Campus do IFRO em Colorado do Oeste vai realizar Feira de Troca Sementes Crioulas

O objetivo do evento é proporcionar a troca de sementes entre os produtores

0
113

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, realizará no dia 31 de agosto de 2018, a 1ª Feira de Troca de Sementes Crioulas. O evento é voltado para pequenos produtores rurais e estudantes de áreas interligadas. As atividades acontecerão na sede da unidade, localizada na BR 345, km 63, antiga RO 399, km 05, zona rural do município de Colorado do Oeste.

O evento terá início às 7h, com o credenciamento dos participantes. Às 8h ocorrerá a abertura da programação, com o Café Camponês. Os interessados em participar podem se inscrever no dia e local do evento e receberão certificado de participação. Os produtores são convidados a levar sementes crioulas de diversas espécies para compartilhar com os demais participantes.

Entre as atividades previstas estão palestras, troca de sementes entre os produtores e instituições presentes e debate com relatos de saberes e experiências desenvolvidas em agroecologia.

O objetivo do evento é proporcionar a troca de sementes entre os produtores, que poderão conhecer novas espécies, fomentar a troca de experiências exitosas, apresentar novos conhecimentos sobre agroecologia, colaborar para a formação do Banco de Sementes do IFRO e para a conservação da biodiversidade com a multiplicação desse material.

SOBRE AS SEMENTES CRIOULAS

Sementes crioulas são aquelas que não possuem intervenção genética, são naturais, tradicionais, produzidas por agricultores familiares, possuindo assim uma grande diversidade genética.