTANTES. O NÍVEL DE CONFIANÇA UTILIZADO É DE 95%. ISSO QUER DIZER QUE HÁ UMA PROBABILIDADE DE 95% DE OS RESULTADOS RETRATAREM O ATUAL MOMENTO ELEITORAL.

Registro TRE/TSE

REGISTRADA NO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE RONDÔNIA SOB O PROTOCOLO Nº RO-03015/2018 E NO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL SOB O PROTOCOLO Nº BR-09340/2018.